1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Morte de Saruman

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Josuë, 8 Set 2003.

  1. Josuë

    Josuë Usuário

    Será que o assassinato de Saruman por Gríma era o final que Tolkien realmente queria ? Eu sei que o Saruman foi expulso do Conselho, que seu cajado foi tomado, mas ele ainda era um Maiar, claro que num mirrado corpo humano, mas teria ele perdido todos seus poderes ? Na minha modesta opinião, me parece que a morte de Saruman daquele jeito foi muito simplista, Gríma simplesmente corta o pescoço do Saruman e lá se vai ele para levar um papo com o Mandos :D . Acho que este final não foi muito bem trabalhado, provavelmente Tolkien iria alterá-lo, mas não deu tempo :( . Levando em conta que Tolkien era muito detalhista e levando em conta a existência dos Contos Inacabados, o grande mestre deve ter escrito este final para Saruman e não teve muito tempo de refazê-lo. Apesar de tudo isso ser muito hipotético, vocês não acharam a morte de Saruman muito simplista ?

    See you.
     
  2. Shagrat001

    Shagrat001 Usuário

    pelo contrario pra mim varios fatores levaram a morte de saruman
    por exemplo o odio de grima por ele q foi aumentando cada vez mais
    desde as duas torres tolkien devia estar planejando a morte de saruman
     
  3. Inexistence

    Inexistence Usuário

    Foi "o castigo" de Saruman, na minha opinião. Tudo no livro ocorreu como deveria ocorrer, e Tolkien mudaria o que nao.
     
  4. Riff

    Riff Usuário

    Uma morte medíocre para uma pessoa medíocre, que já estava decadente, acho q com esse final Tolkien quis mostrar a q ponto Saruman chegou, como ele estava decadente, a ponto de ser morto pelo seu unico serviçal "fiel" q restou-lhe, Saruman ja não tinha o q cair, estava no fundo do poço
     
  5. Skywalker

    Skywalker Great Old One

    Bah, concordo 200%!

    A morte de Saruman, pra mim, é a melhor do livro. Não só pelo fato de tudo aquilo que o Riff disse, mas pelo ventinho do oeste que vem e leva o espírito do Saruman embora...
     
  6. Ivan

    Ivan Vai passar do joelho

    Concordo com o Riff, Saruman tinha se tornado deveras pequeno.
     
  7. Prime Nazgûl

    Prime Nazgûl Usuário

    Ditto. Além disso, uma morte dessas é um bom castigo pra quem queria ser tão grandioso.
     
  8. Inexistence

    Inexistence Usuário

    isso.... Riff, :clap:
     
  9. Olwë

    Olwë Usuário

    Só um comentário xarope: tecnicamente, o Saruman não morreu. Ele apenas desencarnou.

    P.S.: Também estou positivamente impressionado com a nova fase do Riff! 8O
     
  10. Eru- o Ilúvatar

    Eru- o Ilúvatar Usuário

    Só uma consideração. A morte de Saruman não foi nada simplista até porque o Expurgo do Condado em si foi uma reviravolta inesperada numa história que se tinha por desfeixada... O que leva o servo a se revoltar contra o mestre, em um momento de total desespero, torna a morte de Saruman um evento único, inusitado e original. Tudo menos simples. E sim, concordo com o que já foi dito aqui anteriormente.
     
  11. Uruk-hai

    Uruk-hai Usuário

    Então estamos todos de acordo com o Riff... Foi o final perfeito para alguem que apostou tudo que tinha em algo que não podia ganhar...
    Quando ele não tinha mais nada, somente o grima ainda inventou de maltratá-lo...
    foi muito bem encaixada sua morte!
     
  12. Josuë

    Josuë Usuário

    Eu não estou de acordo :D . Continuo achando simplista demais a morte dele. Concordo que foi uma morte humilhante, ser morto pelo ex-conselheiro do ex-rei de Rohan não estava nos planos de Saruman. Acho que ele mesmo estava esperando ser "espetado" pelos hobbits, tanto que ele ficou de queixo caído quando após tentar matar Frodo, este o perdoa.

    Literariamente, a cena da morte dele foi simples, pois escolheram alguém que tinha motivos para matar Saruman. Gríma é espancado, xingado, maltratado de todas as maneiras por Saruman. Geralmente, os finais que causam mais frissom são aqueles em que você nem imaginava quem poderia ser o assassino. Mas novamente digo: isto é apenas meu ponto de vista, cada um tem o seu... :wink:

    Falou.
     
  13. Uruk-hai

    Uruk-hai Usuário

    Mas aí que tá! Eu penso que o fato dele ser assassinado por esse ser asqueroso e sem mais importancia ( na visão de Saruman ) torna a cena mais atraente. Saruman era uma das figuras mais poderosas da 3ª Era.... não podia ser pior para Saruman e melhor para a obra.
    Na minha opinião, o medo de Grima por Saruman nunca o levaria a matá-lo. Eu já esperava um inimigo matá-lo, como Pippin ou Sam de repente
     
  14. OOooooops....
    Tambem concordo plenamente.... e Saruman na minha opinião foi mor to por seu proprio veneno uma vez que Gríma foi induzido a matá-lo pela voz do próprio mago... Aquilo fez com que Gríma perdesse qualquer racionalidade...
     
  15. Metz

    Metz ...

    eu não acho que foi uma morte mal pensada, pois ela foi um jeito de matar grima e sarumam ao mesmo tempo :?

    Ele não simplesmente caiu e morreu :
    "Para o assombro dos circunstantes, ao redor do corpo de saruman, formou-se uma nevoa cinzenta que, subindo lentamente a uma grande altura qual a fumaça de uma fogueira, pairou sobre a colina como um vulto palido e amortalhado. Por um momento vacilou. olhando para o oeste; mas do oeste veio um vento frio, e o vulto se curvou, e com um suspiro dissolveu-se em nada" pág 1080.
     
  16. Erunámo Lótuion

    Erunámo Lótuion Lost inside blank infinity...

    exatamente, foi uma morte tao mediocre para alguem q sonhava em ser grande..o Professor deixou uma mensagem pra quem pensa em subir na vida passando por cima dos outros.
     
  17. Erunno

    Erunno Usuário

    Concordo em parte c/ o Riff...
    Não acho q ser morto por Gríma foi o fundo do poço p/ Saruman.

    Agora, isso sim é o fundo do poço p/ aquele q foi o mais poderoso Istar da terceira era...
    P/ alguém c/ o orgulho de Saruman, receber o perdão de um "simples" hobbit é mto mais humilhante q ser morto por um "servo fiel"...
    Acho q após o perdão de Frodo, Saruman já estava "morto", pois já tinha seu espírito mto enfraquecido, e acredito q é aí q reside a gde lição do Mestre q o The Heir disse.
    O Gríma foi só o ponto final da história.
     
  18. LHRagone

    LHRagone Usuário

    Saruman poderia ter o mesmo destino de Gandalf e ressuscitar ???
     
  19. Swanhild

    Swanhild Usuário

    Não, porque Gandalf não "ressuscitou" simplesmente. Ele precisou de uma ajudazinha poderosa para fazer aquilo (de Eru, pra ser exata).
     
  20. Eru- o Ilúvatar

    Eru- o Ilúvatar Usuário

    :obiggraz: :wink:
     

Compartilhar