• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Monstros não-nórdicos

Trolls, orcs, dragões... tudo isso se encaixa perfeitamente nas estórias de Tolkien, mas alguns parecem destoar um pouco. Acho que é o caso (em menos gráu) dos lobisomens e (em maior grau) dos vampiros. Quando Tolkien os inclúi em seus livros, devemos ter em mente a manjada formula "homem que vira lobo em lua cheia" e "morto vivo chupa sangue", ou eles seriam diferentes no universo da TM? "O que" seriam os lobisomens e vampiros de Tolkien? Suas formas, poderes, maldições. Alguém tem alguma informação pra dividir com esse jovem Eldar que ainda não teve acesso ao conhecimento das eras? :lol:
 
Pelo que eu saiba, não exitem muitas informações sobre os lobisomens e vampiros, mas eu achei alguma coisa no site The Encyclopedia of Arda que fala:
(Eu não sou muito bom de inglês por isso aí vai em inglês também...)

Vampires: Mysterious bat-like creatures in the service of Morgoth and of Sauron. The only vampire that Tolkien names is Sauron's servant Thuringwethil, but Sauron himself took the form of a vampire on at least one occasion.

Vampiros: Misteriosas criaturas em forma de morcego à serviço de Morgoth e Sauron. O único vampiro que Tolkien nomeou é o servo de Sauron Thuringwethil, mas Sauron tranformou-se também em um vampiro em pelo menos uma ocasião.

Werewolves: Dread servants of Morgoth in wolf-form. Werewolves were especially associated with Sauron, who indeed took the shape of a great wolf himself at least once.

Lobisomens: Temidos serventes de Morgoth na forma de lobo. Lobisomens eram especialmente associados à Sauron, que de certa forma se transformou em um grande lobo pelo menos uma vez.

Os lobisomens foram usados por Sauron na Primeira Era quando Beren e Finrod foram aprisionados por Sauron, nisso Sauron mandou lobisomens para devora-los, eles mataram Finrod e quando o lobisomem ia matar Beren Lúthien veio e o salvou. No momento eu não estou lembrando de mais nenhuma aparição de lobisomens, e de vampiros a única coisa que eu sei é que eles são mencionados no Hobbit....
 
Tolkien queria que sua mitologia fosse a "realidade" por qual as demais mitologias se basearam, então há centenas de coisas que Tolkien colocou deliberadamente em suas obras para se assemelharem às demais mitologias, dentre elas vampiros e lobisomens. Mas, diferente do que hoje imaginamos esses seres, lobisomens e vampiros eram seres em forma de lobo e morcego, maiores e mais inteligentes. Provavelmente eram maiar menores corrompidos e transfigurados por Morgoth.
 
Os Lobisomens de Tolkien não eram homens que se transformavam em lobos ou monstros humanóides. Eram espíritos malignos aprisionados em um corpo de um lobo bem grande. O mesmo ocorre com os Vampiros, que seriam apenas morcegos enormes (Vampire em inglês é uma designação para morcegos hematófagos, não apenas para seres como Dracula). Quando Sauron se transforma em Lobisomen e Vampiro ele apenas se tornou um lobão e um morcegão.
 
Uma coisa que não é nordica são o olifantes (que nem lembram elefantes neh?);

acho que isso emprobreceu um poko a obra de tolkien. Ele poderia muito bem ter colocado lendas da Africa do sul, onde ele passou parte de sua vida. Simplesmente se centralizar na europa fez da obra dele uma obra com um "paradigma" levemente previsivel (elfos: louros dos olhos azuis, por exemplo), e ele tinha um universo que poderia incrementar na obra e que o mundo até hoje nao conhece, que é a cultura africana...

tolkien pisou feio... teve uma oportunidade de fazer uma obra literalmente com realidade excentrica e acabou ficando com o modismo do eurocentrismo =/
 
A idéia de Tolkien foi criar uma mitologia para a Europa (em especial Inglaterra), por isso o centro da história se passa numa região "européia" (digamos assim).

Como assim elfos loiros? De maneira bem geral os elfos loiros eram apenas os Vanyar com algumas excessões por fora (como Glorfindel, Galadriel, Thranduil e, talvez, Legolas). Os teleri ais "nobres" possuiam cabelos prateados e a grande maioria dos elfos (teleri e Noldor) tinham cabelos pretos (existem também os ruivos, mas eles são muito poucos).
 
Denethor II disse:
Uma coisa que não é nordica são o olifantes (que nem lembram elefantes neh?);

acho que isso emprobreceu um poko a obra de tolkien. Ele poderia muito bem ter colocado lendas da Africa do sul, onde ele passou parte de sua vida. Simplesmente se centralizar na europa fez da obra dele uma obra com um "paradigma" levemente previsivel (elfos: louros dos olhos azuis, por exemplo), e ele tinha um universo que poderia incrementar na obra e que o mundo até hoje nao conhece, que é a cultura africana...

tolkien pisou feio... teve uma oportunidade de fazer uma obra literalmente com realidade excentrica e acabou ficando com o modismo do eurocentrismo =/
Tolkien viveu lá somente até os 3 anos de idade. Ele não cresceu no meio da cultura africana e nem mesmo sei o quanto conhecia dela. E não vejo nada de "pisar feio" da parte dele, muito menos "modismo de eurocentrismo". Ele gostava das lendas de diversos povos europeus e bebeu dessa fonte para escrever suas obras. Não vejo falha alguma nisso.
 
Concordo com Pandatur, e é preciso lembrar que a obra de Tolkien não estava completa quando ele se foi, se tiveese tido mais tempo com certeza ele teria falado muito sobre os povos do sul, o destino dois magos azuis, os orientais e muitas outras partes obscuras e inacabadas que infelizmente ele não pôde terminar!
 
e muitas outras partes obscuras e inacabadas que infelizmente ele não pôde terminar!
Que infelicidade a nossa?!?! ... Acho q se fossem contadas essas histórias, as obras d Tolkien teriam muito mais adeptos, pois haveria lendas, histórias e monstros para todos os gostos ...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo