• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Morgoth?.........especificamente, uq? Ou quem?

Elrond Meio-Elfo disse:
Humm... não se pode ter certeza disso. É perfeitamente possível que Sauron tenha honestamente se arrependido, ou que ao menos tenha enganado até a si mesmo quanto a esse arrependimento. Eu acredito que por um breve período de tempo ele meditou profundamente sobre seus atos passados e reconsiderou seriamente seus objetivos maléficos.
Pode-se perceber o arrependimento de Sauron comparando seus objetivos principais na Terra-Média com os de seu antigo mestre. Melkor desejava a ruína dos elfos, a destruição dos homens e a completa e total deformação do mundo como um todo. Ou seja, ele desejava o Caos eterno pura e simplesmente.
Sauron por sua vez desejava controlar o mundo e trabalhava para que os povos livres seguissem a sua vontade e reconhecessem nele a única chance de sobrevivência. Ou seja, ele desejava a Ordem. Entretanto não a Ordem pura e simples. Sauron entendeu muito melhor do que Melkor a verdade sobre a sua existência e a natureza do próprio mundo. Ele entendeu que o Caos puro é inexistente, é um absurdo, tanto quanto a Ordem pura. Assim, sob esse ponto de vista, ao final da Guerra da Ira, Sauron desejava fazer exatamente aquilo que a ele e a todos os outros Ainur foi ordenado por Eru Ilúvatar e que Melkor rejeitou desde o início: governar o mundo. Isso ele não pode ter recebido de Melkor.
Possivelmente veio de seu arrependimento ou do perdão dos Valar. Entretanto o mal que ele recebeu de Melkor se misturou com os resquícios de sentimentos de bondade que ainda podiam existir em sua alma e que afloraram novamente com o perdão dos Valar, e acabaram resultando na política auto-destrutiva de 'os fins justificam os meios' que marcou todas as suas táticas daquele ponto até a sua ruína final seis mil e quinhentos anos depois.

Legal suas palavras amigo!

Acredito que os objetivos de Sauron e Morgoth não eram 100% parecidos! Morgoth queria a dominação do mundo realmente...Sauron queria que os povos livres da TM servisse a ele...pelo menos até onde eu li era isso...então sabemos que Sauron nem sempre foi mal...ele era um maia de Aule...foi corrompido e não acho que ele tenha tb apenas fingido....por medo quem sabe dos Valar, Sauron realmente pensou por um momento em não continuar o que Morgoth começou...mas, ele resolveu fazer algo mal sim...mas não acredito que a essencia do mal de Sauron esteja completamente ligada a tudo o que Morgoth queria.

ate mais...
 
..:Elessar disse:
Morgoth queria a dominação do mundo realmente...

Dominação vem de dominar, controlar, dar ordens... mas Morgoth nao queria isso, queria destruir mesmo tudo, ele tinha inveja do que era bom e bonito e queria acabar, como explicou brilhantemente nosso amigo Elrond ali em cima.

Agora, eu acho que, quando existiu Númenor e SAuron foi para lá, ele começou a jogar mentiras lá com Al - Pharason, o atual rei. Uma delas era que eles deviam servir ao SEU Deus, seu mestre, e que este os daria vida eterna. Ele tava falando de Melkor, e, mentindo , claro. Pode ser que ai ele esteja se referindo a Melkor como seu Mestre, mas tambem pode apenas ter usado o nome dele apenas para dar a esperança aos Númenorianos da vida eterna.
 
*Nimrodel* disse:
Então Sauron ñ via Melkor propriamente como seu mestre?

Via. Não tenho dúvidas quanto à total fidelidade de Sauron para com Melkor, mas isso não implica que ele não pudesse questionar alguns dos métodos de seu mestre e quando tivesse chance melhorá-los.
 
Se ele pudesse, claro que tentaria...

Mas ele nunca teria poder suficiente pra combater os Valar...

Ou seja, se ele tentasse qualquer coisa (ele não tentaria, pq ele sabia do poder dos Valar e de Eru, tanto é que Sauron sabia o que ia acontecer aos Númenorianos com a revolta contra os Valar, por isso ele os mandou para sua morte) iria perecer rápidinho.
 
No Silmarillion comenta sobre Sauron ser servo de Morgoth?Foi Morgoth quem o levou p/ o lado das trevas?
Calma gente,um dia eu ainda compro esse livro e páro de amolar vcs. :oops:
 
Sauron era originalmente um mais de Aulë, o vala da terra. Outro maia conhecido de Aulë é Saruman. Sauron não era mau desde o início. Ele foi corrompido por Morgoth (particularmente eu creio que isso aconteceu quando esse entrou em Arda, ao contrário do que ocorreu com os Balrogs, que a meu ver eram servos de Morgoth desde o início dos tempos). Aliás, eu tenho uma teoria sobre tudo isso:

Morgoth, quando entrou em Arda, viu em Sauron um tremendo potencial, pois ele era o mais poderoso de todos os maiar; sendo assim, Morgoth começou a incutir em Sauron idéias de dominação, de que ele poderia ser senhor de muitos, ao invés de ser apenas um servo de Aulë. Mas para isso, Sauron deveria jurar fidelidade eterna a Morgoth. E a sua recompensa por essa fidelidade seria o controle de tudo o que ele quisesse. Daí que eu acho que vem a mania de Sauron por controlar tudo e todos, de fazer tudo a seu modo. Se formos pensar bem, até mesmo o mestre original de Sauron, Aulë, gostava de fazer as coisas a seu modo, visto que ele fez os Anões sozinhos, e só depois foi que eles se tornaram filhos de Ilúvatar. Acho que deve ser uma característica dos maiar de Aulë.

Sendo assim, Sauron tornou-se servo de Morgoth, mas não o servia cegamente. Com fidelidade sim, mas não cegamente. Tanto é que, quando da derocada de Morgoth, todos os balrogs que sobreviveram a Guerra da Ira refugiaram-se em cantos escuros do mundo, lembrando com a "glória" de dias passados; já Sauron não. Ele, como bom tirano dominador que era, queria mesmo era ser o senhor do mundo. E foi isso que ele tentou fazer por 6500 anos; erguer um reino que emglobasse toda a Terra-Média, mas mesmo assim honrando seu antigo mestre. Sauron não iria praticar a destruição pela destruição como Morgoth; ele ia fazer uma "destruição construtiva", ou seja, a destruição com um propósito específico além de simplesmente destruir, sendo esse propósito a dominação.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo