• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Morada de Ilúvatar e dos Ainur antes da Terra-Média

Eldarwen disse:
Posso ter entendido errado o que Olórin of Lórien disse, mas se universo aqui está sendo considerado como o espaço sideral, então eu acho que o fato de ele ser limitado é apenas uma teoria. Só recentemente é que surgiu essa possibilidade de que o universo não seja infinito, mas que tenha a forma de um polígono ou que tenha varias faces de um pentagono ou coisa assim.

Na verdade a teoria de que o universo não é infinito não é tão recente, ela surgiu a partir do momento em que se aceitou a teoria do Big Bang.

Mas em Tolkien, o Big Bang tomou uma outra forma, que é a chamada Ainulindalë, a Música da Criação. Pelo menos assim eu entendi.
 
eu nao sei qnt a ser a partir do momento q se aceitou o Big Bang, mas eu sei q eh dito q o universo é finito e esta se espandindo constantemente devido a uma coloraçao aproximadamente rox, perto do vermelho, q se observa ao se olhar num telescopio para o céu.Essa coloraçao indica q esta havendo efeito Dopler-Fiseu com a luz emanada...
 
Eu fiquei curiosa com uma coisa aqui. Existe a possibilidade de que, com a teoria do Big Bang, o Universo não tenha uma fronteira bem definida mesmo sendo limitado? (Eu estou pensando no Universo como um conjunto do R^3 aqui, e estou pensando no que acontece com os pontos de acumulação desse conjunto.) No caso de Eä, acho que ela tem uma fronteira bem definida.

E sim, meu conhecimento das teorias sobre a origem do Universo é uma lástima.
 
Na verdade considera-se que o Universo é R^4 e não R^3, pois nesse caso o tempo é contado como dimensão, apesar de não conhecermos meios de se deslocarmos livremente nela.

Hã... Eu sei que fui eu que comecei isso, mas... Podemos voltar para Tolkien agora? :mrgreen:
 
É verdade... a teoria da relatividade de Einstein mostra justamente que o tempo também é uma variável que muda em cada ponto...

Mas Tolkien começou a escrever as histórias antes de Einstein... ou pelo menos junto com ele...

Essas teorias de universo finito... tempo relativo... ainda não estavam prontas qdo o Silmarillion começou a ser escrito...
 
Fingolfin *§* disse:
Essas teorias de universo finito... tempo relativo... ainda não estavam prontas qdo o Silmarillion começou a ser escrito...

Olórin of Lórien disse:
Na verdade considera-se que o Universo é R^4 e não R^3, pois nesse caso o tempo é contado como dimensão, apesar de não conhecermos meios de se deslocarmos livremente nela.

Não sei se isto causa alguma grande dificuldade. Só fazendo uma analogia no R^3, é como se a gente pegasse um cone e quisesse saber se uma seção dele no sentido transversal (e que, pelo sim, pelo não, não passe pelo vértice) tem uma fronteira bem definida. A direção longitudinal seria análoga ao tempo.

Mas tudo bem, deixa quieto.
 
hahahahahahaha... eu sou engenheiro... estudei 4 cálculos fazendo gráficos em R^3 ....

ainda tentei ler isso entendendo algo... em vão...

melhor deixar quieto mesmo...
 
tipooo...segundo meu pai...não...nao se tem fronteiras definidas...principalmente pelo motivo q para haver o desvio para o vermelho atraves de dopler, a materia precisa tah numa velocidade incrivelmente alta, e mesmo q vc pudesse igualar essa velocidade pra tenta "acompanhar" a expansão do universo, a teoria da relatividade te diz q vc nao pode :D
 
Fingolfin *§* disse:
hahahahahahaha... eu sou engenheiro... estudei 4 cálculos fazendo gráficos em R^3 ....

ainda tentei ler isso entendendo algo... em vão...

melhor deixar quieto mesmo...

Então... eu também faço Engenharia... Isso me lembra Álgebra Linear... eca...

Deixa quieto, deixa quieto...
 
Cara,
Esse tópico que era sobre a morada de Ilúvatr e dos Ainur antes da criação de Arda tornou - se uma discussão sobre a finitude do universo! E acima de tudo! Eu com 15 anos não entendo nada disso e fico tentando entender! por Ilúvatar, acredito que aqui não seja o melhor lugar para se discutir isso.... :osigh:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo