1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Monstros e Criaturas da Terra-Média

Tópico em 'RPG' iniciado por MARK, 13 Mar 2003.

  1. MARK

    MARK Usuário

    Estou começando uma campanha de Senhor dos Anéis RPG (CODA)....os personagens se encontram na Quarta era do Sol .............bom jah fizemos algumas aventuras e como o livro naum dah muitas sugestões de monstros, queria q me falassem de algumas criaturas da Terra-Média (sei que posso criar algumas criaturas, mas naum queria fugir ao mundo de Tolkien)

    Obrigado !!
     
  2. Vinci

    Vinci Usuário

    Que tal olhar o último capítulo do livro? :lol:
     
  3. onor

    onor Usuário

    Bem, temos wargs, olifantes, lobos, lobisomens, cavalos diversos, aranhas gigantes, um balrog, criaturas tumulares e os nasgûl (descritos no final do livro básico).

    MAs nem de longe isso encerra um possível "compêndio" de criaturas da Terra-Média. Para iníciode conversa poderíamos "reeditar" inúmeras criaturas descritas no livro, pois até agora não engulo trolls com Força 14 e olifantes com força 18 ou 20. Ou Balrogs sem uma Pele Dura (no mínimo 4 pontos de resistência). Sei lá.

    Bem, acredito que na Terra-Média hajam criaturas como grifos (na últiam batalha do Sociedade do Anel, em que a Sociedade encara os Uruk-Hai, nota-se uma estátua de um grifo nas ruínas. Então...

    E o Vigia da Moria? Uma espécie de Kraken? Uma monstruosidade gerada pelo Senhor do Escuro proveniente do quê? Bem, um belo monstro "original".

    Cadê os ursos e águias gigantes? Poderíamos acrescentar animais aparentados com aqueles encontrados na Europa medieval e aquém. Tipo: Tigres dentes-de-sabre, grandes rinocerontes lanudos (corrompidos em mente e corpo por Morgoth e Sauron talvez), feras distorcidas e amalgamadas detre as piores feras e etc.
     
  4. Stein

    Stein Usuário

    Eu fiquei um pouco decepcionado com o que eu li. Esse tipo de coisa é facílimo de fazer com o d20, basta você acrescentar um Template de "Dire" em um Elefante para criar um Olifante e por aí vai...

    Habilidades de Outsider em Balrogs ficariam interessantes. Se você for fazer um vigia de Moria "cinematográfico", sim creio que se basear em Kraken ou Dire Octopus ficaria legal.
     
  5. onor

    onor Usuário

    Stein, acho que o Mark pensara em fazer algo para o CODA, não para o D20. Para o D20 é mole. No CODA já é um pouquinho mais difícil.
     
  6. MARK

    MARK Usuário

    Eh isso mesmo onor ........penso em fazer as criaturas para o CODA (bem mais trabalho do que para D20 - tb jogo D&D), jah pensei nos animais ...mas queria criaturas malignas que pudessem ser enfrentadas ao decorrer de aventuras .......
    Sei que naum podemos comparar com o as aventuras de D&D onde pode-se enfrentar um tipo diferente de criatura todas batalhas (caso tenha o livro dos monstros).
    Alem disso eu gostaria de ser fiel a Terra-Média (naum quero invertar monstros) por isso pergunto a akeles que jah leram o Silmarillion, Contos Inacabados e outros livros de Tolkien se podem me descrever criaturas que naum aparecem nos Livros de O senhor dos Anéis.

    obrigado ! :wink:
     
  7. onor

    onor Usuário

    Cara, do que eu li nos Contos Inacabados, o Hobbit, do Silmarilion e livros do Tolkien, e que eu me lembro, temos Dragões, águias, "zumbis" (Sendas dos Mortos?), lobisomens e ursos. Nunca vi muita DIVERSIDADE de monstros e craturas servos da Sombra.

    Estou catando um compendio de criaturas do MERPS, seria uma base melhor.
     
  8. Stein

    Stein Usuário

    Dê uma olhada nesse site:

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Seres sem nome, Aranhas gigantescas, "Vampiros", Licantropos e - dependendo de como você interpreta o livro - gigantes.
     
  9. O Mago

    O Mago Usuário

    Mark eu até entendo que você não queira fugir do tema Tokien pois eu pensava da mesma forma no comerço mas eu lhe digo por experiencia propria:

    Não da.

    E sabe porque? Porque os jogadores sempre vão querer criaturas e monstros novos, mais cedo ou mais tarde eles se cansarão de enfrentar Orcs e Uruks-Hai.

    Foi exatamente o que aconteceu no ultimo jogo.

    Conversei com os jogadores e eles chegaram a mesma conclusão.
    Eles ja estavam de saco cheio de ver as caras feias e orelhudas dos Orcs toda hora.

    Assim acho que a melhor maneira é você se bazear no bom e velho D&D.

    Mas com muito cuidado!

    Ai vão algumas dicas:


    - Procure adaptar apenas criaturas que sejam obviamente dapataveis como Beholders, Dragões, Grifos, Pegasus, Liches, Esqueletos e Zumbis

    - Não coloque criaturas do tipo: Goblins, Gnolls, Kobolds, hobgoblins. A menos que você queira que sua aventura seja uma palhaçada de D&D

    - Mesmo as criaturas como os Dragões e Grifos devem ser mantidas com uma raridade enorme!

    - Crie suas proprias criaturas. Não esqueça que Tolkien faz isso o tempo todo.

    - Não esqueça que D&D foi originalmente bazeado na Terra Média.

    Eu trarei Beholders em Pergaminhos do Istari #2
     
  10. onor

    onor Usuário

    UM BEHOLDER NA TERRA MÉDIA???

    É, fazer o quê? Só acho que Tolkien pode se remexer na tumba.
     
  11. O Mago

    O Mago Usuário

    Ah vamos la. Nào é tão dificil imaginar um Beholder na Terra-média.

    Basta se lembrar que ele muuuuuuuiiiito raro e só aparece em cavernas, pantanos e em Mordor.

    Ja se esqueceram que mordor guarda varios horrores?
     
  12. Spellbinder

    Spellbinder Usuário

    Com certeza seria um horror encontrar um beholder no portão de Mordor. :mrgreen:
     
  13. O Mago

    O Mago Usuário

    :lol: :lol: :lol:

    Mas é claro que não. Eles só encontrariam nas profudenzas de Mordor
     
  14. Stein

    Stein Usuário

    Beholder ficaria muito apelão na minha opinião para uma campanha na Terra Média. Eu gostei da idéia de mamíferos pré-históricos, simplesmente versões abissais de mamíferos comuns, como é o caso do Elefante X Mamute X Olifante ou talvez um Cavalo X Baructheriun

    Eu acho também mais fascinante se basear no limite que existe. Chequem o link que postei. Orcs são bucha de canhão, mas a quantidade de culturas humanas que podem ser aproveitadas é riquíssima.
     
  15. inominavell

    inominavell Usuário

    usar etinias diferentes para inimigos tb é legal.
    costumes muito diferentes geram sempre conflito, trama etc etc
     
  16. Stein

    Stein Usuário

    Era exatamente o que eu estava dizendo. Não é necessário se concentrar em bestas como oponentes, estamos falando da Terra Média...

    Temos Numenórianos Negros, Orientais, Bárbaros, Dunedáin, diversos encontros diferentes possíveis... E isso é particularmente mais interessante em campanhas majestosas passadas na Segunda e Primeira Era.

    E Inominavell, outra coisa... Você me assustou com esse banner 8O :P
     
  17. Sullivan

    Sullivan Usuário

    vc deveria criar os dragões do war3, se vc jogar esse jogo vc vai ver um monte de monstros novos e vc pode criar herois e etc. E so uma ideia tbm :wink:
     
  18. Stein

    Stein Usuário

    Eu não acho que aproveitar criaturas do Warcraft é apropriado :P

    Imagina só:

    "Olhe Gandalf, os Grunhidores estão nos perseguindo!"

    "Não se preocupe, pequeno hobbit, eu encomendei um Zeppelin para nos buscar"
     
  19. onor

    onor Usuário

    Temos de pensar da seguinte maneira. A Terra-Média foi construída e pensada sendo um cenário de fantasia comedida e de magia SUTIL.

    Não é Faerûn (Forgotten Realms), nem Oerth(Greyhawk), o Mundo de Warcraft.

    Nesses mundos, VER e presenciar a magia é algo extremamente comum, algo que qq habitante verá pelo menos uma vez na vida. Na Terra-Média não.

    Portanto ficaria mais fácil encontrarmos criaturas apropriadas para a Terra-Média em cenários mais próximos da realidade imaginada por Tolkien.
     

Compartilhar