• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Morre Moraes Moreira, cantor e integrante dos Novos Baianos, aos 72 anos

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
21set2013---moraes-moreira-pepeu-gomes-e-roberta-sa-tocam-sucessos-do-novos-baianos-no-palco-sunset-1379796909325_v2_900x506.jpg


Moraes Moreira, fundador dos Novos Baianos e um dos músicos mais importantes da música brasileira, morreu hoje aos 72 anos. A notícia foi confirmada ao UOL pela assessoria de imprensa dos Novos Baianos. A causa não foi informada. O baiano morreu em casa.

Ao lado de Paulinho Boca de Cantor, Luis Galvão, Pepeu Gomes e Baby Consuelo (hoje Baby do Brasil), Moreia formou os Novos Baianos em 1968, que estreou em Salvador com o show "Desembarque dos Bichos Depois do Dilúvio", em Salvador.

A estreia do grupo em disco, no qual Moraes era um dos principais compositores ao lado de Luis Galvão, aconteceu em 1970, com o álbum "É Ferro na Boneca", que revelou uma nova estética musical brasileira, a do pós-tropicalismo, que empregava elementos da música brasileira, como o samba e a bossa nova, e da contracultura.

Capitaneando os Novos Baianos, Moraes Moreira revolucionou a música brasileira produzindo música popular de qualidade e mostrando que não havia limites para misturas estéticas. Rodas de samba poderiam conversar com o rock. O frevo poderia se unir à chamada MPB.

O grupo ficou na ativa, originalmente, entre 1969 e 1975. No período, lançou discos históricos como "Acabou Chorare", eleito pela revista "Rolling Stone" o melhor álbum brasileiro de todos os tempos, "Novos Baianos F.C." e "Vamos pro Mundo".
Após a dissolução do grupo, Moreira seguiu em uma bem-sucedida carreira solo, tornando-se pioneiro do mundo dos trios elétricos e marcando sucessos de Carnaval como "Pombo Correio", "Vassourinha Elétrica" e "Bloco do Prazer".

Sua popularidade foi revitalizada pela gravação do "Acústico MTV", lançado em 1995. Registros de estúdio como "50 Carnavais" (1997), "Meu Nome é Brasil" (2003) e "A Revolta do Ritmos" (2012) se seguiram.

Moreira também se reuniu com os colegas de Novos Baianos duas vezes: em 1997, ocasião que rendeu o álbum ao vivo "Infinito Circular"; e em 2015, para uma série de shows registrada em "Acabou Chorare - Novos Baianos se Encontram".


 
Perda imensa.

A minha preferida dele não é nenhuma das citadas (embora também goste de todas), mas esta aqui:

 
Fiquei muito abalada. Um dia antes, eu estava cantarolando "Brasil Pandeiro".
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo