1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Monte Roraima: A maior montanha plana do mundo.

Tópico em 'Ciência & Tecnologia' iniciado por Hasgath, 20 Jan 2011.

  1. Hasgath

    Hasgath Usuário

    Está entre as formações geológicas mais antigas da Terra, quando os continentes ainda nem estavam separados, há cerca de dois biliões de anos. O Monte Roraima foi ganhando este aspecto devido à acção do vento e da chuva, que foram “moldando” as suas rochas.
    Situado num terreno montanhoso rodeado por outros imponentes montes, faz parte do chamado grupo Tepuis. Este grupo caracteriza-se pela sua forma natural: praticamente plana, como se os seus montes fossem mesas. Com uma extensão de 31Km2, está distribuído entre três países: no sul da Venezuela, no extremo norte do Brasil e no oeste do Guiana.
    Desde sempre o Roraima despertou interesse e curiosidade. Há várias lendas antigas e mitos desde os primeiros povos que habitavam nas redondezas. Descrito pela primeira vez apenas em 1596, por Sir Walter Raleigh, foi também fonte de inspiração ao criador do famoso detective Sherlock Holmes, Arthur Conan Doyle, para a sua obra de 1912 O mundo perdido.

    Em 2006, uma equipa de cientistas partiu numa exploração às recentemente descobertas grutas de Roraima. Um ano depois, retornariam com alguns apoios por parte da NASA, para uma maior investigação sobre micróbios encontrados nas paredes das grutas que poderiam trazer pistas sobre a vida noutros planetas.
    As escaladas, subidas e descidas pela montanha datam já de 1884. Sir Everard Im Thurn, após várias tentativas de chegar ao topo, encontra finalmente um caminho pelas encostas. Apesar do difícil e íngreme acesso, foi o primeiro tepui a ser escalado. Hoje em dia, é esse o percurso mais usado pelos aventureiros que procuram uma experiência diferente.
    Alcançar e percorrer os 90 Km do cume não é tarefa fácil. Pode levar dois dias até lá e sete dias para uma “exploração” total de toda a área. A caminhada começa do lado venezuelano. Na aldeia indígena de Paraitepuy, próxima da zona, é possível encontrar um guia para acompanhar a viagem, já que as nuvens e o tempo chuvoso podem levar alguém a perder-se no caminho. Para além da maravilhosa vista, da diversa fauna e flora que Roraima oferece, o ponto alto é a “Pedra Maverick”, que se assemelha a um modelo de automóvel dos anos 70. Os milhões de litros de água que escorrem pelo monte formam riachos e quedas de água de 979 m - entre elas, “Santo Angel”. Esta é a única maneira de chegar, sem recorrer ao uso de equipamentos de alpinismo. Do lado de Guiana e do Brasil, devido às falésias que rodeiam o monte, é impossível contorná-lo sem esta ajuda.
    Para protegê-lo, foi transformado em 1989 em Parque Natural.


    Matéria original e fotos em:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

     
  2. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Se é bem plano daria até pra montar uma cidade em cima dele.

    Mas que bom que fica numa reserva ambiental protegida, senão já teriam detonado e urbanizado tudo em volta.
     
  3. Monica_Linwë

    Monica_Linwë Usuário

    Eu fiquei pasma com as fotos! Que lugar mais lindo!!! Concordo com o Fúria. Ainda bem que está numa área de proteção ambiental, se não essa montanha não existiria mais.
     
  4. Fëanor

    Fëanor Fnord Usuário Premium

    O tal Salto Angel que cai das encostas do monte é a mais alta queda dágua do mundo.

    Já tinha ouvido falar no lugar, mas não sabia que era justamente o Monte Roraima que tinha inspirado o Conan Doyle em O Mundo Perdido.

    E realmente é bonito pra caramba. Penso em visitar algum dia.
     
  5. Pim

    Pim God, I love how sexy I am!

    Vamos? :mrpurple:
     
  6. adrieldantas

    adrieldantas Relax and have some winey

    Muito linda cara. Eu moraria tranquilamente lá em cima. huhsuhsuhaushas.
     
  7. Elessar Hyarmen

    Elessar Hyarmen Senhor de Bri

    O lugar é místico e ao mesmo tempo sagrado para os índios da região.

    Eu tenho um vídeo que fala sobre o Monte Roraima. É muito lindo!
     
  8. Hasgath

    Hasgath Usuário

    Se alguem tiver o filme UP da Pixar, tem um documentario da pré-produção, não é exatamente no Monte Roraima, mas nas montanhas do mesmo tipo daquela região, recomendo a todos. São formações geológicas unicas.
     
  9. Elendil

    Elendil Equipe Valinor

    Sempre achei essa uma das paisagens mais lindas e épicas do Brasil! Lugar foda mesmo!
     
  10. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Que continue sendo de dificil acesso e totalmente preservado ao redor, pois é o que essa beleza natural merece.

    Se estivesse no Sudeste do Brasil eu já temo totalmente o que já teriam feito.
     
  11. Elessar Hyarmen

    Elessar Hyarmen Senhor de Bri


    Uma fábrica de aviões, a montanha seria um potencial enorme para os testes :mrgreen:
     

Compartilhar