• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Morgoth x Sauron.

.

Debater com o homem que absolveu Maeglin é um desafio e tanto, mas vamos lá.

Morgoth:

- Falhou em seu objetivo de governar tudo o que havia sido criado na Grande Música, mas pelo menos teve a satisfação de conspurcar e desfigurar quase toda aquela criação antes de ser completamente derrotado e tratado, literalmente, como um cão raivoso;

- Foi idiota em tentar destruir os elfos quando estes surgiram, Melkor tornou toda aquela espécie sua inimiga ao agir assim, e o que ele ganhou com isto, orcs (cuja "produção" foi organizada por Sauron, diga-se de passagem)? Ao menos lhe resta o consolo de ter sido mais astuto com a humanidade, a qual ele corrompeu.

Sauron:

- Sua obra-prima foi a confecção dos anéis de poder e com isto determinar o destino da Terra-Média, houvesse o que houvesse, os senhores élficos também seriam derrotados, isto ficou determinado quando o Anel Mestre foi forjado;

- Seu pior erro foi achar que Eru se limitaria a destruir a frota e as tropas de Ar-Pharazôn e que a grande ilha seria poupada, realmente aí ele se deu muito mal;

- Sauron não dispersava poder, pelo contrário, ele o concentrava, "terceirizar" não era com ele. Tanto que quando caiu, caiu de forma digna, como um autêntico Dark Lord, e não implorando pelo perdão de seus inimigos, como o fez Morgoth.

.
 
.

Debater com o homem que absolveu Maeglin é um desafio e tanto, mas vamos lá.
Ele era inocente mesmo, tanto que o júri o inocentou~. Uma vítima das circunstâncias...

Morgoth:

- Falhou em seu objetivo de governar tudo o que havia sido criado na Grande Música, mas pelo menos teve a satisfação de conspurcar e desfigurar quase toda aquela criação antes de ser completamente derrotado e tratado, literalmente, como um cão raivoso;

- Foi idiota em tentar destruir os elfos quando estes surgiram, Melkor tornou toda aquela espécie sua inimiga ao agir assim, e o que ele ganhou com isto, orcs (cuja "produção" foi organizada por Sauron, diga-se de passagem)? Ao menos lhe resta o consolo de ter sido mais astuto com a humanidade, a qual ele corrompeu.

Morgoth era uma Ungoliant não tão esfomeada. Ele queria tudo pra si, independente se fosse como as coisas haviam sido criadas, ou desfiguradas. E o Elemento Morgoth, a dispersão do seu poder, foi essencial pra isso. Ele queria que a Criação estivesse de tal forma atrelada a ele que poderia ser o Rei de Arda por "direito", já que ele seria Arda.

E tenho sérias dúvidas sobre Sauron ter organizado a produção dos orcs. Os elfos já falavam de espíritos aterrorizantes que os atormentavam e muitos elfos sumiam na floresta. Morgoth deve ter pego esses elfos e iniciado a "melhoria genética" ainda em Utumno, E Sauron levou isso pra Angband antes do ataque dos Valar.

Sauron:

- Sua obra-prima foi a confecção dos anéis de poder e com isto determinar o destino da Terra-Média, houvesse o que houvesse, os senhores élficos também seriam derrotados, isto ficou determinado quando o Anel Mestre foi forjado;

- Seu pior erro foi achar que Eru se limitaria a destruir a frota e as tropas de Ar-Pharazôn e que a grande ilha seria poupada, realmente aí ele se deu muito mal;

- Sauron não dispersava poder, pelo contrário, ele o concentrava, "terceirizar" não era com ele. Tanto que quando caiu, caiu de forma digna, como um autêntico Dark Lord, e não implorando pelo perdão de seus inimigos, como o fez Morgoth.

.

Ele atrelou os reinos élficos ao seu poder, não todos os povos, como era seu objetivo. Os elfos iam acabar velejando pra Valinor, os Anéis só retardaram o momento da partida graças à "redoma de tempo" que criaram sobre os senhorios de Valfenda e Lothlórien. Conseguiu criar uma antena parabólica pro Elemento Morgoth, mas no final das contas o Um Anel passou mais tempo longe dele do que com ele.

A estratégia de Morgoth necessitava da dispersão do poder, porque ele queria ser Arda, e que Arda fosse ele. Sauron só fez um gato pra sugar esse poder colossal dispersado pelo mundo afora.

Do jeito que Barad-dûr caiu, não teria mesmo como ele pedir clemência, nem sabia o que tava acontecendo e levou pedrada nos cornos. Ele não era tão machão assim, né? Se borrou de medo ao ser informado de que só os Valar poderiam julgá-lo e deu no pé.
 
Ele não era tão machão assim, né? Se borrou de medo ao ser informado de que só os Valar poderiam julgá-lo e deu no pé.

.

Também com o exemplo que o comandante-em-chefe deu... Podemos dizer que ele se comportou até bem (para os parâmetros de um futuro Dark Lord, é claro) passando o rodo em Eönwë e escapando ileso.

.
 
Última edição:
.

Bela gravura dos dois malvadões:

Morgoth_and_Sauron_by_Zagreb_Dubrava.jpg

Interessante este Morgoth tão parecido com o Jaz Coleman (Killing Joke) e com um velho amigo meu e quanto ao Sauron, seja lá quem for que serviu de modelo, este cara é muito parecido com o Tio Mairon, quando este tinha os seus vinte anos.

.
 
Melkor/Joaquin Phoenix e Sauron/Johnny Depp

(hummm, vc é a cara do Johnny Depp então? :dente:)

.

Posso ter sido, certamente não sou mais. Mas, agora sem brincadeira, não vi muita semelhança entre o "Sauron" e o Depp.

.
 
Última edição:
Na minha opinião Morgoth acabou ganhando vantagem. Ele pode ter implorado clemência como um covarde, mas realizou maldades tão grandes, que nunca serão 100% curadas.
 
Jura? Achei igualzinho, tenho quase certeza que o modelo foi ele.

Eu também só vi o Jhonny Depp ali O.O

.Além dos caprichos de prima-dona, penso que um ciúme doentio de seu pai contribuiu para a demência de Melkor. Podemos dizer que ele tolerava seus irmãos de primeira categoria (valar) e de segunda categoria (maiar), mas elfos e humanos foram demais para ele..

Será que Tolkien usou alguma base para isso? Há quem acredite que Lúcifer ficou com ciúmes dos humanos, pois Deus estava dando mais atenção aos humanos que aos anjos. Mas, bom, só sei que Tolkien era católico, não sei nada sobre o que ele acreditava.


Conseguiu "deformar" criaturas criando outras, como dragões, trolls e orcs (os orcs ninguém sabe direito de onde vieram, mas isso não tira o crédito de Morgoth ter inventado as coisas fofas).

Ou eu estou/estava muito doidão, ou os orcs vieram dos elfos. Se não me engano n'O Silmarillion fala que orcs vieram dos primeiros quendi (eram os elfos que Morgoth capturava). E o Saruman no filme fala que Orcs são elfos que caíram para o mal, dá-se para entender que são elfos que abraçaram as trevas, mas acho que não é bem isso, já que n'O Silmarillion Tolkien fala que orcs serviam a Morgoth por medo, não por devoção.

Aproveitar e fazer pergunta: Aonde que indica que dragões (e ao que parecem, balrogs) são criaturas deformadas, assim como orcs para os elfos?

------------------------------------------------------------------------------

Ok, não vou comparar os dois aqui, só vou falar o que acho de cada um:

Melkor: Imbecil
Sauron: Vacilão

Melkor: Pq Melkor era imbecil? Primeiro: O cara se voltou contra Ilúvatar, mais nada a declarar. Bom, além disso, acho que ele confiou demais no seu poder, ele não percebeu que ao espalhar seu poder pela Terra-Média, ele estava perdendo poder, e isso que fez ele perder a Guerra da Ira.
Mas o pior de tudo: Desde que ele chegou à Arda, ele só quis dominar tudo, mas ele usou o meio errado. Pô, o cara era o mais poderoso dos Valar. Não dá pra dizer que o manda-chuva em Valinor é Manwe, mas ele é o mais poderoso, e nos conselhos a palavra dele é a que tem mais peso. Se Melkor não tivesse cambaleado pro mal, era pra ser ele e não Manwe a estar em Taniquetil (é esse o nome?) olhando pro mundo todo.

Sauron: Qd vi Melkor barbarizando em Valinor com Feanor e as coisa tudo, falei "mano, esse cara é muito esperto!", mas acabei vendo que bem mais astuto é Sauron, comparado ao que ele fez em Númenor. Acho que o erro dele foi o mesmo de Morgoth: Vacilar. Ele não percebeu que o anel estava pra ser destruído. Ele foi auto-confiante, seguiu o caminho do Melkor e por isso perdeu.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo