• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Morre compositor italiano Ennio Morricone aos 91 anos

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
O compositor Ennio Morricone tinha 91 anos - Divulgação

O compositor Ennio Morricone tinha 91 anos Imagem: Divulgação

Autor de trilhas sonoras que marcaram a história do cinema, Ennio Morricone morreu hoje (6), em Roma, aos 91 anos. Ele foi responsável pela composição e arranjo de mais de 500 músicas para filmes e séries de televisão.

Morricone estava internado em uma clínica da capital italiana, onde foi hospitalizado após uma queda que levou à fratura de um fêmur. Ele "morreu na madrugada do dia 6 de julho, no conforto da fé", segundo um comunicado do advogado e amigo da família Giorgio Assuma, citado pela imprensa italiana.

Ele estava "lúcido e mostrou grande dignidade até o momento final", diz o anúncio.

Morricone ganhou notoriedade internacional com trilhas dos chamados "faroestes italianos", principalmente dirigidos por Sergio Leone, como "Por um Punhado de Dólares" (1964), "Por uns Dólares a Mais" (1965), "Era uma Vez no Oeste" (1968) e "Uma Vez na América" (1984), entre outros.

Em 2016 venceu o Oscar, pela trilha sonora do filme "Os Oito Odiados", de Quentin Tarantino. Em 2007 já havia recebido um Oscar honorário por sua abundante e elogiada carreira musical.
Morricone também compôs a trilha de "Bastardos Inglórios", de 2009, de Tarantino.

Há apenas alguns dias Morricone foi premiado, ao lado do também compositor John Williams, com o prêmio Princesa das Astúrias das Artes na Espanha.

"Adeus maestro e obrigado pelas emoções que você nos proporcionou", declarou pelo Twitter o ministro italiano da Saúde, Roberto Speranza.

Morricone era casado com Maria Travia desde 1956. Ele deixa três filhos e uma filha.

 
Pra mim lembrar de Morricone não é apenas trilhas de Faroeste, embora tenha ficado bastante conhecido por isso, seu legado vai muito além disso.

Assim como compartilho da mesma opinião do @Spartaco ,em relação aos compositores eruditos que fazem música para cinema, Morricone é sem dúvida um importante nome da música contemporânea e que merecidamente teve muitos trabalhos premiados.
 
Sem sombra de dúvidas um dos gigantes das trilhas sonoras... Fará muita falta, mesmo que seu legado já seja imortal.
 
Um dos maiores da história. Vou reassistir Cinema Paradiso hoje em homenagem a ele.

Descanse em paz, mestre.
 
Quando penso na música do Ennio, penso em força, pressão, tensão que antecede o momento de extremo perigo. Penso na gaita sinistra quando o Harmonica e o Frank estudam o terreno onde vão duelar. Penso em RUN MAN RUN.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo