• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Morre Orson Bean, ator que fez a voz de Bilbo e Frodo nas animações de 1977 e 1980

Giuseppe

Hey now
O ator e comediante tinha 91 anos e a causa da morte infelizmente foi atropelamento. Mais detalhes aqui.

200208100255-02-orson-bean-exlarge-169.jpg


Orson dublou Bilbo na animação de O Hobbit de 1977 e também dublou Frodo na animação de 1980 de O Retorno do Rei, ambas produzidas pela Rankin/Bass. Ele teve uma longa carreira na TV e no cinema e a dublagem de Frodo e Bilbo não é um dos seus trabalhos mais conhecidos, mas ainda assim ele escreveu seu nome na história das adaptações tolkienianas para as telas e achei que seria correto noticiar seu falecimento aqui na Valinor. Muita gente conheceu a obra de Tolkien através dessas animações, então fica aqui o nosso reconhecimento.
 
Em animações que não estão dubladas em português que é algo que raramente eu vejo, só quando não há nenhuma disponibilidade de versão dublada em nosso idioma, pra mim passa muito mais desapercebido quem faz exatamente a voz de cada personagem. Foi ótimo saber.

Então lembro muito mais dele em outras produções que ele atuou como em Quero ser John Malkovich, Anatomia de um Crime e participações na clássica série Além da Imaginação. Foi um ator que com uma carreira bem longa e interessante como comediante principalmente. Que descanse em paz.
 
Sim, ele é mais conhecido por outros trabalhos, mas como o fórum é tolkieniano não dava mesmo pra deixar de mencionar a dublagem de Frodo e Bilbo. As animações foram lançadas muito antes dos filmes de Peter Jackson e naquela época acho que elas exerceram sua função ao apresentar as obras de Tolkien a um número maior de pessoas, inclusive entre o público jovem que depois leria os livros.
 
Acredito que no exterior essas animações possam ter ajudado a divulgar a obra de Tolkien, mas aqui só fui ver depois da chegada da trilogia dos filmes do Peter Jackson, quando a Internet se popularizou pra valer na década passada e aí com a chegada do Youtube ficou fácil e acessível assistir online.

Se tivesse chegado antes e passado na TV aberta nos anos 80, este poderia ter sido o meu primeiro contato com algo baseado em Tolkien na infância e iniciado as leituras bem mais cedo, mas paciência..
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo