• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Notícias Morre Januário de Oliveira, ex-locutor de rádio e TV

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

Narrador gaúcho foi um dos principais nomes da transmissão esportiva e ficou marcado por bordões e apelidos dados a jogadores​




Morreu, nesta segunda-feira, o ex-locutor de rádio e TV Januário de Oliveira, após 11 dias internado. Ele sofreu uma parada cardíaca enquanto tratava um quadro de pneumonia em um hospital particular de Natal-RN, cidade em que morava com a família.
RN - Januário de Oliveira ex-narrador esportivo — Foto: Fabiano de Oliveira

RN - Januário de Oliveira ex-narrador esportivo — Foto: Fabiano de Oliveira

Januário foi uma das principais vozes no futebol brasileiro nos anos 1980 e 90. Criou diversos bordões que são lembrados até hoje. Quem acompanhava suas narrações, seja na TVE ou na Band, não esquece alguns, como:

  • "Taí o que você queria, bola rolando",
  • "Acha pouco, quer mais e vai a luta"
  • "Ele sabe que é disso, é disso que o povo gosta"
  • "Tá lá um corpo estendido no chão"
  • "Cruel, muito cruel"
  • "Sinistro, mas é muito sinistro"

Deu, ainda, inúmeros apelidos a jogadores que caíram no gosto do torcedor. O atacante Valdeir, destaque do Botafogo no início dos anos 90, virou "Valdeir The Flash". Sávio, prata da casa do Fla, virou o "Sávio, o Anjo Loiro". O mais famoso, sem dúvida, batizou o centroavante Ézio, do Fluminense, clube do coração de Januário. Até hoje o ex-camisa 9 do Flu é lembrado pelos torcedores como "Super Ézio".

Ézio virou o Super Ézio para Januário de Oliveira — Foto: Divulgação

Ézio virou o Super Ézio para Januário de Oliveira — Foto: Divulgação

Em abril de 2019, Januário recebeu uma homenagem no Maracanã, palco de narrações memoráveis. Valdeir, Sávio, William (ex-Vasco) e ainda o filho e a viúva de Ézio (que faleceu em 2011) foram ao encontro do narrador em uma emocionante matéria exibida no Globo Esporte.

Januário de Oliveira volta ao Maracanã e relembra histórias e bordões da época de narrador

Acometido por diabetes, Januário perdeu a visão, mas ainda assim mantinha projetos de narração de futebol em Natal.
O ex-narrador passou por diversos veículos de comunicação. No Rio Grande do Sul trabalhou na Rádio Farroupilha, Rádio Cultura de Bagé. Depois foi para o Rio de Janeiro, onde atuou na Rádio Mauá, Rádio Nacional e Rádio Globo. Também marcou presença nas telas da TVE e na TV Bandeirantes, quando ganhou enorme notoriedade nas transmissões dos jogos envolvendo os times cariocas.

 
Apesar dele ter ficado mais na narração de times cariocas, eu curtia os bordões divertidos desse cara.

É uma pena que a diabetes levou a cegueira e encerrou prematuramente a carreira dele.
 
Ele narrou muitos jogos na Band na segunda metade dos anos 90. Ficou famoso por aquele Fla-Flu com o gol de barriga do Renato Gaúcho.
 
Ídolo!
Assistia muitos jogos na Band quando ainda era o Canal do Esporte no inicio da década de 90 (Fúria pode lembrar melhor).
Essa do corpo estendido no chão é clássica!
Descanse em Paz!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo