• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Morte de Saruman

Archbalt

Saruman
Gandalf é mais forte que Aragorn, Legolas, Gimli e toda a comitiva junta, e até muito mais. Saruman foi até pouco tempo superior a Gandalf e foi morto por lingua de cobra, como isso foi acontecer, já que ele era tão experiente?
Gandalf não disse que ninguem da comitiva tinha armas capazes de ferí-lo? Com Saruman não seria o mesmo?
 
Gandalf estava vestindo fána, um corpo físico mais resistente e mais "flexível" (em relação ao uso de poderes sub-criativos).
Saruman vestia um hröa (mesmo tipo de corpo que homens, elfos, hobbits e etc.) além de estar mais enfraquecido como Lukaz disse.
 
Última edição:
Archbalt disse:
Mas porque sair de isengard deixou saruman mais fraco?
Você diz, a fraqueza do hroä ou do fëa? De modos gerais, ele se tornou mais fraco porque não tinha mais a proteção da indestrutível Orthanc, que devia possuir uma grande magia acumulada. Fisicamente, salvou-o do ataque dos ents - mas não sei até que ponto o poder dentro da torre era responsável pela manutenção de seu próprio poder. :think:
 
Saruman era superior à Gandalf, mas depois, Gandalf ficou muito mais forte ou um pouco mais forte?
 
Eriadorion disse:
Você diz, a fraqueza do hroä ou do fëa? De modos gerais, ele se tornou mais fraco porque não tinha mais a proteção da indestrutível Orthanc, que devia possuir uma grande magia acumulada. Fisicamente, salvou-o do ataque dos ents - mas não sei até que ponto o poder dentro da torre era responsável pela manutenção de seu próprio poder. :think:

Mas os ents não atacaram ele porque Gandalf disse, apenas para aprisiona-lo lá e o vigia-lo. Não?


Archbalt disse:
Saruman era superior à Gandalf, mas depois, Gandalf ficou muito mais forte ou um pouco mais forte?

A questão é que Saruman havia perdido seus poderes... e Gandalf havia se tornado branco (que não siguinifica quase nada em questão de poder), e possuia o Narya que aumentava seus poderes... eu acho que é isso. Me corrijam, pois, não tenho tanta certeza.:roll:
 
.{Ascagalad}. disse:
Mas os ents não atacaram ele porque Gandalf disse, apenas para aprisiona-lo lá e o vigia-lo. Não?
Tem alguma passagem nas DT, que estou com preguiça de procurar, que diz que os ents tentaram destruir Orthanc, mas se saíram mal-sucedidos: a rocha de que era feita era indestrutível. O amigo de Barbávore (cujo nome eu também me esqueci :dente:) tentou pegar Saruman na corrida quando o mago corria para se refugiar na torre, mas não conseguiu alcançá-lo. Os ents estavam irados; não obedeceriam a essa ordem de Gandalf.
 
Seria Tronquesperto?

Narya não aumentava o poder de Gandalf. Mas Saruman havia sido expulso da ordem e seu cajado quebrado, portanto, não foi o fato de sair da torre que reduziu os poderes de Saruman. Ela era apenas uma defesa incrível (nem os ents conseguiram arranhá-la) e a única esperança de Saruman, caso permanecesse em Orthanc, era o fato de ninguém poder entrar e lhe causar qualquer mal.
 
Quando Saruman ainda estava em Orthanc, Gandalf fala que Saruman agora não tinha mais poderes exceto sua voz e sua habilidade em convencer as pessoas.

Eu acredito Saruman gastou seus poderes na formação de um exército poderoso e na criação de seu próprio anel ou anéis (que não se sabe p/ que serviu), mas isso é pura especulação.
 
No meu entendimento, é isso mesmo, Eriadorion. Lembro-me de algo no livro, após Pippin olhar no Palantír, que Saruman teria alguns problemas com os espectros após um hobbit se mostrar no Palantír e Saruman se recusar a sair de Orthanc. Enquanto ele permanecesse lá, estaria relativamente seguro.
 
As vezes realmente parece que o poder de Gandalf é maior que o de Saruman mas não todo revelado, Pippin até pergunta isso para Aragorn, diz que Saruman não conseguiria se livrar de um aperto como Gandalf fazia. Talvez toda a habilidade de Saruman estivesse apenas em sua voz em convencer os outros de que ele era poderoso. Ou isso é muito pouco para que ele chegasse a superior de Gandalf? Gandalf se recusou a ser chefe do Conselho quer dizer que as cores não influenciaram tanto assim. Me corrijam se isso for uma bobagem.
 
Não, é dito que Saruman é o mais poderoso e Gandalf é o mais sábio. Para se livrar de apertos nem sempre ter poder é fundamental, mas saber como se livrar do problema.

Saruman também pode ter dissipado muito de seu poder nas suas criações e não poderia enfrentar de igual para igual a um Gandalf com a missão ampliada e em um fána.
 
acredito q os Valar (ou ao menos Mandos e Manwë) previam (d uma certa forma), qdo mandaram Gandalf, q ele tinha realmente um poder secreto (q ele mesmo naum sabia q tinha), e q ele desempenharia um papel mto importante na luta contra Sauron... Eu vejo todos os fatos da Guerra do Anel como "testes" pro Gandalf... acredito q tambem pro saruman, mas esse falhou por completo...Saruman dissipou mto d seu poder (se é q ele conhecia essa tecnica), na construção das forjas, na "criação" de uma nova raça d orcs (se eu estiver errado me corrijan)...e, principalmente, como esta relatado no sda em inglês, na forja de seu proprio Anel de Poder...E Gandalf, qdo volta da morte, vem (acredito) como um lider, um novo lider da Ordem (designado, provavelmente, pelos Valar, ou por Eru), ja q a traição d Saruman foi descoberta...
 
Witchking disse:
na "criação" de uma nova raça d orcs (se eu estiver errado me corrijan)
Já que pedes... :)

Saruman não tinha a autoridade nem o poder de criar ou aperfeiçoar uma raça. Cuidado para não se confundir com as idéias de PJ. Os uruk-hai foram arte de Sauron, e de nenhum outro.
 
Quem é que aceitava ou bania alguem do conselho? Se alguém pode fazer isso, então Sauron não poderia também deixar Saruman mais forte?
 
acreditu q qdo Gandalf volta dpois da luta com o Balrog, ele volta, com a "permissao", ou ate mesmo a função, d expulsar saruman, e essa função, ou permissao, eh dada pelos Valar, ou por Eru (qdo Morgoth eh subjugado na Guerra da Ira, Eonwë fala q ele naum poderia julgar Sauron, seu igual -lo, certo? q so os maiores, os Valar, poderiam faze-lo). esse "eu te expulso da ordem" foi uma metafora (apenas mais uma nas obras de Tolkien), d q Saruma definitivamente havia falhado na missao dos maiar enviados a terra-media, e q Gandalf dali em diante assumiria o comando da defesa do oeste.axu q Gandalf recebe a autoridade (d algun doss Valar ou ate mesmo d Eru) d "julgar" um igual, no caso Saruman...
 
Creio que a provação pela qual Gandalf passou, quando caiu com o Balrog, tornou-o mais forte, ou os valar lhe concederam mais poder, por ter provado merecimento, ao morrer pelo bem de outros. A sua transformação em Gandalf, o Branco, provavelmente foi uma mostra disso, e de que ganhara nova autoridade.
O fato dele ter expulsado Saruman da Ordem não significa que tenha ganho autoridade para julgá-lo, apenas que provavelmente tornara-se chefe. O que não significa que sendo um simples membro da Ordem, não pudesse expulsar Saruman, uma vez que fosse mais poderoso. Não sabemos como era o esquema da Ordem. oo'
Mas a volta de Gandalf ao mundo dos vivos realmente foi uma dádiva dos valar, disso não tenho dúvidas...
Quanto ao poder de Saruman, suponho que ao ser expulso da Ordem, ele tenha perdido seus poderes. Ou a permanência na Ordem seria algo simbólico? Sinceramente, acredito que não. Ao ser expulso e ter seu cajado quebrado, ele pode ter tido seus poderes tirados. E, mesmo assim, ele ter poderes não significava que tivesse uma loja de superpoderes. Lembremos que a magia da Terra-Média era sutil...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo