• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Monteiro Lobato censurado com a permissão da bisneta

Não tenho problemas com ateus. E sou um ateu. Mas penso que é errado tentar convencer crianças na escola que Deus não existe. Por isso sou contra Dawkins na escola - pelo menos livros que ele fala sobre religião. Nem mesmo no ensino médio penso ser pertinente.

Ateu? O negócio se torna meio complexo.
Você acredita que Deus é uma fantasia, mas quer manter isso longe das crianças, mesmo dos jovens do Ensino Médio?
Você crê estar certo, mas quer manter esse "certo" longe dos jovens?
É uma lógica um pouco exótica, mas respeita a prioridade paterna nesse assunto.
Bem... de acordo com você, cortamos, tesouramos ou escondemos Lobato. Eu acho que Dawkins não é apropriado para o Fundamental, mas você quer manter determinadas obras dele fora até do Ensino Médio.
Quem são os próximos da lista? Na sua opinião quais são os cientistas, artistas, pensadores e escritores que devem ser censurados? Quais obras devem passar pela tesoura... ou para o esquecimento?
 
Última edição:
Ateu? O negócio se torna meio complexo.
Você acredita que Deus é uma fantasia, mas quer manter isso longe das crianças, mesmo dos jovens do Ensino Médio?
Você crê estar certo, mas quer manter esse "certo" longe dos jovens?
É uma lógica um pouco exótica, mas respeita a prioridade paterna nesse assunto.
Bem... de acordo com você, cortamos, tesouramos ou escondemos Lobato. Eu acho que Dawkins não é apropriado para o Fundamental, mas você quer manter determinadas obras dele fora até do Ensino Médio.
Quem são os próximos da lista? Na sua opinião quais são os cientistas, artistas, pensadores e escritores que devem ser censurados? Quais obras devem passar pela tesoura... ou para o esquecimento?

Dawkins no ensino médio seria aceitável. Só penso que a escola não seria lugar para discutir isso. Ela tem outro propósito e prioridades. Já há algumas matérias mais importantes para entrar.

Mesmo eu sendo ateu, entendo que a religião tem uma importância fundamental na humanidade. Basta olhar para qualquer grande sociedade, que a religião estará intimamente presente em seus cidadãos. Ela ajuda a lidar psicologicamente com certos problemas. Também ajuda a trazer ordem.

Quando eu estava no final do fundamental, comecei a duvidar de Deus. No final do ensino médio, já era ateu, e entrei em depressão profunda - caso clínico. Frequentando psiquiatra, ele me revelou que é mais comum a depressão entre ateus - pelo menos proporcionalmente. Acreditar em um Deus maior torna a vida mais leve - os grandes problemas fora de nosso controle, passam a ser responsabilidade de Deus. Por isso, eu não acho correto um adulto converter ao ateísmo uma criança, filha de outros país. Prezo mais pelo bem estar e a felicidade nas pessoas, do que o pleno conhecimento da "verdade" - a qual nunca iremos conhecer tão bem! XD



E não é que eu quero proibir Dawkins ou Monteiro Lobato. Se um pai quiser exibir ao seu filho, blz! Até mesmo se existir uma escola que deixa bem claro para os pais que abordará temas como ateísmo, também, na minha opinião, é aceitável. Mas, vejo problema se um casal religioso colocar seu filho em uma escola padrão, e esta induzir propositalmente o filho ao ateísmo. Ai para mim é bizarro!

No caso do Monteiro Lobato, depois do fundamental, fica aceitável. No fundamental não. Principalmente na quinta série! XD
 
Eu sou da opinião que,ao invés de modificar/censurar/mutilar o texto original ele deveria ser publicado conforme foi originalmente escrito com notas explicativas do contexto da época em que foi escrito.🤔🤨
 
Lobato era eugenista. Um lixo de ser humano. Porém, reduzir a sua obra à propaganda racista beira a desonestidade. E, o estudo de literatura brasileira deve passar pelos clássicos. Por isso, Lobato e TODOS os outros clássicos devem continuar na grade curricular das escolas.
 
Eu sou da opinião que,ao invés de modificar/censurar/mutilar o texto original ele deveria ser publicado conforme foi originalmente escrito com notas explicativas do contexto da época em que foi escrito.🤔🤨

Eu acho valido, além disso, ser passado como conteúdo de algo que não é legal, como quando vai ser ensinado sobre o nazismo.
 
Lobato era eugenista. Um lixo de ser humano. Porém, reduzir a sua obra à propaganda racista beira a desonestidade. E, o estudo de literatura brasileira deve passar pelos clássicos. Por isso, Lobato e TODOS os outros clássicos devem continuar na grade curricular das escolas.
Concordo plenamente.
 
Acho que o ponto, talvez, seja tirar a importancia, mostrar que não é legal, por mais que seja cheio de flores a literatura dele, um exemplo a não ser seguido, e um passado ruim.

Num estagio inicial, "cortar" partes do texto, pode até ser algo que piore a situação, pois esta enfeitando o resto de uma obra que deve ser vista como problematica.

A proibição total, é outro ponto, pode ser algo a ser pensado, principalmente se mesmo sendo tratada em meios publicos como algo problematico e a ser evitado de um passado ruim, continue sendo passada em outros meios ou pelas familias, no intuito de fortalecer ideias racistas e eugenistas.
 
Acho que o ponto, talvez, seja tirar a importancia, mostrar que não é legal, por mais que seja cheio de flores a literatura dele, um exemplo a não ser seguido, e um passado ruim.

Num estagio inicial, "cortar" partes do texto, pode até ser algo que piore a situação, pois esta enfeitando o resto de uma obra que deve ser vista como problematica.

A proibição total, é outro ponto, pode ser algo a ser pensado, principalmente se mesmo sendo tratada em meios publicos como algo problematico e a ser evitado de um passado ruim, continue sendo passada em outros meios ou pelas familias, no intuito de fortalecer ideias racistas e eugenistas.
Exatamente isso!Acertou na mosca!👍👍👍
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo