• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Monografia sobre Tolkien

-=§ Mari §=-

Para que serve isso?
Olá. Não sei se posso postar aqui mesmo. =) Mas vamos lá.
Estou em época de monografia. Sabe, aquele "trabalhinho" que tira sono, dá fome e pesadelo?
Então... Eu queria fazer sobre Tolkien! Que pretensão a minha, não é? heheehhe
Estou no último ano de Letras e literatura é minha área preferida. Além disso, no 2º semestre, eu perguntei para o Prof. de literatura inglesa se estudaríamos algo sobre Tolkien e ele nem sabia quem era. Quando contei de quem se tratava, ele me respondeu: "Anh, mas isso é literatura apenas pra divertimento." Isso me deixou MUITO nervosa e agora pretendo fazer um belo trabalho para esfregar no nariz dele.
Porém, não sei muito bem sobre o que falar. =/
Eu poderia partir para área de lingüística, mas o trabalho seria enorme e desgastante para mim. Então pensei em "vida e obra" mesmo. É um trabalho pequeno, na verdade. A orientadora disse que uns dois capítulos de 15-20 páginas seria suficiente.
Estou lendo "Tolkien - Uma biografia"...mas preciso mais materiais.
O que vocês me sugerem?

Por favor, dêem sugestões sobre como abordar, o que abordar, pode falar o que quiser, pode me xingar tbm...hehehe (brincadeira).

Fico no aguardo. :kiss:
 
Nunca esqueça que Tolkien era um acadêmico (filólogo) de grande qualidade. Ele ainda é considerado a maior autoridade em Beowulf.

:think:

Já é algo a se pensar. Deixo você perguntar mais.
 
Mari, você pode pegar o Senhor dos Anéis e falar sobre a questão de ser um "livro dentro do livro", digamos assim. Acho que é um dos destaques em toda a obra do Tolkien, e serviu de influencia para um monte de livros de fantasia que foram publicados depois - acho que até para dar um toque de verossimilhança, não sei. Enfim, talvez a partir disso você possa esfregar mais do que um trabalho legal na cara do seu professor, mas a prova de que o Tolkien não era "só para divertir", mas um escritor que sabia exatamente o que estava fazendo e O QUE fazer para chegar no objetivo. Qualquer coisa manda uma mp que eu posso dar uma ajuda ;)
 
Também queria fazer meu TCC falando sobre Tolkien, mas desistir por achar que ainda não tenho maturidade acadêmica suficiente para tal feito. Acho que falar de vida e obra, não servirá muito para mostrar a bobagem que é o pensamento de muitos professores ignorantes e preconceituosos ao tratar a obra do mestre como uma espécie de "literatura menor", que só serve para divertimento. Eu acho que o melhor caminho seria cair dentro de uma análise da obra a luz da teoria literária, partindo para um aspecto formal mesmo. A questão lingüística também é boa de ser trabalhada, você não precisa se aprofundar muito, mas um pouco de pesquisa na área, usando isso para a defesa do valor literário da obra de Tolkien seria muito interesse.
 
Obrigada pelas respostas!
A idéia é exatamente essa: provar o valor literário de Tolkien. Ana, achei muito legal a idéia do "livro dentro do livro"!!!
Pretendo citar a parte de lingüística, sim, para enriquecer o trabalho...mas não vou me aprofundar no assunto porque não me identifico muito com essa área.

Sobre Beowulf, li um pouco sobre isso na biografia, mas vou dar mais uma pesquisada.

Vocês poderiam me passar algumas fontes bibliográficas? Estou meio perdida, não sei que livros comprar!
Pesquisei alguns, alguém sabe se é bom?
Explicando Tolkien - RONALD KYRMSE
O Mundo de Tolkien - David Day
 
Você consegue ler em inglês? Se sim o melhor mesmo são os livros do Tom Shippey (The Road to Middle-earth, J. R. R. Tolkien: Author of the Century e Roots and Branches: Selected Papers on Tolkien)
 
Mari, não deixe de ler o trabalho de tradução* que o Imrahil (nosso Cisne) fez para o Tree&Leaf -> http://www.valinor.com.br/artigos/tirith-aear/tree-and-leaf-de-tolkien-aqui-na-valinor/ Ele levanta muitas questões interessantes, e acho que pode servir de inspiração para sua pesquisa. Além disso, pega super bem colocar na revisão bibliográfica do projeto trabalhos similares dos colegas, se é que você me entende. :dente:

* ok, é uma dissertação, antes de tudo. falar trabalho ficou esquisito =P
 
Última edição:
oie haa !!
a vc pode fazer uma pekena biografia de sua vida contar sobres suas obras seus enterreses
sua dedicaçao tenhu certeza ke ficará muito bom seu trabalho
hehe
alias tolkien e tudo de bom hehe
 
Esse tópico é maravilhoso. Ele pode ajudar, além da Mari, muita gente que quer abordar Tolkien no trabalho de TCC. Eu, por exemplo, vou estar trabalhando nisso ano que vem e a minha dificuldade é o que apresentar da obra de Tolkien para a comunidade jornalista (faço jornalismo). Sei que o Imrahil trabalha com isso, de repente, se ele aparecesse por aqui...
 
Outro ponto legal pra ser abordado é a grandiosidade do mundo que Tolkien criou. A Terra-Média tem tantos detalhes e uma geografia vasta. Mostra pro seu professor que o que Tolkien criou poderia ser um livro de história.
 
Obrigada pelas dicas, pessoal.

Deriel...meu inglês não é tão bom ao ponto de conseguir ler trabalhos mais bem elaborados. =(

Ana, eu comecei a ler Tree and Leaf, mas parei por causa da pasta de estágio (tenho 1 mês pra terminar e estou na metade ainda)...É bem interessante mesmo. Com certeza vai ajudar!

As Cartas também serão interessantes! Não as li ainda!

Vou devorar todo esse material...ahusahsauhasua...Vai ser legal...porque além de elaborar minha monografia, vou aprender mais sobre o Professor, já que não sei muito sobre ele, apesar de ser fã de suas obras!
 
Conquistei vários professores que não tinha conhecimento das obras de Tolkien, eles sábiam apenas que era o escritor de "O Senhor dos Anéis", um livro que foi adaptado para o cinema... e sempre mostrei minha paixão por Tolkien, levava meus livros, selecionava alguns trechos... essas coisas... e teve uns que dizia que Tolkien era livro de fantasia apenas... então pude mostrar quão grande era (é) Tolkien, e ele viram sua pequenes diante do mestre Tolkien... até porque mostrei detalhes de sua... fiz uma especie de "vida e obra" resumida, mas levei alguns "documentos" para provar o que dizia... E o resultado foi que a maioria leu e se apaixonou também...
Sabe, eu faço faculdade de enfermagem e sou formada em lingua portuguesa, mas acho que vou fazer faculdade de direito e me especializar em "Tolkien" rsrsrsrs.

Acho que no forum já teve alguém que fez uma monografia sobre Tolkien...
Beijos
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo