• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Moriquendi e Calaquendi

Skywalker

Great Old One
Qual é o fator determinante para um elfo ser considerado elfo da luz ou das trevas? Tomemos por exemplo Celebrían, uma noldolië, raça élfica considerada da luz, mas que nasceu na Terra Média, ou seja, nunca viu a luz das Árvores.

Daí surgem duas alternativas:

a)Calaquendi - Como faz parte da família dos Noldor, é uma elfa da luz.
b)Moriquendi - Mesmo sendo parte dos Noldor, como nunca viu a luz das Árvores, é uma elfa das trevas.

Então?
 
Eu acho que tem a ver com hereditariedade. O Elrond por exemplo mesmo tendo nascido na Terra-Média e mesmo nunca tendo visto a luz das Árvores ele é filho ou descendente de outros elfos que as viram e carrega um pouco daquela luz dentro de si como herança genética, assim é um elfos da luz.
 
Axo que é a família..... pois os Noldor tiveram grande contato com "A Luz das Árvores"....... Os moriquendi saum retratados como elfos que nunca mesmo viram as árvores...... como totalmente alheios ao que acontece em Aman.....

Além disso, todos os Noldor têm um certa "grandeza" devido à estada em Aman.....

Por sinal, Noldor ROCKS!!!

100+ 8)
 
Eu acho q não deve-se considerar "da luz" apenas os que viram as Árvores, ou os que têm ascendência direta e pura deles. Eu considero o Elrond calaquendi, porque todos os parentes elfos o são.
 
Prime Nazgûl disse:
Eu acho q não deve-se considerar "da luz" apenas os que viram as Árvores, ou os que têm ascendência direta e pura deles. Eu considero o Elrond calaquendi, porque todos os parentes elfos o são.

Hum... olha, acho que não depende de pura decendência não.

Nesse caso especifico, acho que realmente calaquendi são os elfos que viram a Luz das Árvores, como o nome bem diz.
 
Eu concordo com o Fox. Viu a Luz, calaquendi, não viu, moriquendi.
Se a discussão fosse quais são Alto-elfos, até entenderia que um filho de dois Calaquendi (dois Alto-elfos) pudesse ser considerado também um alto-elfo. Mas nessa questão de calaquendi e moriquendi, já nem tanto.
 
eu acho que ser um elfo da luz dependia de ter visto a luz das árvores. por isso, elrond não seria, nem celebrian. na verdade, acho que na terceira era, só galadriel e glorfindel eram elfos da luz.
 
Desde que os Noldor voltaram, não faz sentido dizer que todos eles são calaquendi. Se considerar que todos os noldor, nascidos ou não em Valinor são da Luz, então desconsidera-se o fato de um elfo ter nascido sob a Luz das Árvores(que é o grande diferencial deles, junto com a sabedoria que ganharam dos valar).
 
Tem ainda um outro problema com essa história de Calaquendi ou Moriquendi ter a ver com a hereditariedade: como decidir no caso dos elfos com ascendência mista (como Elrond)? Acho que faz mesmo mais sentido decidir com base no sentido estrito da expressão: se o cara em questão viu as árvores ou não.
 
Acho que a questão é (como quase tudo em Tolkien) simplesmente terminológica. Moriquendi e Calaquendi eram expressões usadas por umas pessoas para se referir a outras ou a si próprias.
Isso poderia variar de uma comunidade para outra.
Mais ou menos como o termo "galego".
Para os argentinos, galego é quem tem sangue europeu. Mas quem "tem sangue europeu"? Isso é realmente questão de sangue? Alguém poderia se sentir ofendido ao ser chamado de galego? Alguém poderia gostar de ser chamado de Galego, apesar de não ter sangue de europeu?

Bem assim com termos como Moriquendi e Calaquendi.

Talvez Celebrian gostasse de ser chamada de Calaquendi. Mas um elfo como Cirdan a chamaria de Calaquendi? Afinal ele esteve na caminhada, e ela não. Ele é mais poderoso, mais antigo e mais importante para a história de Arda do que Celebrian. E Cirdan, no entanto, é Moriquendi. Talvez ele até pudesse (especulação pura!) usar o termo Calaquendi em sentido pejorativo...
 
Esse ponto que o Olwë levantou é muito interessante, especialmente porque foi uma coisa que o Tolkien considerou no desenvolvimento da nomenclatura dos Elfos. Havia de fato uma conotação pejorativa no termo Moriquendi, especialmente na variante Sindarin do termo (Morben), usada pelos Sindar. Às vezes Calaquendi e Moriquendi *podiam* de fato significar mais do que apenas seus sentidos estritos. Mas isso não aparece em lugar nenhum do Silmarillion ou do Contos, só nos HoME.

---

Edit:

Tem um erro no que eu escrevi aí em cima: no Silmarillion, quando Caranthir chama Thingol de Dark Elf (=Moriquendi), é com intenção clara de menosprezo. Eu havia esquecido dessa passagem.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo