• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Moria será mostrada??

Arken Stone

Usuário
Ola amigos, uma coisa me veio à cabeça. Uma das cenas que mais me impressionou em SDA foi quando Gandalf revelou a todos a cidade dos anões. Foi uma cena bem marcante, a música também ajudou muito, lindíssima.

Enfim, gostaria de saber de vocês pois não sou profundo conhecedor da obra de Tolkien, como era Moria 60 anos antes de SDA? Tolkien chegou a cita-la em alguma outra obra nesse periodo de tempo? Será que PJ mostrará no filme aquela maravilha em plena atividade? Sei que no livro Hobbit ela não é citada mas como os anões terão uma tremenda importância desta vez...... Só para contemplarem comigo:

2yjo35w.jpg


Seria impressionante vê-la no auge.
 
Seria como foi mostrada no Senhor dos Anéis... abandonada e infestada de orcs. Moria foi abandonada pelos anões no ano 1981 da Terceira Era, e Sauron começou a povoá-la ali pelo ano 2480 da Terceira Era. O Hobbit se passa em 2941 da Terceira Era, quando os anões já haviam desistido há muito de recolonizar Moria.

Talvez PJ mostre no segundo filme a tentativa feita por Balin de recolonizar a Mina dos Anões, entre 2989 e 2994. Mas mesmo assim, seria muito longe de Khazad-dûm em seu auge.
 
Então Arkenstone,

Moria é realmente impressionante. Mas pouca coisa mudou nesse período de 60 anos pré-guerra do anel. Pois na verdade, o auge desse importante reino dos anões foi ha muito mais tempo que isso. Em 1981 da 3a Era o Balrog de Morgoth matou o rei Dáin e os anões abandonaram Moria pelo Portão Leste. E a Guerra do Anel foi em 3018 da 3a era. Então, basicamente nada mudou em Moria nesses últimos 60 anos.

Acredito que o auge de Moria (ou Khazad-dûm, como chamam os anões) é por volta dos anos 800 da 2a Era. Nesse época a amizade dos elfos e anões era grande, o comércio entre Khazad-dûm e o reino élfico de Eregion, intenso. E o bonito Portão Oeste (que aparece nos filmes) foi feito por um elfo e um anão (se não me engano, Celebrimbor e Narvi) e eles eram grandes amigos. Acho que depois disso o mundo só foi ver outra amizade entre elfos e anões com Legolas e Gimli, uma era depois.

Edit: Como o Meneldur, também acho que seria legal se mostrasse a tentativa de reconquista de Balin. Aquele livro que os heróis encontram em Moria nos filmes pouco antes dos orcs e do troll entrarem quebrando tudo conta essa história.

Cara tem muita coisa legal sobre Moria que daria vários filmes bacanas, como a Batalha de Azanulbizar, por exemplo. Nessa batalha que Thorin, um jovem anão, luta bravamente até que seu escudo se quebra e ele pega um galho de carvalho para se defender, depois disso ele passa a ser chamado de Thorin Escudo-de-Carvalho.

Cara, os anões são demais, e têm muitas histórias boas deles pra contar.
 
Última edição:
Espero que volte a ter cenas de Moria, Hobbit sem Moria não é Hobbit rsrs.

Cara, eu acho que Peter Jackson deve mostrar alguma cena da guerra entre os orcs e anões e como já disseram acima, mostrar a última tentativa de Balin re-colonizar Moria.
 
Cara, eu acho que Peter Jackson deve mostrar alguma cena da guerra entre os orcs e anões
Eu acho isso bem improvável. O foco de PJ será, creio, nos eventos que ocorreram depois d'O Hobbit. A guerra entre anoes e orcs aconteceu muito antes. Se tiver algo, vai ser tipo um "prólogo", como ele fez no SdA, mas mesmo isso eu acho difícil. A única ligação mais direta com O Hobbit seria por causa de Thrór, mas não acho necessário explicar tudo isso.
 
Eu acho isso bem improvável. O foco de PJ será, creio, nos eventos que ocorreram depois d'O Hobbit. A guerra entre anoes e orcs aconteceu muito antes. Se tiver algo, vai ser tipo um "prólogo", como ele fez no SdA, mas mesmo isso eu acho difícil. A única ligação mais direta com O Hobbit seria por causa de Thrór, mas não acho necessário explicar tudo isso.

Foi isso que eu tinha pensado, algo contado em um prólogo assim como foi no SDA ou em alguma conversa de Thorin com Bilbo durante alguma parte do filme, a respeito da história dos anões em Moria.

___________

Esqueci de dizer, se em alguma parte do segundo filme pelo menos mostrar que Balin tentará re-colonizar Moria, acho muito sensato.
 
Última edição por um moderador:
Eu acho isso bem improvável. O foco de PJ será, creio, nos eventos que ocorreram depois d'O Hobbit. A guerra entre anoes e orcs aconteceu muito antes. Se tiver algo, vai ser tipo um "prólogo", como ele fez no SdA, mas mesmo isso eu acho difícil. A única ligação mais direta com O Hobbit seria por causa de Thrór, mas não acho necessário explicar tudo isso.

Mas um prólogo, ou algum tipo de flashback mostrando que a contenda entre orcs e anões é antiga, e tendo Moria como cenário é bem possível. Temos até o Azog confirmado e quem leu os apêndices...

...deve se lembrar que o pai de Dáin Pé-de-Ferro, Náin, é morto por Azog, e mais tarde Dáin busca vingança e decepa a cabeça do orcão. O filho deste, Bolg, é quem lidera o ataque de orcs na Batalha dos Cinco Exércitos e busca também vingar o pai.

E os apêndices são a principal fonte do PJ para completar as lacunas e ligar alguns pontos na história de O Hobbit. Acredito que se levarmos isso em conta, Moria tem muitas chances de aparecer.
 
Nossa é realmente bem antes! Eu gostaria de ter tempo para ler essas histórias prévias, mas não sei nem por onde começar :(

Mas obrigado a todos pelo esclarecimento, acho que fui muito feliz em criar este tópico, aprendi muito :)
 
Nossa é realmente bem antes! Eu gostaria de ter tempo para ler essas histórias prévias, mas não sei nem por onde começar :(

Mas obrigado a todos pelo esclarecimento, acho que fui muito feliz em criar este tópico, aprendi muito :)
Bem, creio que o lugar com mais informações sobre Moria seja o Apêndice A do Retorno do Rei, na seção III, O Povo de Dúrin. Dá uma lida, é bem legal.
 
Talvez possa ser útil e acho que vi um tópico aqui no fórum com a estrada que Bilbo fazia em o Hobbit, mas não recordo aonde foi que vi o post. Na imagem Bilbo peregrina muito ao norte de Moria, em que a mina dos anões fica a centenas de quilômetros do caminho ensinado por Elrond e Gandalf. Como Gerbur comentou o auge da mina está distante no tempo também.

No caso da batalha de Dol Guldur, quando expulsam o necromante, é possível que tenham vindo orcs em apoio de Sauron provenientes da mina, mas suponho que o campo de batalha vai ficar a meio caminho entre Lórien e o sul da floresta das trevas. Pessoalmente eu ficaria interessado em ver o lago que Gimli parou um tempo diante do marco dos anões com uma vista de relance mostrando uma massa de orcs saindo da boca da caverna para engrossar as fileiras de Sauron. Talvez haja uma pontinha de Isengard, mas é capaz de Saruman aparecer só na hora da luta, já nas portas de Dol Guldur XD
 
Como serão 2 filmes e a intenção de Peter Jackson não é só contar a história d'O Hobbit, mas sim realmente fazer um prelúdio, uma preparação do cenário para os filmes de O Senhor dos Anéis, acho que é bem provável que nos filmes d'O Hobbit tenham prólogo e um epílogo, um comecinho e um "final" que pode envolver Moria. Agora vem os SPOILERS...

No prólogo, seria legal contar resumidamente a história de Thror e Azog e a Guerra dos Anões e dos Orcs. Isso iria deixar mais acirrada a Batalha dos Cinco Exércitos depois, visto que mostraria que o ódio das duas raças não é uma novidade, mas que vem colidindo com ambas de tempos em tempos.

No epílogo, poderia mostrar a Reconquista de Moria por Balin. Pelo menos os primeiros quatro anos, as batalhas vencidas, os anões se fixando no 21o Salão, mandando notícias a Erebor de seus sucessos e vitórias. Isso daria um final legal para o personagem Balin e também explicaria porque Gimli, 60 anos depois (na Guerra do Anel) estava esperançoso de entrar em Moria e encontrar um reino anão e não o reino do Balrog e dos orcs.

Acho que ficaria bacana essas coisas. E conhecendo Peter Jackson tem uma chance enorme disso acontecer, n'O Senhor dos Anéis ele poderia ter terminado O Retorno do Rei uns 30 minutos antes do final de sua versão para o cinema. Mas da pra ver claramente que ele não queria terminar a história, pois o filme poderia acabar com Frodo destruindo o anel e Sauron explodindo e os homens comemorando, Gandalf chorando etc. Mas Peter Jackson não fez isso, ao contrário, ele deu vários finais a história, mostrou a coroação e o casamento de Aragorn e Arwen, Frodo acordando na cama ao lado da Sociedade, os hobbits voltando pro Condado, Sam e Rosinha e os filhos, a despedida de Bilbo e Frodo e os hobbits, o barco partindo da Terra-Média, etc. Peter Jackson não queria terminar a história, é muito provável que o mesmo aconteça com O Hobbit, ao que eu ficarei muito grato, rs.

Então, sim, acho que Moria aparecerá novamente nos filmes.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo