• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Morre Paolo Rossi, carrasco do Brasil na Copa de 1982

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

O mundo do futebol está novamente em luto. Campeão do Mundo com a seleção italiana e carrasco do Brasil em 1982, o ex-jogador Paolo Rossi morreu hoje (9), aos 64 anos. A informação foi dada pelo canal RAI, e confirmada pelos jornais 'Corriere Dello Sport' e 'Gazzetta Dello Sport'. A causa da morte ainda não foi informada.

Eleito o melhor jogador do Mundial e artilheiro da competição, Paolo foi quem marcou os três gols da vitória que eliminou a seleção brasileira, apontada como uma das maiores da história, daquele Mundial.

Nos últimos anos, Rossi atuou como comentarista nos canais Mediaset e Rai, da Itália. Ele deixa sua esposa, Federica, e três filhos: Sofia Elena, Maria Vittoria e Alessandro.

Nascido na cidade de Prato, na região da Toscana, o ex-atacante foi revelado pelas categorias de base da Juventus. Foi emprestado ainda aos 19 anos para o Como. No entanto, sua primeira passagem de destaque foi pelo Vicenza, onde venceu o título da segunda divisão e foi artilheiro na surpreendente campanha que deu ao pequeno clube o vice-campeonato italiano na temporada seguinte.

O início promissor, que rendeu suas primeiras convocações à seleção italiana e a participação na Copa de 78, foi freado em 1980 por uma suspensão de três anos pela acusação de envolvimento em um esquema de manipulação de resultados conhecido como Totonero. A punição foi posteriormente reduzida para dois anos, o que possibilitou sua convocação para o Mundial de 1982.

O desempenho de Rossi na Espanha, entretanto, esteve longe do ideal nos três jogos da Itália na primeira fase daquela Copa do Mundo. Ele passou e branco nos três empates da Azzurra, que só não voltou mais cedo para casa pelo critério de gols marcados. Após cair num grupo com Argentina e Brasil, o fim da linha parecia uma questão de tempos para os italianos, mas foi aí que o Bambino d'Oro passou a deixar seu nome marcado na história do futebol.

Uma boa exibição na vitória por 2 a 1 contra a Argentina foi apenas uma amostra do que estava por vir. Rossi fez a partida de sua vida contra a seleção brasileira, que muitos consideram uma das melhores equipes da história do futebol, e protagonizou a eliminação da Canarinho com três gols num jogo que, para nós, se tornou conhecido como a Tragédia do Sarriá, nome do estádio em Barcelona no qual o jogo foi disputado.

Marcou outros dois tentos na semifinal contra a Polônia e também deixou sua marca no gol que abriu o placar da vitória italiana por 3 a 1 sobre a Alemanha Ocidental, na decisão.

Após o Mundial, voltou a se destacar pela Juventus, onde foi bicampeão italiano e também venceu Copa dos Campeões da Europa [atual Liga dos Campeões da Uefa], em 1985.

Se transferiu ao Milan também em 1985, onde teve uma passagem apagada, e encerrou a carreira no Verona, na temporada 1986/87, antes de completar 31 anos, após uma lesão ligamentar no joelho.

Em 2004, foi eleito por Pelé como um dos 123 melhores futebolistas vivos, em lista promovida pela Fifa para celebrar o centenário da entidade máxima do futebol.

Paolo Rossi morreu aos 64 anos - Reprodução - Reprodução


Paolo Rossi
Imagem: Reprodução

Dias difíceis para os amantes do futebol​


Os últimos meses de 2020 têm sido de despedidas para os fãs do futebol. Em 25 de novembro, o esporte perdeu o craque argentino Diego Maradona, vítima de uma parada cardiorrespiratória aos 60 anos. Ontem (8), morreu Alejandro Sabella, ex-técnico da seleção albiceleste. Ele estava internado desde o fim de novembro após sofrer uma arritmia, e vinha apresentando piora no quadro clínico.

No Instagram, Federica Cappelletti, esposa de Pablito, como era chamado, se despediu do marido. "Para sempre", escreveu. A jornalista e escritora era casada com o ex-jogador desde 2010.

 

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
Por mais que justamente na primeira copa que comecei acompanhar vivi a tristeza de ver esse cara acabar com o Brasil numa atuação totalmente fora da curva, Paolo Rossi pra mim sempre será um dos grandes mitos que só vemos em Copa do Mundo. É triste ver mais outro mito partindo nesse ano tão difícil.
 

Valinor 2021

Total arrecadado
R$200,00
Meta
R$4.800,00
Termina em:
Topo