• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Morgoth 1ª Era, Sauron na 2ª

Eu acho que o erro de Sauron não foi o de ter feito o Anel, mas sim o de ter se arriscado em batalha. De ter subestimado os homens e elfos. A desgraça dele veio na forma de pequenos incidentes isolados mas vitais para a vitória dos povos livres.
 
Ter se arriscado em batalha direta (contra Elendil e Gil-galad) comprometeu apenas sua forma física (como já havia ocorrido na submersão de Númenor).

Ele ainda detinha todo seu poder, uma vez que não o havia dissipado de modo algum. Isso mudou quando ele criou o Um, colocando nele tanto poder que era necessário que o usasse para estar "completo" novamente. Com isso, ele ficou mais vulnerável do que nunca e isto, aliado a sua desconsideração total pelos hobbits, ocasionou sua queda.
 
Eh lógico q Sauron naum cometeria os mesmo erros q Melkor, mas erroh a sua manera... quando concentroh o seu poder no um anel... foi uma idéia brilhante e extremamente estúpida pq se ele perdesse o anel e fosse destruído, adeus sauron... tipu ele tbm foi d certa forma presunçoso pq imaginoh q com o anel ngm seria capaz d tirah-lo dele... mas foi tirado e ele acaboh se ferrando....
 
Ter se arriscado em batalha comprometeu somente os seus planos de dominação.
Não faz diferença se ele fez o Anel, o poder contido nele era o mesmo. O Anel servia para escravizar e não aumentar os poderes de Sauron. Se mesmo com o Anel empunhado ele foi morto por Gil-Galad e Elendil, em uma situação hipotética aonde ele não faria o Anel de Poder ele tb teria sido derrotado. Então, fazendo ou não o Um Anel, Sauron ainda não teria poder suficiente para enfrentar os dois reis.

É por isso que eu acho que ele não precisava arriscar jogar fora mais de seu poder com mais um corpo sendo destruído. A cada corpo que ele perdia mais e mais poder ele ia dissipando. Eu imagino que no final da Terceira Era, mesmo somando-se o poder contido no Anel, ele não era nem de longe tão poderoso quanto ele deveria ser na Primeira Era, intocado e original.

Essa pequena prepotência contida nele, mesmo que em nível trilhões de vezes menor que a prepotência de Melkor, fez com que Sauron superestimasse suas capacidades repetidas vezes. Ele deveria ter sido mais paciente e meticuloso. Obviamente foi um grande erro ele ter ativado o Anel quando ativou e alertado Celebrimbor de seus planos. Foi um erro ele ter se revelado tão cedo porque deixou ele bem vulnerável. Foi um erro ele ter subestimado a ira dos deuses.
Mas o maior erro foi ele ter se arriscado em batalha com o seu Anel de Poder. Isso colocou em perigo todos os seus planos, porque O Anel era uma armadilha mais do que uma arma, e realmente deveria ter sido melhor protegido.
 
Mas o maior erro foi ele ter se arriscado em batalha com o seu Anel de Poder. Isso colocou em perigo todos os seus planos, porque O Anel era uma armadilha mais do que uma arma, e realmente deveria ter sido melhor protegido

Por isso que eu sempre impliquei com essa idéia de que a existência de Sauron estava ligada ao Anel, a última coisa que eu faria se minha existência estivesse em jogo seria arriscar a minha salvaguarda eu tacaria antes o Anel no mar ou enterrava bem fundo. Eu achava por isso e por outras razões que a existência do maia não estava ligada no Um, e que Sauron só morreu após a torre escura cair sobre ele. Infelizmente essa idéia foi por terra quando em outro assunto a Swanhild postou uma carta estraga-prazeres que sem o Anel Sauron não ficava diminuído (o que acabava com os minhas suposições de que o poder do Um era inacessível a quem não o portasse, e desta forma Sauron não poderia estar ligado diretamente a ele). Assim a única conclusão possível é que Sauron foi bem burro e imprudente nessa ocasião.
 
Ter se arriscado em batalha comprometeu somente os seus planos de dominação.
Não faz diferença se ele fez o Anel, o poder contido nele era o mesmo. O Anel servia para escravizar e não aumentar os poderes de Sauron. Se mesmo com o Anel empunhado ele foi morto por Gil-Galad e Elendil, em uma situação hipotética aonde ele não faria o Anel de Poder ele tb teria sido derrotado. Então, fazendo ou não o Um Anel, Sauron ainda não teria poder suficiente para enfrentar os dois reis.

Bom, ele aumentava o poder do seu mestre, não tenha dúvida disso. E, além disso, considere o fato de que o anel tinha vontade própria, e desejava voltar para o seu mestre. Sauron foi derrotado, mas o anel, só para citar um exemplo, traiu Isildur e o matou, provocou a dissolução da irmandade do anel e a ruina de Boromir, e por aí vai... Sempre a serviço do mestre. A merda que ele fez foi ignorar que a intenção dos povos livres era destruir o anel e não usá-lo contra ele... :lol:

Mas não discuto que o maior erro de Sauron foi, ao forjar o Um anel, desdenhar da prudência dos elfos em perceber os seus verdadeiros propósitos. :D
 
Não, o Anel não aumentava o poder de Sauron. Sem o Anel, Sauron não era menos poderoso. O Anel só melhorava a habilidade de Sauron de dominar mentes, não lhe garantia mais poder.

O erro maior de Sauron foi ter se revelado e atacado cedo demais na Terceira Era. Esse foi o maior de seus erros, que veio a ocasionar sua derrocada.
 
Acho que Sauron errou a definir as suas prioridades, achou que poderia cuidar do problema do Anel e da guerra. Se tivesse se concentrado em todos os passos da comitiva desde Valfenda teria ganho.
 
Aí não teríamos livro para ler. :mrgreen:

Sem falar que iria contradizer o clássico "o bem sempre vence no final". 8-)
 
Eru disse:
Continuo achando que com o anel em mãos ele ganhava poder. O anel fazia isso a todos que o usavam, que dirá ao seu criador!

O Anel não aumentava o poder de ninguém. Olha só o que o próprio Tolkien escreveu:

Tolkien disse:
Enquanto o usava, seu poder na terra era de fato amplificado. Mas mesmo quando não o usava esse poder existia e estava em "concordância" com ele: ele não era "diminuído". A não ser que alguém mais o tomasse e fosse possuído por ele. Se isso acontecesse, o novo possuidor poderia (caso fosse por natureza forte e heróico o bastante) desafiar Sauron, assenhorear-se de tudo o que ele aprendera ou fizera desde a feitura do Um Anel, e assim derrotá-lo e usurpar seu lugar. Esta era a fraqueza essencial que ele introduzira em sua situação, no esforço (em grande parte infrutífero) de escravizar os elfos, e em seu desejo de estabelecer controle sobre as mentes e as vontades de seus servos. Havia outra fraqueza: se o Um Anel fosse efetivamente desfeito, aniquilado, então seu poder seria dissolvido, o próprio ser de Sauron seria diminuído a ponto de desaparecer, e ele se reduziria a uma sombra, uma mera lembrança de vontade malévola. Mas tal coisa ele jamais contemplou nem temeu.
 
Mas no mínimo o anel dava certos "poderes" ao seu usuário, vemos com frodo e Bilbo, e quando sam o pegou q no sda diz q o poder do anel aumentava quando chegava mais perto do local aonde havia sido surgido (lembra q a audição do Sam eh melhorada e ele entendia otras línguas?)... naum q necessariamente aumentasse o poder do portador, mas dava certas qualidades a quem o usava... para mim o erro d Sauron foi ter desdenhado os seus inimigos... se ele tivesse se preparado melhor internamente e tomado centros estratégicos (assim como Osgiliath), feito Saruman ao invés d atacar o abismo do helm, mas apenas citiar (mas cedo ou mais tarde eles ou iriam atacar desesperados, ou morreriam d fome), ele teria eliminado Helm e ainda teria uma força inteira d orcs ao seu dispor para atacar Gondor por cima (sem contar q mataria o Aragorn, sem aragorn eskeça a ajuda das fendas dos mortos... e provavelmente Minas Tirith iria cair e pronto, era uma vez!
 
O Anel amplificava certas habilidade inatas. Sauron o forjou com o intuito de amplificar sua habilidade de controle mental, que ele já possuía. Primeiro, era o poder do Anel que era dito que aumentava, não o poder do hobbit, e segundo, o Anel, aproximando-se de seu senhor estava apenas revelando sua verdadeira força, a força de querer voltar ao seu mestre, ele não estava se tornando mais poderoso. Essa era a impressão que se tinha pois a vontade do Anel (leia-se a vontade de Sauron) estava vencendo a vontade dos hobbits. O Anel poderia até amplificar (não aumentar) algumas funções inatas, no caso de Sauron, o poder de controle mental, mas ele não garantia um poder maior a ninguém. :wink:
 
Fëaruin Alcarintur disse:
O Anel amplificava certas habilidade inatas. Sauron o forjou com o intuito de amplificar sua habilidade de controle mental, que ele já possuía. Primeiro, era o poder do Anel que era dito que aumentava, não o poder do hobbit, e segundo, o Anel, aproximando-se de seu senhor estava apenas revelando sua verdadeira força, a força de querer voltar ao seu mestre, ele não estava se tornando mais poderoso. Essa era a impressão que se tinha pois a vontade do Anel (leia-se a vontade de Sauron) estava vencendo a vontade dos hobbits. O Anel poderia até amplificar (não aumentar) algumas funções inatas, no caso de Sauron, o poder de controle mental, mas ele não garantia um poder maior a ninguém. :wink:

Explique melhor essa relação Amplificar X Aumentar. Por acaso não é a mesma coisa?
 
O Anel representa o aprisionamento (como a aliança de casamento). Sauron necessitava de um objetivo físico para melhor canalizar seus poderes, como os Magos com seus cajados. Só que o seu objetivo principal na Terra-Média durante as Segunda e Terceira Eras era dominar os povos livres e impor a sua própria noção de ordem. Assim ele forjou um Anel mágico com o qual ele aprisionaria esses povos. A idéia do Anel provavelmente era mais eficiente para ele conseguir "canalizar" sua vontade dominadora do que simplesmente construir um cajado de madeira ou algo do tipo.
Então, o Um Anel não aumenta os poderes de Sauron mas tão somente o melhor canaliza, em sua vontade de escravizar. Assim como os cajados dos Magos não aumentavam os poderes dos Magos, mas somente os melhor canalizavam.
 
Essa sua analogia com os cajados é discutível (apesar da minha idéia ser como a sua), tem um tópico só sobre isso (A importância do cajado na vida de um mago).
 
Ringil disse:
Acho que Sauron errou a definir as suas prioridades, achou que poderia cuidar do problema do Anel e da guerra. Se tivesse se concentrado em todos os passos da comitiva desde Valfenda teria ganho.
Mas Sauron nem imaginava que o Anel estava indo para Mordor. Ele pensou o tempo todo que tentariam usar o Anel contra ele, e que estavam indo para Minas Tirith.

Eu acho que pensaria a mesma coisa. Até porque foi uma coisa extremamente arriscada mandar o Anel com um hobbit para Mordor. Foi quase suicídio, se repararmos nas tantas vezes que eles quase falharam.
 
Mas Sauron nem imaginava que o Anel estava indo para Mordor. Ele pensou o tempo todo que tentariam usar o Anel contra ele, e que estavam indo para Minas Tirith

Ver Aragorn desafiando ele pela Palantiri colaborou para que assim pensasse.
 
Fëaruin: Mas intaum desse jeito q vc diz o hobbit jah tinha a capacidade de se tornar invisível talvez inata, e intaum o anel a libertou? saka? tipu naum feis mto sentido... podia explicar melhor?
 
Mas Sauron nem imaginava que o Anel estava indo para Mordor. Ele pensou o tempo todo que tentariam usar o Anel contra ele, e que estavam indo para Minas Tirith.

É, só que Sauron tinha um palantír, poderia ter visto o próprio conselho onde os seus maiores inimigos estavam discutindo como derrotá-lo. Mesmo que Elrond tivesse um jeito de bloquear a visão de Sauron (não lembro direito das notas sobre cobertura nos apêndices), se eu fosse Sauron certamente acompanharia uma comitiva onde havia além do Anel, um maia, o herdeiro do trono de Arnor e Gondor e o filho do regente de Minas Tirith; em suma, os principais inimigos de Sauron.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo