• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Modo Tengwar Português

Status
Fechado para novas mensagens.
:yep: Vamos tentar:

sE4tu, po4ke na~w eZe4sitamuZ um powku Esa fO4m6 dZi isk4ever?

ou algo assim.
 
ditongo iu

Fui escrever a palavra Humildade pensando em transcrever como umiudade
nesse caso apareceu ditongo iu, a dúvida e se uso a simbologia de i- ou -u
?????????
valeu
 
sértu, porkê nãw ezersitãmuz um powku ésa fórma dji eskrever?
Acho que a maioria fala:

sértu, pur ke nãw~ ezersitãmuz u~ powku ésa fórma dji iskrever?

Essa questão de saber como a maioria da população fala é complicada em certos detalhes... :tsc:

Quando o Gabriel enviou uma sugestão de revisão do MTP há 1 ano e meio atrás à Lambendili (grupo lingüístico do Conselho Branco), sua sugestão era utilizar os tengwar súle e anto (9 e 13 na tabela do SdA e sem uso no MTP atual) para tch e dj respectivamente.
Até que seria uma boa mesmo. :think: Na verdade, agora me torno um grande adepto dessa idéia: faz todo o sentido, já que são tengwar dos graus das fricativas, e /tch/ e /dj/ são sons fricativos. Fui conferir aqui e aquela idéia das hastes expandidas não pode ser, já que isso significaria sons aspirados.
 
Última edição:
Atualizando o estado atual do MTP. Estamos em fase de Alfa1, com revisão privada. Em março temos a fase de Beta1, ainda privada e no final de março entramos em Beta2, pública.

As chances de publicação do livro pela Arte & Letra são ótimas =]
 
Deriel, o que vem a ser a sigla IPA. e com relação ao MTP, onde está disponibilizada a versão mais atualizada. Pelo que eu pude entender, uma vez que se trata de um sistema de escrita fonética, é necessário ter uma boa base de Linguística. Preciso dominar a tabela fonética internacional. Estou disposto a estudar se necessário. Afinal, preciso aprender esse sistema de escrita. é fantástico!
 
Deriel, o que vem a ser a sigla IPA.

url=http://pt.wikipedia.org/wiki/Alfabeto_fon%C3%A9tico_internacional]Alfabeto Fonético Internacional[/url]

e com relação ao MTP, onde está disponibilizada a versão mais atualizada.

Em algum lugar da Valinor, eu diria. Mas está sendo revisado o MTP.

Pelo que eu pude entender, uma vez que se trata de um sistema de escrita fonética, é necessário ter uma boa base de Linguística. Preciso dominar a tabela fonética internacional. Estou disposto a estudar se necessário. Afinal, preciso aprender esse sistema de escrita. é fantástico!

É preciso ter uma idéia básica de fonética sim. O resto da lingüística não importa muito para isso.

Não vejo como necessário saber o IPA. O que é necessário é saber sobre a fonologia do Português. Claro que sabendo o IPA ajuda.
 
IPA ajuda no sentido de que precisamos refresentar o som das palavras em Português: "escreve-se X, fala-se Y e transcreve-se Z", sendo X o alfabeto latino, Y o IPA e z Tengwar
 
IPA ajuda no sentido de que precisamos refresentar o som das palavras em Português: "escreve-se X, fala-se Y e transcreve-se Z", sendo X o alfabeto latino, Y o IPA e z Tengwar

Ao meu ver, a parte mais difícil daí é passar do X para o Y. Do Y para o Z é essencialmente automático.
 
Sim, sim :D

A pronúncia, separar sílabas e saber qual a vogal tônica é o mais complicado.
 
Sim, sim :D

A pronúncia, separar sílabas e saber qual a vogal tônica é o mais complicado.

Pois é. Mas o IPA só representa a pronúncia, não lhe diz como descobrir qual é ela. Por isso que acredito que o fato de conhecer o IPA não é um pré-requisito para aprender o MTP, e que ele não ajuda diretamente na hora das transcrições. O que ajuda é um conhecimento de fonética.

Por outro lado, se você quiser entender a tabela do IPA, terá que aprender alguma coisa de fonética. Nesse ponto ele é útil, por trazer esse conhecimento que é necessário na passagem do X para o Y.
 
IPA ajuda na padronização da transcrição da pronúncia. Simplesmente precisamos ter um padrão pra representar, senão fica uma barafúnida com cada um representando de um jeito. Se você quer representar a pronúncia em um livro (como é o caso), precisa de algum padrão. E o IPA cabe bem pra isso. Sair direito do português pro tengwar sempre acarretou dúvidas demais
 
Sair direito do português pro tengwar sempre acarretou dúvidas demais

Talvez eu seja pessimista demais, mas agora o que vai trazer dúvidas é a passagem do português ao IPA. Justamente por causa da dificuldade em entender a pronúncia e aceitar que a ortografia portuguesa, ainda que não seja o caos que é a inglesa, por exemplo, é um tanto quanto complexa e passa longe de ser fonética.
 
Não sei se alguém aqui conhece, mas existe um site chamado Tolkien scrip publish localizado no domínio http://www.geocities.com/tengwar2001/pubs.htm. Também pode ser encontrado na sessão Linguítica tolkiana no site ardalambion. É um site de chris mackay com muito matérial para dowload sobre a escrita tengwar. ideal para estudantes. Só que está todo em inglês. Se alúém puder ajudar traduzindo e disponibilizando o matérial no valinor ficarei muito grato. Deste modo teremos mais fontes de estudos.
 
Ardalambion é da Valinor :g: O lance é que não adianta traduzir simplesmente, há que se fazer uma adaptação para o Português, e é isso que é o MTP
 
Dúvidas básicas sobre o MTP

Como não é um tópico sobre uma dúvida em tengwar, mas sobre o MTP, coloquei aqui mesmo. Fiz certo?

Estive lendo o apendice do SdA que fala sobre tengwar e até que entendi a maioria, e a partir disso comecei a ler tudo que podia na internet sobre o assunto, principalmente aqui na Valinor.
O problema é que: aparentemente eu perguei o bonde andando, porque há posts aqui de um ou dois anos atrás e o primeiro MTP aparentemente foi lançado há um bom tempo, então tem muita informação.
O que eu gostaria é saber o começo das coisas, e esse tópico é pra pedir que alguém, por favor, me explique até onde o MTP é fiel aos escritos deixados por Tolkien, e se há alguma coisa no MTP que foi inventado (digo isso porque sei que há linguistas que, basedos no que Tolkien deixou, criaram palavras em línguas élficas)
Outra ajuda que gostaria de vocês é que me indicassem outras referencias deixadas por Tolkien sobre o tengwar, em outras obras ou qualquer coisa.

thanks :D
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo