• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Monge - o novo psi striker

Elda King

Senhor do passado e do futuro
Estava olhando por aí, quando me deparei com pessoas comentando sobre o preview do monge na Dragon deste mês. Fui olhar sem esperar grandes coisas (e mesmo assim algo melhor que antes)... e me deparo com essa notícia.
Sim, o monge agora é da fonte psiônica - devido ao seu treinamento e disciplina mentais (e corporais). Eles decidiram que a ki power source não era uma boa idéia, as classes eram muito diferentes entre si, não havia material o bastante para um conceito sólido, e redistribuíram as classes por outras power sources e no conceito de outras classes.
Pelo que eu li, os poderes psiônicos são chamados Disciplinas, e o monge tem uma keyword nova e completamente revolucionária. Os poderes dele são só de artes marciais mesmo (psiônico se refere só à mente disciplinada e busca de aperfeiçoamento, nada de poderes psíquicos), ele ainda bate mais com a mão que alguém normal, se desloca muito pelo campo de batalha, dá vários ataques, e disseram que em níveis médios ele anda pelas paredes.


Eu nunca gostei do conceito do monge, mas colocando em uma power source separada da marcial eu estava esperando para o caso de talvez dar para engolir... ainda por cima que o sistema de poderes permite ao monge ficar bem legal como classe. Ainda estou na mesma expectativa, já que parece que não faz muita diferença ele ser "psiônico"...
Mas e o Ninja? Vai ser shadow, vai ficar implícito no ladino, vai ser um paragon path, vai ter uma classe "assassino" que vai ser meio ninja?
E quais vão ser as outras classes psi? Psiblade, psion, psiwarrior, wilder, ou algo novo?
E a outra power source do PHB3, qual pode ser? Eu chutaria Shadow. Com necromante, assassino/ninja, shadowcaster ou similar, e um guerreiro sombrio.
 
Eu juro que não é implicância minha com a 4E, mas... que merdão isso, hein?

Psiônicos sem poderes psíquicos? WTF???
 
Até tem uns poderes psionicos. Os próprios stunning attacks do monge viraram poderes psionicos.

E pelo jeito todas as outras classes serão psionicos tradicionais.

Concordo que parece estranho, mas quando vc lê o artido do Design and Development, você vê que pode até fazer sentido.
 
Pois é, mas é que tem que fazer sentido na hora, sabe? Esse lance de ter que ler um artigo pra se convencer não rola.
 
Pois é, mas é que tem que fazer sentido na hora, sabe? Esse lance de ter que ler um artigo pra se convencer não rola.

Mas vc pelo menos leu o preview? Com a descrição da classe e tudo mais?

Sem nem ler isso, fica impossível tbm...

Apesar que nesses livros, em geral só uns 25% me agradam. Por exemplo, no PHB2, as únicas classes que me interessaram foram o bardo e o bárbaro (nem o druida eu achei graça).

O monge pode ficar interessante.
 
Força de Vontade :g:

Força de vontade pra aturar esse tipo de coisa, né?

Mas vc pelo menos leu o preview? Com a descrição da classe e tudo mais?

É óbvio que eu não li. Eu nunca precisei de um preview para entender uma classe e para que ela fizesse sentido pra mim. Só precisei saber que, por exemplo, o warlock é tipo um mago, só que mais parecido com um ladrão e que tem um ataque de raio foda.
 
Não, não é. Ele é muito mais. Mas a moral dele é essa, ele tem poderes de mago e tem habilidades de ladrão. Tu consegue definir a classe de personagem de forma clara só com isso. Diferente do monge da 4E.
 
Depende. Mind over body pra sair na porrada definitivamente não. Ou tu vai me dizer que o Bruce Lee era um psiônico?

Pra mim o estereótipo do psiônico é o Sr. Spock, nem me passa pela cabeça a idéia de um psiônico que sai na porrada.
 
Pra mim os estereótipos de psiônicos são os truques mentais dos Jedi e os mutantes psíquicos da Marvel... Mas os psiônicos do D&D eram exatamente idênticos a magos. O Spock para mim é um cientista, que tem características próprias de seu povo (como a técnica de apertar o ombro do cara e ele cair... poder racial e dos roubados).

Eu nunca gostei de monge e nunca gostei de psiônicos (ambos no D&D, pelo menos). No entanto, não saiu exatamente a definição da psi power source, então não dá para dizer se faz sentido ou não. Seguir um preconceito pode não ser legal - o ranger mudou radicalmente, e não ficou ruim ou descaracterizado por causa disso.

Quanto ao warlock, se tem algo que ele não invoca na minha mente é a idéia de ladino. "Warlock" me passa a idéia de um conjurador mais sombrio, misterioso, meio que um ocultista. "Mago" já me invoca a idéia de um sábio - tipo Gandalf, Merlin, mas não necessariamente velho e de barba branca. "Feiticeiro" eu me acostumei a usar no sentido do D&D (magia inata), mas se não fosse por isso eu pensaria direto em alguém enfeitiça as pessoas - tanto transformações quanto encantamentos, maus-olhados, etc.
 
Depende. Mind over body pra sair na porrada definitivamente não. Ou tu vai me dizer que o Bruce Lee era um psiônico?

Pra mim o estereótipo do psiônico é o Sr. Spock, nem me passa pela cabeça a idéia de um psiônico que sai na porrada.

A Psilocke dos X-Men era psionica e saia na porrada, além de gostosa pra caramba.
 
Existem psiônicos combativos na 3.5 também. Mas a diferença é que o monge usa a concentração dele para atingir um status de perfeição e mind over body, que nem tu comentou. Já os psiônicos usam os poderes deles pra fazer as ações, não como um preparativo. O monge não tem um golpe do tipo "mind punch" ou "psychic flurry of blows". O monge tem golpe de sair na porrada mesmo.
 
Bem, ai entra um pouco em outra questao, que comentei (acho) naquele outro topico. Como na 4e tudo precisa ser padronizado, o monge tem que necessariamente estar num power source.

O ideal talvez seria um ponto misto. O monge ser um cara marcial com algumas caracteristicas psionicas. Afinal, sempre achei que o conceito de concentracao encaixava com o conceito de monge, mas na 3e eles eram irrelevantes (o monge ate tinha como pericia de classe, mas nao tinha utilidade nenhuma pra ele).

Um conceito interessante seria o cara que sai na porrada mas que, se se concentrar, consegue realizar feitos sobre-humanos. Mais ou menos uma adaptacao da mecanica do psionic focus (acho que era esse o nome) presente na 3e. O cara concentrava (gastando uma full-round action) e podia "gastar" isso num feito sobre-humano. Pra usar de novo, tinha que se concentrar de novo (o que era impraticavel no meio de um combate).
 
Existem psiônicos combativos na 3.5 também. Mas a diferença é que o monge usa a concentração dele para atingir um status de perfeição e mind over body, que nem tu comentou. Já os psiônicos usam os poderes deles pra fazer as ações, não como um preparativo. O monge não tem um golpe do tipo "mind punch" ou "psychic flurry of blows". O monge tem golpe de sair na porrada mesmo.

Isso é um fato, o monge tem a concentração mas não poderes mentais de verdade. Mas tem uma questão, até agora saiu só uma build de monge, a outra pode ter alguns... E os psiônicos da 4E provavelmente não vão ser iguais aos da 3.5. Que, por sua vez, eram conjuradores arcanos com o nome das magias diferente.
 
Ainda não vi o monge na 4.0 mas aposto que mesmo sendo ruim ele será mais útil que o monge do 3.5.

PS: também não gosto de psiquicos nem orientais em campanhas de fantasia medieval
 
Ok, pode até ter explicação, mas putz, nesse aspecto estou com Sky. Monge Psi não engulo não. É uma pena que Ki fica complicado para colocar de Power Source... mas poxa, pegando o KI usando em muitos animes, games (Hadouken!), EU acho que era até viável vc ter muitas classes dentro dessa power source, só que seria bem voltado pro lado oriental.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo