• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Morre U-Roy, pioneiro do reggae que inspirou artistas de hip-hop, aos 78

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ



06.07.2008 - U-Roy se apresenta no Central Park, em Nova York (EUA) - Jack Vartoogian/Getty Images

06.07.2008 - U-Roy se apresenta no Central Park, em Nova York (EUA) Imagem: Jack Vartoogian/Getty Images

O cantor jamaicano U-Roy, um dos maiores ícones do reggae nos anos 1970, morreu ontem aos 78 anos. A gravadora Trojan Records confirmou a notícia, sem citar a causa da morte.

Estamos tristes em anunciar a morte deste DJ pioneiro, que revolucionou o som da música jamaicana nos anos 1970 -- Ewat Beckford, o U-Roy. [...] Descanse em paz."Trojar Records homenageia U-Roy
U-Roy foi o maior expoente do estilo vocal de reggae conhecido como "toasting", que mistura a fala e o canto. Como nome mais conhecido da técnica, ele inspirou muitos artistas que deram o pontapé inicial ao movimento hip-hop nos EUA.

O DJ Kool Herc, um dos pioneiros do hip-hop, frequentemente o citava como uma de suas maiores influências. Canções como "Wake the Town" e "Rule the Nation", criadas em parceria com o produtor Duke Reid, lançaram U-Roy ao estrelato nos anos 1970.

Após lançar discos bem-sucedidos como "Version Galore" (1970) e "Dread in a Babylon" (1975), U-Roy fundou o coletivo de artistas Stur Gav, lançando a carreira de outros cantores e DJs.

Em 2004, apareceu como convidados no álbum "True Love", do grupo Toots & the Maytals, que venceu o Grammy de melhor disco de reggae. Em 2007, foi honrado com a Ordem de Distinção, uma das maiores condecorações cedidas pelo governo jamaicano a civis.


 

Valinor 2021

Total arrecadado
R$150,00
Meta
R$4.800,00
Termina em:
Topo