1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Monteiro Lobato

Tópico em 'Autores Nacionais' iniciado por imported_Rafaela, 11 Mar 2010.

1. imported_Rafaela

imported_Rafaela Usuário

Pesquisei aqui no Meia e percebi que ainda não temos um tópico para o Lobato. Sinceramente eu só li do autor Os 12 Trabalhos de Hércules quando era criança. Mas gostava muito do Sítio do Pica Pau Amarelo. Estava lendo na
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    sobre o autor e percebi a sua importância não só para a literatura mas também para a política e os direitos brasileiros. Então ele, mais do que, merece um tópico.

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

18/04/1882 - 04/07/1948

2. Lucas_Deschain

Lucas_Deschain Biblionauta

[align=justify]Vergonhosamente admito que só li Bucólica, um conto do livro Urupês, mas com base nessa parca leitura, posso dizer que gostei muito do que li. A leitura é belíssima, ele fala da natureza de maneira lírica, emprestando-a características humanas. Em uma página ele fala somente da flora de um jardim e consegue fazer aquele espaço parecer grandioso. Bem maneiro.[/align]

3. Mi Müller

Mi Müller Usuário

Eu adoro Lobato, foi minha leitura de infância e agora estou relendo a obra junto com o meu guri. Gosto também das obras adultas dele que tem uma marca política muito forte!

estrelinhas coloridas...

4. Marcio Scheibler

Marcio Scheibler Usuário

Não li nada dele ainda, mas comprei um box com 5 livros no Submarino mês passado...\o/

5. corkscrew

corkscrew Usuário

De fato, Monteiro Lobato não era racista: as provas

Textos longos atrapalham alguns leitores.

Vou pinçar, da carta aberta a Ziraldo, dios fragmentos “gloriosos” indicando como Monteiro Lobato via o mundo, percebia os negros e descrevia o povo brasileiro.

Em carta ao amigo Godofredo Rangel: “(…)Dizem que a mestiçagem liquefaz essa cristalização racial que é o caráter e dá uns produtos instáveis. Isso no moral – e no físico, que feiúra! Num desfile, à tarde, pela horrível Rua Marechal Floriano, da gente que volta para os subúrbios, que perpassam todas as degenerescências, todas as formas e má-formas humanas – todas, menos a normal. Os negros da África, caçados a tiro e trazidos à força para a escravidão, vingaram-se do português de maneira mais terrível – amulatando-o e liquefazendo-o, dando aquela coisa residual que vem dos subúrbios pela manhã e reflui para os subúrbios à tarde. E vão apinhados como sardinhas e há um desastre por dia, metade não tem braço ou não tem perna, ou falta-lhes um dedo, ou mostram uma terrível cicatriz na cara. “Que foi?” “Desastre na Central.” Como consertar essa gente? Como sermos gente, no concerto dos povos? Que problema terríveis o pobre negro da África nos criou aqui, na sua inconsciente vingança!…” (em “A barca de Gleyre”. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1944. p.133).

Para quem possa ter dúvida sobre o seu compretimento, um carta ao amigo e médico eugenista Renato Kehl, esclarece tudo: “Renato, tu és o pai da eugenia no Brasil e a ti devia eu dedicar meu Choque, grito de guerra pró-eugenia. Vejo que errei não te pondo lá no frontispício, mas perdoai a este estropeado amigo. (…) Precisamos lançar, vulgarizar estas idéias. A humanidade precisa de uma coisa só: póda. É como a vinha”.

Última edição por um moderador: 6 Out 2013
  6. Sejong

Sejong Óculos Torto

Lobato fez uma coisa muito inteligente, que foi usar todos os maiores personagens da mitologia grega, e das lendas inglesas medievais, em suas histórias, interagindo com os personagens infantis que ele criou, e eu considero o Lobato um romancista-pedagogo, dos autores infantis brasileiros, talvez seja o melhor.

• Ótimo Ótimo x 1
  7. Fúria da cidade

Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

Achei fantástico uma entrevista que o Lobato deu por telefone a Rádio Jovem Pan (na época Panamericana) apenas uma semana de seu falecimento o que só fez aumentar a minha admiração por ele.

8. Wal Lima

Wal Lima Usuário

Lembra muito minha infância assistindo o sitio do pica-pau amarelo rs...

Compartilhar