• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Modos da escrita Tengwar

td bem ,, foi criado o modo temgwar portugues, e td certo, mais e agora, c eu kizer escrever quenya usando tengwar, pelo q ouvi dizer é diferente, tem algum lugar q eu possa aprender as pequenas diferenças? e o tengwar escrito em beleriand, alguem pode me passar ou eu posso ler em algum lugar suas variações? :roll:
 
Modo quenya? Que tal as informações do Apêndice E do SdA? Tá tudo lá. 8-)

Modo Beleriand? Nesse documento (que estou traduzindo) tu encontra informações sobre ele: History of Writing
 
Tilion disse:
Modo quenya? Que tal as informações do Apêndice E do SdA? Tá tudo lá. 8-)

Modo Beleriand? Nesse documento (que estou traduzindo) tu encontra informações sobre ele: History of Writing

Márar tulien Tilion!

Tenho uma memorável incapacidade para absorver conteúdo em inglês, assim você podería colocar à nossa disposição esse documento traduzido?
 
MTP

aew.. onde eu acho o modo tengwar portugues pra baixar??? e sobre como escrever quenya com tengwar... eu dei uma lida no apendice E do SdA, mas tah mto mal expicado o q significa cda runa... tipo, ele fala o q significa a 1ª dai a segunda vc tem q descobrir... c alguem souber de algum artigo, mesmo em ingles, que fale bem explicadinho (so meio lerdo :mrgreen: ) como escrever quenya em tengwar me passa aew....
VLW
FLOWS
 
Infelizmente ainda n tive a oportunidade de comprar o SDA, li emprestado, e então não tenho acesso ao apêndice E, nem nenhum outro...

Teria um arquivo pdf,word, ou algum site onde eu possa acha o Modo Tengwar Quenya? pois vejo que tem diferença..

Obrigado

Calaquendi
 
Eu achei um novo modo de escrita em Tengwar para o português, o MTPP (Modo de Tengwar Pleno para o Português) não tive chance de ler todo mas parece ser + complicado que o MTP, pois eh baseado em fonética (pelomenos até onde eu vi), vou olhar e analizar mais tarde, depois eu posto aqui minha opinião.

Calaquendi
 
O Tengwar é para ser baseado na fonética mesmo, coisa que foi colocada de modo errado e confuso em boa parte da versão atual do MTP.

Já dei minhas sugestões para a correção/acréscimo do documento na lista Lambendili, inclusive com a tabela do MTP corrigida e a separação da mesma em uma tabela fonêmica e outra fonética, mas depois de alguns comentários a coisa ficou por isso mesmo.

Como pelo visto ninguém mais está interessado em atualizar o MTP, provavelmente terei que fazer a minha versão de Tengwar para português e colocá-la online. :?
 
Cara que coisa mais.. sombria vc descobriu!!! Um modo tengwar bem completo criado por Ronald Kyrmse!!!! Nunca tinha nem houvido falar... parece bem convincente, e tem várias coisas em comum com o MTP.. vo começar a usar esse aí no TengScribe..
 
O MTPP do Kyrmse deve existir há uns dois meses apenas. Eu acho que ele pode ser melhorado um pouco na parte de vogais (a única que eu realmente dei uma olhada) já que quando perguntei para ele os motivos para suas escolhas dos símbolos para as vogais mais abertas (é e ó) ele me respondeu que as escolheu arbitrariamente (não com essas palavras). Acho que dois pontos embaixo dos símbolos de E e O (Yanta e Anna) já era o suficiente, mas bem... o MTPP é dele afinal de contas.

Quanto ao Modo Quenya e Sindarin (Gondor e Beleriand), eu aprendi a escrevê-los com os guias da Mellonath Daeron, que podem ser encontrados aqui. Estão em inglês, mas te ensinam por cima como escrever nesses modos. Eles tem alguns problemas, é claro. No de Quenya o tengwa Halla não é listado, e ele é o que se utiliza em palavras como "hrestallo", "hlápula", ou seja, em todas as palavras que começam com HL ou HR. Também não explica que o tengwa Aha deve ser utilizado para os H no meio das palavras, e que Hyarmen só se aplica ao H de "high", e também o HY e o HW. Ele também não explica que o tengwa Súle deve ser usado em S que provém de TH.
Embora tenha tantas omissões, ainda assim ele explica direito as regras básicas, por isso que ele vale a pena.


Cuio mae!
 
Dos que vêm aqui, o Deriel é um dos colaboradores da atual versão do MTP (como consta no documento).

Os outros não frequentam o Fórum, infelizmente, mas entre eles está o próprio Kyrmse.

Entretanto, creio que a colaboração para o mesmo é livre, bastando tu estar inscrito na lista de discussão Lambendili e contribuir com algo significativo para o documento.
 
é...................nao consegui baixar nada de arquivo algum q achei por ai, e olha q abri tudo qto era possivel.....entao acho q minha ignorancia em computador ultrapassa o limiar da ignorancia em linguas tolkieanas..ou o computador é mesmo uma porcaria q nao tem nada instalado............assim sendo peço, depois de semanas exaustivas, pelo amor, alguem pode me passar o bendito do mtp por email ou qualquer coisa mais simples.....eu seria eternamente grata..........
 
MTP

IVANHOE disse:
pelo amor, alguem pode me passar o bendito do mtp por email ou qualquer coisa mais simples.....eu seria eternamente grata..........

Me fala qual é o seu e-mail que eu passo o MTP
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo