1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Monteiro Lobato

Tópico em 'Autores Nacionais' iniciado por Garth Blackwood, 30 Mar 2003.

  1. Garth Blackwood

    Garth Blackwood Dragon Highlord

    Pode parecer infantil um tópico sobre esse humano, mas não achei nada sobre ele aqui. Quando pirralho lialguns livros de Monteiro Lobato, agora tava relembrando e deu vontade de ler novamente.

    Nem lembro o nome dos livros que li, só de Os 12 trabalhos de Hércules. Ótimo livro.

    Acho injusto darem pouca importância atualmente aos livros dele. Só lembram de Monteiro Lobato quando se trata do programa de televisão (quando lembram). O cara era fera.
     
  2. Lórien

    Lórien Última General de Nanto

    Eu não considero o Monteiro Lobato exatamente infantil. Até hoje costumo dar uma folheada nos livros dele. O interessante é porque normalmente eu estou à procura de alguma informação, histórica, geográfica, seja lá o que for.
    Que eu me lembre, eu li quase todos. E aprendi a fazer divisão no Matemática da Emília :)
    Uma vez minha mãe colocou-nos, eu e meus irmãos, de castigo, cada um em um quarto. Ela tirou o rádio da minha irmã (naquele tempo isso era a vida dela), meu irmão era meio pequeno, e ela me trancou no quarto dela, só que esqueceu de me tirar o livro que eu estava lendo :wink: , que era um Monteiro Lobato. Foi o castigo mais legal da minha vida! 8-) 8-) 8-)
     
  3. Bombadille

    Bombadille Usuário

    Nuss, li praticamente todos os livros, umas três vezes, só tirando geografia das crianças, história do mundo e Hans Staden das crianças!! Li mais vezes os Doze Trabalhos de Hércules, MUuuuuuuito legal!!!! Comecei a ler Reinações de Narizinho meio forçado pela minha mãe, mas aí naum parei mais..!! :D
     
  4. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Nunca li nada dele, talvez porque nunca fui influenciado, e, quando criança, sempre gostei de HQs. Mas acho que as escolas devem mostrar as obras de Lobato às crianças para que elas tenham conhecimento não só através do programa da Globo, mas dos livros do cara. Se são bons ou não, não sei dizer. Mas se a criançada gosta do programa de TV, por que não iriam gostar dos livros?
     
  5. Wendëmahtar

    Wendëmahtar Heh. Supershake.

    O melhor livro dele pra mim é O Saci. Adorei esse livro, um dos meus favoritos quando era criança! :obiggraz:
     
  6. Conan

    Conan Cavaleiro Pendragon

    Li a coleção inteira quando criança e denovo quando mais velho e acho sencacional. pena que realmente é muito pouco valorizada. acho que deveria ser leitura obrigatória na escola! Bom para qualquer idade! pena que hoje em dia a televisão esteja vencendo o habito de ler.
     
  7. Lórien

    Lórien Última General de Nanto

    Esses livros ensinam muito... assim como aqueles programas de televisão educativos antigos.
    Se bem que a geração era outra, e não essa geração Pokémom... Whatever, Monteiro Lobato ensinou história, geografia, matemática, português e outras ciências para muita gente!
    :wink: A Avenida aqui a duas quadras da minha casa se chama Monteiro Lobato rsssss :wink:
     
  8. Garth Blackwood

    Garth Blackwood Dragon Highlord

    Não tinham alguns livros tipo: A matemática da Emilia ou coisa parecida???
     
  9. Bombadille

    Bombadille Usuário

    Sim, Aritmética da Emília, Emília no país da Gramática, Geografia para as Crianças, etc. Muito legal o jeito q ele explica as coisas!! muito criativo, mesmo!
     
  10. Primula

    Primula Moda, mediana, média...

    Bem, achava hilário as soluções da Emília... Reforma da Natureza por exemplo, tinha coisas que eu concordava com ela.

    E gostava do jeito didático de Dona Benta explicar - depois da zona - porque não era melhor do jeito da Emília... muitas vezes a natureza é mais sábia que nós...
     

  11. eu adorava esse livro!!
    era meu favorito!!

    e meu segundo dele era As aventuras de pedrinho... :grinlove:
     
  12. Bombadille

    Bombadille Usuário

    Mas o meu favorito era, sem dúvida, Os Doze Trabalhos de Hércules!! A Chave do Tamanho, tb, eu adorava!! depois eu ficava imaginando como seria se eu eu tivesse apenas algumas polegadas! Aquelas comunidades dos outros países, nossa, eu viajava!! :lily:
     
  13. Garth Blackwood

    Garth Blackwood Dragon Highlord

    Os 12 Trabalhos de Hércules é maravilhoso. O modo como ele conta a história, e o modo como ele acrescenta os personagens do sítio é espetacular. Destaque pra Emília, que começou a falar grego de "faz-de-conta"... e deu certo. :lol:
     
  14. Orion

    Orion Jonas

    Eu não gosto dele, é absurdamente preconcituoso, elitista e seus textos de contos são fracos não trazendo também nenhuma inovação. Ele só se salva na literatura infantl. E olhe lá. Tudo bem, pode-se dizer que ele é pré-modernista e que foi influenciado pelo cientificismo do século XIX, mas isso não é desculpa. Euclides, Lima Barreto e Augusto dos Anjos não repetiram o mesmo erro.

    Ainda bem.
     
  15. * Lilyris *

    * Lilyris * Usuário

    Sinceramemte, eu nunca fui fã dos livros dele...
    Nunca gostei de O sitio do Pica-Pau amarelo.... não sei se era por causa da Emilia, eu achava ela metidinha demais pro meu gosto, ou sei lá, mas eu não li mts livros também não.
    Só que independente disso, eu admiro porque os livros dele fazem com que as crianças acabem adquirindo alguma "curtura" e aprendendo coisas de escola tbm. Eu li o Emilia no Pais da Gramatica, achei legalzinho, mas mesmo assim não procurei saber mais...
    E também tem akela historia de que ele é preconceituoso, racista e tudo mais... só nãos ei se é boato ou não
     
  16. Koihler_theOld

    Koihler_theOld Usuário

    Faz tanto tempo, anos desde que li o ultimo livro dele, mas gostava muito, principalmente dos personagens, eram criativos, e bem personificados, minha preferida era a Emilia.
     
  17. Ilyriä

    Ilyriä Usuário

    Aos 11 anos de idade eu já tinha lido TODA a coleção do Sítio... morria de vontade de ter uma boneca que falasse, ou poder viver num lugar idílico que nem o sítio... quando estiver com tempo pretendo reler os livros... existem certas coisas que podem fazer parte da nossa infância mas são muito difíceis de considerarmos infantis... Monteiro Lobato é uma dessas coisas....
     
  18. Ogden

    Ogden Usuário

    Monteiro Lobato não escreveu só o Sitio do Pica pau Amarelo, q, aliás, eu nunca li :P

    ele tb escreveu livros mais ''adultos'' - no caso menos infantis;

    um deles que eu recomendo MUITO se chama Cidades Mortas.
    Achei excelente o livro, muito bom mesmo!
     
  19. Jango

    Jango Branca! Branca! Branca!

    Os doze trabalhos de Hércules e Peter Pan com a turma do Sítio-do-Pica-pau-amarelo. Livros muito bons. Ainda vou comprá-lo s para ler pra minha filha.
     
  20. *Ceinwyn*

    *Ceinwyn* Ogra rosa

    Só eles? Eu guardo a coleção inteira pros meus futuros filhos...Tomara que eu tenha tempo de ler pra eles... pq nem sempre a mãe tem tempo pra isso.. :[

    Li os livros tantas vezes que até hoje eu faço relações com o que o Monteiro Lobato disse...rsrsr.... o engraçado é que faço História e aí quando releio o ML eu vejo o quanto as concepções de História dele estão ultrapassadas :lol:
     

Compartilhar