1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Morreu o Antonio Candido

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por Mavericco, 12 Mai 2017.

  1. Mavericco

    Mavericco I am fire and air. Usuário Premium

    Morreu nesta sexta-feira o crítico literário e sociólogo Antonio Candido de Mello e Souza, aos 98 anos. O autor de Formação da Literatura Brasileira (1959) e Literatura e Sociedade (1965), entre outros estudos fundamentais, estava internado no hospital Albert Einstein em São Paulo com problemas no intestino. Um comunicado da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), onde ele lecionou, informou que o velório será realizado nesta sexta-feira, no Hospital Albert Einstein, das 9 às 17 horas.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Não vou colar tudo. Enfim. Você sente que está de certo modo desperdiçando a vida quando vê os seus ídolos morrerem sem que você pelo menos tenha a oportunidade de vê-los ao vivo, ainda que de longe. Descanse em paz. Dizer da importância desse cara é despiciendo.
     
    • Mandar Coração Mandar Coração x 4
  2. Ana Lovejoy

    Ana Lovejoy Administrador

    pensei a mesma coisa quando quando li a notícia =/
     
    • Mandar Coração Mandar Coração x 2
  3. Mavericco

    Mavericco I am fire and air. Usuário Premium

    E assim... Não era a Madonna. Dava pra ter conhecido. Igual o Gullar. Já me emocionei demais lendo poemas do cara... E aí ele vai e pimba. Oxente. Claro que ainda tem muita gente que eu gostaria de conhecer. Um Antonio Carlos Secchin, uma Cleonice Berardinelli, esse povo. Nem que fosse pra pedir um autógrafo.

    Mas tá aí. A obra não morre não. É difícil demais prum crítico chegar nesse estágio de influência onde ele cria uma geração de críticos quase que toda. Eu só consigo pensar, de cabeça, nos grandes nomes da Nova Crítica americana (Cleanth Brooks? I. A. Richards?) ou alguns dos medalhões do Estruturalismo (Levi-Strauss?) ou mesmo o Northrop Frye. Isso é muito mais do que ter escrito livros fodas. É uma obra que ajudou a criar outros livros fodas.
     
    • Ótimo Ótimo x 4
    • Mandar Coração Mandar Coração x 1
  4. Ana Lovejoy

    Ana Lovejoy Administrador

    bem por aí. na graduação TODOS meus professores de literatura botaram o candido na bibliografia para as aulas. podia ser na obrigatória, podia ser na recomendada, mas ele estava sempre lá. sabe, tem aquela coisa de linha de pesquisa, fulano tende para um lado e aí deixa alguns nomes para lá (exemplo: tem professor que idolatra o bakhtin, tem outros que acham velho e ultrapassado), mas o candido aparecia em todos os lugares. é esse o tipo de influência.
     
    • Gostei! Gostei! x 3
  5. Mavericco

    Mavericco I am fire and air. Usuário Premium

    Pois é! A propósito, a Regina Dalcastagnè tá terminando um estudo sobre o perfil dos estudos nas universidades brasileiras e ela constatou isso:

    "O mesmo ocorre no mapeamento das referências teóricas usadas nos artigos. Se estudados os textos que trabalham obras literárias e os que tratam apenas da teoria, que totalizam 2 565 produções, vemos que Antonio Candido é o “campeão”, com 393 citações."
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    (Essa é a parte bonita do estudo. A feia é quando a gente descobre que a primeira mulher só vai aparecer na 15ª posição: Linda Hutcheon...)
     
    • Gostei! Gostei! x 2

Compartilhar