• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Morre Leonel Brizola

Logan, o que que leva alguém do tipo que você descreve a querer voltar e recomeçar tudo depois de quinze anos? A Ditadura ainda tinha tempo para acabar. As eleições foram indiretas no Brasil até 85.

Também não acredito em heróis. Mas as coisas são realmente assim tão simples?
 
oq leva? nao sei... talvez q ele tenha fingido tantoser heroi q acaboou acreditando.... foi para a frança fazer papel de bom moço... quando voltou acaboou com o RIo.

ele Era demagogo o suficiente para voltar e achar q ninguem leembra... e saabe do q maiss... esse toppico eh aa prova de q nninguem lembra.... como covas q tb nao era bom moço e qunado morreu nego quase chaamoou ele de ssalvador do Brasil....

a memoria das pessoas eh muito curta.... e para ser realista eu se nao fosse minha mae nem saberia nada direito sobre Brizola.... como a maioria aki... portanto... eh assim q sao feitos os herois no brassil... pessoas nem um pouco integras mas q tem bons bardos para cantar as suas historias...


Dwarf
 
Logan, eu tinha escrito um post grande pra cacete aqui rebatendo o que você diz ponto por ponto; mas acho que só quero mesmo te perguntar uma coisa: quem acabou com a ditadura aqui no Brasil?

Hint: Se alguém disser que foi o Brizola eu surto... :roll:
 
Swanhild disse:
Logan, eu tinha escrito um post grande pra cacete aqui rebatendo o que você diz ponto por ponto; mas acho que só quero mesmo te perguntar uma coisa: quem acabou com a ditadura aqui no Brasil?

Hint: Se alguém disser que foi o Brizola eu surto... :roll:

Foram os próprios militares que decidiram a abertura, começando com Geisel e finalizando com Figueiredo. Pra entender bem estes meandros da ditadura, vale a pena ler os livros do Élio Gaspari (apesar de eu não gostar dele).

Vale a pena ressaltar que a ditadura terminou quando foi eleito o primeiro presidente civil, mesmo que indiretamente, em 1984 (Tancredo Neves). Ratificando o fim da ditadura, tivemos a eleição da Assembléia Constituinte para que fosse elaborada uma nova Constituição, em 1986, que originou a Constituição atual de 1988.


Só pra relembrar:
No início da década de 80, o deputado Dante de Oliveira tentou acelerar o processo das diretas após o governo de João Figueiredo. A emenda dele disputou no Congresso Nacional com a emenda Figueiredo (que previa eleições diretas somente após o mandato do primeiro presidente civil eleito indiretamente). Este capítulo de nossa história ficou conhecido como "Diretas Já".

Infelizmente ganhou a emenda de João Figueiredo. Sendo assim, Tancredo Neves foi eleito, ainda indiretamente, o primeiro presidente civil após 20 anos (mas sabemos que ele morreu e Sarney assumiu).

Pra finalizar, tivemos nossa primeira eleição direta somente em 1989. Creio que o melhor candidato era Mário Covas, que infelizmente não chegou no segundo turno.
 
O que não quer dizer que ser esquerdista no tempo do Geisel fosse fácil. Herzog morreu em 75 nas circunstâncias que hoje se sabe.

Quanto a quem acabou com a ditadura... nem quem ficou nem quem foi acabou com ela... e também não foi ninguém que se possa dizer que fosse muito íntegro... certo?

Edit: antes que esta discussão vá mais longe, meu ponto é o seguinte: cada um teve sua parte no fim da ditadura. E gente de todo tipo fez parte disso. Não vejo como poderia ter sido diferente se os que saíram, como Brizola, Fernando Henrique, entre outros, tivessem ficado, ou se os que ficaram pudessem ter saído do país.

Edit: Lembrei de uma melhor ainda: o atentado no Rio Centro, em 81.

O Exército encaminha até sexta-feira para a Justiça Militar os autos do novo processo sobre o caso Rio Centro. As novas investigações mudaram a versão oficial sobre o atentado. O sargento Guilherme do Rosário e o capitão Wilson Machado não foram vítimas, como concluiu o inquérito na época, mas autores do atentado que aconteceu na noite de 30 de abril de 1981.

Fonte: Radiobrás - Resumo dos Jornais - 21/10/1999
 
Pelo menos era revolucionário...
Não afinou quando Tio Sam pressionou. Ao contrário de João Gulart.
 
A minha cachorra chama brisa mas o meu pai chama ela de Brizola, eu nem sabia direito quem era Brizola até ele morrer (como meu irmão diz: ``Santa ignorância´´) :lol:

Realmente eu vou sentir falta dele elle foi uma pessoa importante p/ o governo brasileiro e todos vão sofrer com a sua morte :osigh:
 
Phairanum disse:
Pelo menos era revolucionário...
Não afinou quando Tio Sam pressionou. Ao contrário de João Gulart.

Who knows... Brizola nunca foi presidente da República.

Pacaenbu disse:
Realmente eu vou sentir falta dele elle foi uma pessoa importante p/ o governo brasileiro e todos vão sofrer com a sua morte

Ah, sei lá.. acho que o cara já tinha vivido bem e bastante, né não? :obiggraz:

Sobre remiciscências... bem, eu ainda me lembro das autorizações da censura antes da exibição de cada programa de TV. Aquele papel branco todo escrito aparecendo na tela da TV, escrito em letras grandes "Censura Livre" e com um selo no canto superior esquerdo, parecendo uma carta de correio. Aquilo me deixava fascinada.
 
lol alguns de vcs deveriam matar seus professores de Historia..... o JANGO nao amarelou ( o golpe foi dado quando ele estava em uma viajem a REPUBLICA COMUNISTA DA CHINA)


brizola eh conhecido em cuba como El Raton (pq quando ele tentou implmeentar o programa cubano medio de familia aqui no Rio cuba o ajudou enviando remedios q ele vendeu e embolou o lucro.... pportanto Fidel o apelidou assim)

ps. o proograma medico de familia nos moldes q etao vijentes hoje em dia no rio tb nao sao de cesar mais como elee apregoa, mas sim de jorge Roberto Silveira prefeito de niteroi...





ppor fim eu gostaria de explicar para vcs o pq do fim da ditadura : a ditadura ja era insustentavel, um paiss do tamanho do Brasil em plena decadda de 80 q ainda vivesse em uma ditadura eh um assinte a tudo q o homem moderno apregoa, os americanos bem como os Brasileiro aki de dentro sacaram q nao tinha maiss jeito preçao internacional ja eraa grande demaiss.... alem disso vale lembrar q os militares ja nao estavam mai lutando contra pesoas da sua geraçao, eles estavam llutando com seus filhoss.... eram o filhos deles q iam morrer em algum canto, eram os filho deles q pediam a liberdade.... e acho q niguem cconsegue ver um filho seu morrer, e tem mais... como ja tava tudo insusstentavel mesmo eles bolaram m plano de se dar beem .... pois afinal eles nao poderiam sair impunes dos inumeros crimes q ccometeram se o regime mudassse... eles inventaram o AI5 q eles disseram q beneficiaria os "revolucionarios" (lamento me faltou a palavra agora) mas no fim os beeneficiou.


foi mal galera.... tou num teclado pessimo e heoje estoou meio enrolado..... se alguem nao entendeu algo por favor eh so dizer...

abraços Dwarf
 
Logan Macloud disse:
ppor fim eu gostaria de explicar para vcs o pq do fim da ditadura : a ditadura ja era insustentavel, um paiss do tamanho do Brasil em plena decadda de 80 q ainda vivesse em uma ditadura eh um assinte a tudo q o homem moderno apregoa, os americanos bem como os Brasileiro aki de dentro sacaram q nao tinha maiss jeito preçao internacional ja eraa grande demaiss.... alem disso vale lembrar q os militares ja nao estavam mai lutando contra pesoas da sua geraçao, eles estavam llutando com seus filhoss.... eram o filhos deles q iam morrer em algum canto, eram os filho deles q pediam a liberdade.... e acho q niguem cconsegue ver um filho seu morrer, e tem mais... como ja tava tudo insusstentavel mesmo eles bolaram m plano de se dar beem .... pois afinal eles nao poderiam sair impunes dos inumeros crimes q ccometeram se o regime mudassse... eles inventaram o AI5 q eles disseram q beneficiaria os "revolucionarios" (lamento me faltou a palavra agora) mas no fim os beeneficiou.

Em resumo: tava todo mundo de saco cheio daquilo, né? Nem mesmo as ditaduras resistem ao cinismo de hoje em dia. :|
 
diga isso para fidel, a maioria dos paises muçulmanos, a coreia do norte, a ilguslavia e varios ooutrs......


Dwarf
 
sim... e Fulgêncio Batista, Somoza, Perón, Saddam Hussein, o leste europeu. Ditaduras falidas e/ou dependentes de um apoio externo que de uma hora para a outra pode lhes cair na cabeça. :|

Edit: Sério. A gente começou isso falando de luta armada e que o Brizola figiu da raia. Ditaduras que não caem por ser esgotarem a si mesmas, como aconteceu com a brasileira, dão lugar a democracias, a governos livres de vícios?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo