1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)
  1. Allcarintür

    Allcarintür Usuário

    Boa tarde pessoal, sou novo por aqui, e estou no meio de uma duvida, preciso ajudar um amigo num trabalho de literatura e preciso da seguinte informação: Qual o real motivo em que a Arwen estava morrendo, com a força de Sauron crescendo?
     
  2. Grimnir

    Grimnir Usuário

    Eu fiz uma busca nos livros e não achei nenhuma referência clara sobre essa história. Sinceramente eu acho que foi uma liberdade de Peter Jackson. Além disso, e eu posso estar falando uma grande besteira, eu não entendo de forma literal a ideia de que Arwen deixou de ser imortal por escolher ficar na Terra-Média. Acho que a ideia é que a partir do momento que ela desiste de para as Terras Imortais, ela abdica da vida eterna (que é um tipo de metáfora para a morta, para aqueles que ficam). Isso não significa que ela instantaneamente virou mortal. Significa que ela perderá a garantia da vida eterna, pq se Sauron vencer a guerra, ela será um dos alvos e tal. Na própria trilogia original (não lembro em qual filme), Elrond diz que o destino de Arwen, se escolher ficar na TM, é ver a morte de Aragorn. Ele diz para ela:

     
  3. Allcarintür

    Allcarintür Usuário

    Obrigado, eu tbm não mne lembrava de nenhuma referencia nos livros, mas nunca me aprofundei muito nso apendeces por isso minha duvida, mas acredito que vc tenha razão, Peter se sentiu livre pra fazer isso... \o
     
  4. Grimnir

    Grimnir Usuário

    Que bom, espero que tenha ajudado.
     
  5. Allcarintür

    Allcarintür Usuário

    Muito! Sabe quando vc pensa que deixou alguma coisa passar despercebida nas leituras? rsrs Então foi isso, mas to sussa agora, té mais saindo aqui \o Abrçs
     
  6. Haran Alkarin

    Haran Alkarin Usuário

    Curioso que aparentemente Arwen morreu ao modo de homens virtuosos que obtiveram a habilidade de morrer de forma mais ideal, isto é, de livre vontade (Bëor, Aragorn, Frodo, reis numenorianos, etc). Talvez a mortalidade que cabia a elfos e meio-elfos (Arwen, Elros, Lúthien) fosse desse tipo, não uma mortalidade por envelhecimento, que é uma mortalidade de tipo decaída, e sim uma mortalidade ligada à livre disposição do espírito, ligada à disposição de acolher a benção de Eru, não por imposição do corpo mais por escolha do espírito.
     
    • Gostei! Gostei! x 4
  7. Neoghoster Akira

    Neoghoster Akira Brandebuque

    Uma boa idéia é conferir as notas e textos que estão presentes nos livros por explicarem melhor e mais lentamente aquilo que ocorreu a Arwen dentro do filme (o filme é muito rápido).

    De acordo com a visão da produção de PJ, após a morte de Aragorn, nós vemos imagens cinzentas da moça desamparada, diante do túmulo sem entrar mais no assunto.

    Entretanto as notas nos livros falam que Arwen caminhava "na sombra de Lúthien" (Aragorn havia dito "rouxinol" quando a viu pela primeira vez em um bosque da mesma forma que Beren quando vira a filha de Thingol).

    De modo que o abatimento cinza que desce sobre Arwen é uma tristeza mortífera semelhante a que ocorre com Lúthien quando do passamento de Beren (mas voltado para Aragorn). Os elfos podiam perder o corpo e vir a conhecer um tipo de morte específico se perdessem a vontade de viver nas terras mortais.

    No Silmarillion a alma de Lúthien se entristece e abandona o corpo para seguir o amor além do mundo. Em SdA a alma de Arwen também fica muito triste ao perder tudo no final e ela busca também um lugar para que sua alma possa abandonar o corpo.(casamentos entre homens e elfos eram trágicos porque precisavam atravessar um abismo do tamanho do destino dos dois povos).

    No nosso mundo isso também acontece quando observamos um casal de velhinhos ter um falecimento e o velhinho sobrevivente morrer de tristeza logo em seguida, pouco tempo depois.

    Todo mundo que conhecia Aragorn queria segui-lo e pessoalmente penso que quem mais gostava dele (Arwen) o seguiu para vê-lo além das praias dos palácios da lembrança para deixarem juntos o mundo. (Nas notas Aragorn considerava Arwen um tesouro grande demais e eu não consigo vê-lo sem ela ao lado.)

    Aí que o temor de que Elrond falava, era que a filha estaria separada da família por um destino que Eru havia determinado. De modo que ela decide não ouvir o pai. (Curioso que já tinha outro caso na família quando Elros também preferiu a família dos homens).

    Quer dizer, elfos e homens morriam ao perder o corpo entretanto as almas de homens e meio-elfos (especificamente os que escolhiam se unir a família dos homens) deviam não apenas deixar o corpo mas também sair dos círculos do mundo.
     
    Última edição: 28 Nov 2013
    • Gostei! Gostei! x 4
    • Ótimo Ótimo x 1
    • Mandar Coração Mandar Coração x 1
  8. Allcarintür

    Allcarintür Usuário

    Parabéns pela ótima analise Akira, conseguiu me dar uma ótima ideia de como concluir o trabalho, te devo essa ^^ rsrs
     
    • Gostei! Gostei! x 2

Compartilhar