• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Montagem na Coroação

Eriadan

Well-Known Member
Minha questão é: há uma razão praquela montagem ridícula dos hobbits na coroação de Aragorn em Minas Tirith? Não sei se vocês perceberam (estava bem evidente), mas Frodo, Sam, Merry e Pippin estão em outro plano, e foram anexados na cena. Por quê? Não seria melhor e mais simples colocar os atores lá? Alguém sabe? :doido:
 
Sinceramente não percebi isso...
Mas se ha algum motivo, com certeza é pelo tamanho deles.. pois durante o filme inteiro é feito jogo de cameras e tal, pra que os Hobbits ficassem com tamanho de Hobbit.:mrgreen:
 
e tem uma mulher q é duble de um dos hobbits...ela é bem pqneninha!

noa lembro disso, mas tem uma parte q tem umas montanhas atras (e noa é essa), q parece bem mal feita uma montagem
 
Talvez fosse melhor colocar os atores pura e simplesmente. Mas como no filme inteiro é focado que os hobbits são pequenos e tal, não daria... mas confesso que a montagem ficou bem mal feita... :tsc:
À propósito, tem uma cena que me intriga sempre: Aquela de quando Gandalf chega no Condado, bem no começo de SdA. A hora que Frodo pula no cólo dele para abraçá-lo parece um boneco! Eu tenho sérias dúvida de que seja mesmo um... :think:
 
Eriadorion disse:
Minha questão é: há uma razão praquela montagem ridícula dos hobbits na coroação de Aragorn em Minas Tirith? Não sei se vocês perceberam (estava bem evidente), mas Frodo, Sam, Merry e Pippin estão em outro plano, e foram anexados na cena. Por quê? Não seria melhor e mais simples colocar os atores lá? Alguém sabe? :doido:

O problema é que durante a maior parte dos filmes, os hobbits são filmados sob uma perspectiva diferente. Eles ficam mais atrás, e isso da a impressão deles serem menores do que são. Lá, no meio da multidão, isso não é póssivel.

Pra piorar, PJ quis colocar um efeito de luz bem forte atrás deles e isso complica bastante na hora da montagem, por que a intensidade da luz acaba não ficando igual e a luminosidade dos personagesn fica diferente (por isso você percebe).
 
Entendo... o problema deve ser mesmo esse efeito de luz, porque, de todas as montagens, essa foi a única que eu percebi. Para quem vê com atenção, mesmo sem a intenção, ela é totalmente óbvia. :tsc:
 
Poxa, nao tinha reparado, mas agora que vc falou, eh verdade... Tah mto na cara a sobreposiçao na cena... Mas eh pq ficaria dificil fazer jogo de camera com tanta gente, aih teria que fazer muita filmagem diferente e denovo a sobreposiçao, daih fica mto dificil msm...
 
NA cena do Condado que o Frodo abraça o Gandalf eles usaram um anão, aliás todos eles tem um dublê que é anão, o do Elijah realmente era muito esquisito.:ahn?:
 
Mithrandir Istari disse:
Ao meu ver, a montagem é muito bem feita, pois nada percebi.
Mas se foi é porque tinha que ser feita, para a melhor fotografia da cena.:D

Além de que essa cena tem o erro do Pippin e Merry estarem do mesmo tamanho, etc.
 
O problema é que muitas pessoas, vêem um filme tentando encontrar os erros, isso é bem triste.:tsc:

Só quem não é fã, se preocuparia com alguns errinhos humanos, pois a cena é por demais emocionante para se preocupar com a altura dos personagens.
 
Última edição:
Mithrandir Istari disse:
O problema é que muitas pessoas, vêem um filme tentando encontrar os erros, isso é bem triste.:tsc:

Não é que procuramos erros... mas depois de assistir os filmes TANTAS vezes, é impossível não reparar os detalhes!
 
O que o Mithrandir disse é verdade; mas não é o caso. Em primeiro lugar porque não é uma crítica, é uma pergunta: o porquê da montagem; segundo porque, como disse a Larissa, é impossível não reparar, se vc tiver um bom poder de observação e estiver assistindo pela trocentésima vez.

Não desmereço os filmes, pelo contrário: foram praticamente minha introdução para a mitologia. Tenho os três DVD's em casa, e procuro pelos extendidos. Mas essa cena... temos que admitir que ta tosca. :roll: E o Lukaz lembrou bem: Merry e Pippin tinham pelo menos 10cm a + de altura que os outros dois, depois da bebida dos ents.
 
Não acuso ninguém, vale lembrar. Disse isso porque não tenho nenhum amigo que goste de tudo a respeito de O Senhor dos Anéis. Uma vez convidei, dois amigos para ver comigo a versão extendida, paguei 750 Reais no site submarino, pela trilogia, versão importada! Valeu e valeu muito! Eu chamo de versão completa, pois aquele que vê e for fã, chora ao ver as belas cenas cortadas que dão um indescritível aumento na dramaticidade de todos os personagens. Mas os meus “amigos” são daqueles tristes que dão risadas da amizade pura de Frodo e Sam e ainda conversão durante as cenas tranqüilas ou dramáticas. Era a primeira vez que via a versão completa. Estava suando frio, a barriga gelada e a voz embargada, nada falei. Na verdade suas vozes eram como um cochicho aos meus sentidos, estava em transe durante todo o filme, era a Irmandade de Anel. Repito não acuso nenhum de vocês de serem como eles, só que vejo os filmes como parte de minha vida, assim como leio e releio os livros e, quanto mais eu vejo os filmes e leio os livros, mais me apaixono e me encanto com a sua magnitude. Juro a vocês, nunca percebi nenhuma montagem ou cena mau feita! Mas não acho legal apontar os erros, pois da próxima vez que um fã for ver um dos filmes, se desligara da dramaticidade e acabara se tornando um triste caçador de erros.

Sou tão fã que me “ofendo” com certos comentários que alguns fazem, mas não tenho raiva. Criticas dos filmes? Encaro “bem” mas quando esses comentários são para denegrir, os contos majestosos, solto raios e trovões! Pois meus jovens, sou fã do velho Tolkien há muito tempo, quando um filme era um sonho em meados de 1994. Fico imensamente feliz de ver novos, eternos fãs! Salvem todos vocês!:cerva:
 
Última edição:
Está certo que o filme é ótimo,Peter Jackson é um gênio do cinema,mas não existem filmes que sejão perfeitos,sempre tem algum erro.Nós que somos fãs(pelo menos alguns) não procuramos por erros para apontar o dedo na cara e dizer que errou,fazemos isso para ver o que poderia ter sido melhor,o que poderia ter sido mais fiel ao livro e tudo mais.
Mas quanto aos Hobbits na montagem óbvia,eles bem que poderiam usar o milenar truque de se ajoelhar em cima de falsos pés,assim pareceria que eles eram realmente baixinhos.UHAuhauhau...é brincadeira!
 
Mithrandir Istari disse:
Repito não acuso nenhum de vocês de serem como eles, só que vejo os filmes como parte de minha vida, assim como leio e releio os livros e, quanto mais eu vejo os filmes e leio os livros, mais me apaixono e me encanto com a sua magnitude. Juro a vocês, nunca percebi nenhuma montagem ou cena mau feita!

Pois é Mithrandir, mas o meu caso por exemplo é que eu conheço algumas técnicas de filmagem. Tive "produção de rádio e tv" durante a faculdade e acabei me habituando a notar esse tipo de coisa. Não é nem o caso de procurar, mas de notar erros naturalmente. Acredito inclusive que eles não depreciam em nada os filmes, só adicionam mais a mística e histórias dos filmes.
 
Entendo meu confrade, Lukaz Drakon! Saber as técnicas de filmagens, tira um pouco a magia do cinema, não acha?.:think: Como ir a um show de mágica, conhecendo como se faz todos os truques. Eu nada conheço de filmagem, até gostaria, mas temo de me chatear com este conhecimento.:roll: Já que não pretendo trabalhar nessa área. Gosto de ser como uma criança, ao me surpreender com os truques de mágica, assim como os do cinema.:joy:
 
Última edição:
Mithrandir Istari disse:
Entendo meu confrade, Lukaz Drakon! Saber as técnicas de filmagens, tira um pouco a magia do cinema, não acha?.:think: Como ir a um show de mágica, conhecendo como se faz todos os truques. Eu nada conheço de filmagem, até gostaria, mas temo de me chatear com este conhecimento.:roll: Já que não pretendo trabalhar nessa área. Gosto de ser como uma criança, ao me surpreender com os truques de mágica, assim como os do cinema.:joy:

Eu entendi o seu ponto de vista mas acho que isso depende muito da forma com que você ve isso. Realmente é possivel ver o que eles fizeram e o que não fizeram durante a filmagem, mas isso adiciona uma nova perspectiva, mostrando coisas que você não ve sem conhecer.

Essa cena da coroação é um exemplo. Ela tem o erro de gravação mas eu também sabia o por que de fazer a montagem. É uma faca de dois gumes. Perde um pouco da magia, mas você ganha em conhecimento para saber tecnicidades da produção. Sabendo dosar e usar o conhecimento, só adiciona ainda mais ao filme.
 
A montagem também só se torna evidente porque você sabe que aquilo só pode ser montagem. Afinal, todos sabem o real tamanho dos atores. Quando você os vê ali, de pé diante de gente maior, óbiviamente você passa a prestar mais atenção neles. Existem muitos momentos no filme em que você percebe que se trata de uma montagem, mas imagino que em qualquer caso seria muito difícil obter um resultado excelente, em que ninguém acusasse de montagem, justamente pelos motivos apontados. Você espera ver a montagem.

Entretanto, existem horas em que você está tão envolvido que é dificil perceber. A Larissa - Aredhel apontou um em que é dificil perceber: o abraço de Frodo em Gandalf no começo do 1º filme. Ali usaram um dublê anão e sobreporam o rosto do Elijah Wood no dele. Outra cena em que é óbivia a montagem mas que achei dificílimo de ver o que fizeram foi em Moria, quando após a queda de Gandalf, Boromir levanta Frodo do chão e o leva "no colo". Ali também usaram um dublê anão e sobrepuseram uma filmagem da cabeça do ator no lugar. No ambiente escuro de Moria, aquilo ficou perfeito e ressaltou a diferença entre os Hobbits e as demais raças.

A cena da coroação teve o azar de ter a iluminação contra e gastar um tempo considerável nos personagens, tempo esse que, se você não estiver preso à narrativa, você gasta analisando tecnicidades. ;)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo