• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Montarias Aladas dos Nazgûl

Eu sempre tive uma imagem definida delas, pois havia visto uma ilustração de Angus McBride antes de ler o livro. Ele as pintava como uns abutres gigantes, sem penas e com um aspecto meio reptiliano.
 
Eu acho q o meu "jatinho particular" veio de filhotes de dragâo e/ou abutres. Parece ter características dos dois.

E qto ao nome, é mais dificil. Conheço um cara q leu RdR há 2 anos e só agora se tocou q "Nazgûl" é o espectro, não a montaria. :roll:
 
Isso porque a narrativa é confusa. É perfeitamente perdoável cometer esse erro, pois Tolkien não especifica direito.

Eu já disse isso, acho o RdR o pior volume de SdA, porque ele tem um quê de Silmarillion. É meio confuso e vago. Acho que Tolkien ficou meio de saco cheio pro final, e começou a resumir mais as coisas.

O "Sociedade" é infinitamente mais caprichado, dá pra ver que ele levou muito mais tempo escrevendo.
 
V disse:
.É meio confuso e vago. Acho que Tolkien ficou meio de saco cheio pro final, e começou a resumir mais as coisas.

Eu também tive essa impressão....


parece que o Tolkien começou a correr com a história, porq ela estava grande demais e tinha que entregar o livro..... :|
 
Eu acho que foi exatamente isso que aconteceu.

Tipo, os acontecimentos de RdR são grandiosos, importantes e decisivos. Mas é tudo narrado com certo desleixo. Tolkien perdeu mais tempo com os nenúfares de Tom Bombadil do que com a Guerra do Anel em si. :mrgreen:
 
É verdade, acho q ele se ligou que, se continuasse naquele ritmo, nunca iria terminar de escrever a historia ate morrer :mrgreen:
 
Na verdade eu acho que existe um propósito para o RdR ser mais acelerado que a SdA. Simplesmente porque a história é muito mais corrida no fim e o clímax é no fim em o RdR. Assim como em qualquer história a ação se passa no fim e foi essa impressão que o autor quis passar.
E tem mais, em a SdA o próprio ânimo dos hobbits é diferente do que é no RdR então a descrição dos lugares é mais detalha e mais bucólica. Em RdR eles estão afundados na Guerra do Anel e não têm tempo para reparar em cada único detalhe de cada única paisagem que eles encontram pelo caminho.
 
Hmm.. faz sentido, mas não é disso que eu estava falando.

É o modo burocrático de jogar as informações e as resoluções insatisfatórias que me incomodam.

Não me entendam mal, SdA é um bom livro, mas é irregular. Falta uma certa concretização, como na maioria das obras de Tolkien. Isso, torno a dizer, só é realmente relevante no terceiro volume.
 
V disse:
Eu já disse isso, acho o RdR o pior volume de SdA

eu naum concordo com isso de jeito nenhum. eu acho o RdR a MELHOR parte do SdA. acho q ele é mais corrido pra mostrar como tudo tava corrido, enquanto no primeiro eles tinham mais calma.
 
Eu realmente não me recordo da primeira vez que os Cavaleiros foram chamados de Nazgûl no livro, mas a primeira vez que um aparece com uma montaria alada é no livro dois, quando a Sociedade está no Anduin. A descrição é muito abstrata, nem cita que é um Nazgûl; a intenção ali era só a de sugerir isso mesmo. Mas, sinceramente, nada justifica duvidar de que eles, os cavaleiros, não têm asas:
"E para a surpresa de todos, era uma criatura alada. (...) Na criatura estava montado um vulto, coberto com um manto negro enorme e ameaçador(...): O Senhor dos Nazgûl."(RdR, V, cap. 6)

Além disso, Tolkien teve extremo cuidado com a sua "grande história", literalmente parando de escrever quando se senti em "crise de imaginação":
"'A inspiração para o Anel está completamente exaurida', escreveu em agosto (de 1944; o livro só foi terminado e datilografado para a editora em 1949, cinco anos depois); e até o fim do ano não produziu nada além do esboço de uma sinopse para o restante da história" ("J.R.R. Tolkien, uma biografia", de Humphrey Carpenter). Ele só retomou de fato a história no verão de 1946, o livro ficou 45 praticamente intocado.

Uma frase de Tolkien a respeito da revisão final:
"Não creio que haja muitas frases que não tenham sido objeto de consideração meticulosa".

Nenhum pouco de desleixo. :wink:

O livro é mais ágil, concordo com quem disse, porque as cenas também o são. E a partir da destruição do Anel, muitos dos lugares pelos quais os personagens passam, quase todos eles, já haviam sido muito bem descritos. Era uma volta pra casa e um desfecho (ou quase isso).
Se eu encontro defeitos no SdA, com certeza não é na forma com que foi escrito.
 
Maglor disse:
Eu realmente não me recordo da primeira vez que os Cavaleiros foram chamados de Nazgûl no livro, mas a primeira vez que um aparece com uma montaria alada é no livro dois, quando a Sociedade está no Anduin.
Maglor, a primeira vez não foi no finzinho do SDA, quando a sociedade, pouco antes de se desfazer, na margem do rio, foi atacada por orcs, e, ao chegarem na margem oeste, viram alguma coisa voando do lado leste? Eles não identificaram o que era, mas Frodo sentiu-se mal da mesma forma que sentia quando da presença dos Nazgûl, até que Legolas pegou seu arco novinho em folha da titia Galadriel e derrubou o bichinho... ou acharam que derrubou, pelo menos... Não foi isso? :wink:
 
Sim cara, isso inclusive está no meu post, no trecho que você citou. :wink:
Eu disse que não lembro da primeira vez que os Cavaleiros Negros são chamados de Nazgûl! :) Porque até algum ponto na história, eles eram os "cavaleiros negros".
Vou dar uma olhada e volto pra editar...

"-'Tenho uma missão urgente', disse ele. 'Minha notícia é má.' Então olhou ao redor como se as cercas vivas tivessem ouvidos. 'Nazgûl', sussurrou ele. 'Os Nove estão de novo à solta. Atravessaram o rio em segredo e estão indo para o Oeste. Tomaram a forda de cavaleiros vestidos de preto." - Radagast para Gandalf, SdA, II, "O Conselho de Elrond". :)
 
Mais uma vez confundo livro dois com ADT...
De qq forma, pelo menos, com meu post, posso ajudar a galera que já esqueceu desses detalhes da aparição deles, que acho relevante; embora, infelizmente, o PJ não concorde comigo... :cry:
E pra galera que só viu o filme, taí o fato! :mrgreen:
 
Mas é claro que eles tinham asas!

Eles são criaturas-aladas.

Aqui no livro tem um trecho que descreve bem a criatura-alada misteriosa:

"[...]se era um pássaro, então era maior que todos os outros pássaros, e era nu, sem penas ou plumas, e suas enormes asas eram como membranas de couro entre dedos de garras; e seu corpo fedia. Talvez fosse uma criatura de um mundo mais antigo, cuja espécie, sobrevivendo em montanhas frias e esquecidas sob a lua, perdurara além de seus dias, e em ninhos hediondos criara esta última criatura extemporânea, voltada para o mal. E o Senhor do Escuro a acolhera, alimentando-a com carnes nojentas, até que crescesse além da medida de todos os seres voadores; depois deu-a de presente a seu servidor, para que fosse sua montaria[...]soltou um grito crocitante, e pousou sobre o corpo de Snawmana, enterrando nele as garras e abaixando o pescoço longo e nu.

Ele é bem maior que uma águia então. Não tinha penas, não podia ser abutre nem nenhuma ave. As asas parecem de morcego. Talvez fosse o último de sua espécie e Sauron o havia tomado e criado até ser útil. Seu pescoço era longo.

Agora está mais fácil de imaginar ela.

Aqui tem uma foto de como ela deveria ser (eu sempre imaginei bem parecido com isso):
http://www.tolkien.com.br/imagens/ilust/howe/howe04.jpg
O estranho é que Sauron está montado nela. Figura de Jonh Howe
 
Não, quem está montado nela é um Nazgûl.
Sauron está sentadinho olhando pra Minas Tirith ou qualquer outro lugar... ali naquela torre ao fundo.

E como curiosidade, no filme as montarias serão muito muito parecidas com essas. O John Howe foi quem praticamente decidiu como elas seriam. Como nos desenhos dele, ou seja, como está api em cima.
 
Mas o elmo do cara na figura parece mais o do sauron do que um capuz de nazgûl.

Agora eu me lembrei duma coisa. Eu tenho um colega que leu SDA e ele chama os Nazgûl de Nasagûl.

AHAUHAUHAUAH

É muito engraçado tu conversando com ele. Ele fala Nasagul e chama o Pippin de Pinpin.

HAUAHUAHUAHAU
 
O elmo é a coroa do Rei-bruxo. Ele usava uma por baixo do capuz.

E eu conheço um monte de gente q confunde Sauron com Saruman, Gondor com Gondolin, Minas Morgul com Minas de Moria...
 
É que mesmo que fosse uma coroa debaixo de um capuz, não ia er assim. Parece que brilha, acho que Jonh imaginou diferente a "cabeça" de um nazgûl.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo