• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Modo Tengwar Português

Status
Fechado para novas mensagens.
Não entendi bem o que você quis dizer, Mordrain. Mas acho que isso resolve: o MTP destina-se (na verdade destinar-se-ia, porque o atual, sem as atualizações que estão por vir, tem suas falhas) a refletir a fala da maioria da população brasileira. Ou seja, qualquer brasileiro, mesmo aquele que ainda tem uma fala muito arcaica e rara hoje em dia, se tiver um mínimo de acesso a meios de comunicação nacionais, não achará achará estranha a pronúncia em que se baseia o MTP, embora possa não se identificar com ela.

De qualquer forma, o MTP é uma sugestão, como o Gabriel disse no outro tópico. É possível - embora eu defenda que seja insensato mexer na estrutura das tengwar: reservar outros sons para cada tengwa diferentemente do que o MTP fez - construir as palavras de outra forma que não a que o MTP sugere, como, por exemplo, escrever com base no sotaque do destinatário de sua mensagem. É isso o que interpretei das palavras do Gabriel, e é essa idéia que eu defendo veementemente.
 
Última edição:
:disgusti: O que quiz dizer é que deveríamos fazer apenas uma associação de caracteres. Não com os fonéticos, mas com os do alfabeto latino, com pequenas "correções" como as do "C", "G", "Ü", "Q", "CH".

Penso que a mudança proposta atualmente é desnecessáriamente escabrosa.
Ficaria bem (ao meu ver) se escrevessemos:

"A kada dia ke pasa a gerra faz maiz estragoz"

Pelo que entendi do que foi proposto, ficaria assim:

"A kada dia Qe paSa a (GU)eRa faiz máiz êztráguz"

(sei q não é a representação correta dos fonemas, mas só para ilustrar.)

Acho que é excesso.

Ainda temos que pensar nos verbos: Existem verbos onde a diferença de tempo e pessoa são apenas gráfica. Como saberemos, se passarão a ser escritos da mesma forma? :blah:

Acho que essa é uma questão a ser analizada.:think:
 
Bom, reclamar meros 39 minutos após postar também não ajuda =]

O âmago todo é que Tengwar é fonético. Se você se afasta desse conceito básico, você se afasta do Tengwar e isso responde a segunda pergunta também: se duas palavras têm exatamente o mesmo som, serão escritas da mesma forma, com a diferenciação de ambas sendo pelo contexto.
 
Os "o" finais seriam grafados como "u"?
Pelo atual MTP não, mas tenho certeza de que haverá essa atualização. É óbvio que a maioria da população fala, por exemplo, "matu", e não "mato"; na verdade nunca ouvi, nas ruas, na televisão, em lugar nenhum, alguém pronunciar o [o] final como /u/.

Mordrain, você pensa que é mais complicado seguir uma lógica fonética (não que essa seja uma opção: Tolkien assim determinou para o Tengwar "original", destinado a escrever Quenya), mas na verdade é muito melhor: nós podemos escrever exatamente como falamos. Creio que com essa função, de fato, nasceu a escrita, mas ao tempo em que as línguas foram sofrendo alterações as escritas não as acompanharam.

Para seu exemplo, eu escreveria no Tengwar:

"a kada djia ki pasa a gérra fas mais istragus"
Como ainda não sei o que fazer nesse caso do "dj", escrevo "dia" mesmo, mais ou menos como a gente de estados como Pernambuco e Ceará fala.

Não sei se o MTP aprova, mas estou certo de que estou refletindo o som exatamente com as tengwar e tehtar corretas:

acadadiaquepassa-2.jpg


Só tenho dúvida quanto ao "ia" ser ditongo ou não. :think:
 
Última edição:
Neste momento, o MTP diz que todo "O" final é escrito como se fosse "O", não "U". O "E" também não vira "I". Eu, sinceramente, não gostaria que isto fosse assim, mas é. E também não consegui convencer o Gabriel ou o Deriel de que isto seria bom para o MTP.
 
Neste momento, o MTP diz que todo "O" final é escrito como se fosse "O", não "U". O "E" também não vira "I". Eu, sinceramente, não gostaria que isto fosse assim, mas é. E também não consegui convencer o Gabriel ou o Deriel de que isto seria bom para o MTP.
Quer dizer que não vão mudar isso? 8-O
 
Não sou contra essas mudanças, ora, tanto que a representação do "L" final como "u" fui eu quem sugeri a princípio, e também será adotada, assim como o uso das africadas dj para palavras como "dia" e tch para palavras como "tio".

Essas mudanças serão feitas na nova versão, não se preocupe. E já estamos discutindo e trabalhando em tudo isso nesse exato momento. Logo o novo MTPB (já sugeri a inclusão do B para deixar bem claro que o documento trata do português brasileiro - vamos ver se os outros aceitam) estará disponível. =]
 
Não sou contra essas mudanças, ora, tanto que a representação do "L" final como "u" fui eu quem sugeri a princípio, e também será adotada, assim como o uso das africadas dj para palavras como "dia" e tch para palavras como "tio".

Essas mudanças serão feitas na nova versão, não se preocupe. E já estamos discutindo e trabalhando em tudo isso nesse exato momento. Logo o novo MTPB (já sugeri a inclusão do B para deixar bem claro que o documento trata do português brasileiro - vamos ver se os outros aceitam) estará disponível. =]
Esta é uma ótima notícia! :D Estava pensando nessa questão do tch e dj recentemente, e se não valeria a pena criar novas tengwar para esses sons; no caso, seriam representados respectivamente por tinco e ando com as hastes superiores expandidas (não sei o nome de tais tengwar); e, levando em conta a própria estrutura do Tengwar, pelo que sei isso faria parcialmente sentido, já que a duplicação do arco significa sonoridade e /d/ é o /t/ sonoro; mas não sei o que a expansão da haste indica, nem dizer se essa idéia tem total embasamento. :think:

Aliás, esses sons serão representados por novas tengwar, quaisquer que sejam elas, ou a mudança se dará apenas na construção das palavras (tch se escreveria acrescentando o harma após o tinco e dj acrescentando anca após o ando)?
 
Última edição:
Interessante.
Faz sentido.
Embora não concorde com o novo rumo do TMP, não mais discutirei pelo meu ponto de vista.:disgusti:

Mas pretendo continuar a debatermos pelo ponto de vista fonético.:cool:

No caso do "L" final, concordo que é muito substituído pelo "u", mas não de forma "universal" pelos falantes de português. De novo teríamos o problema de "qual português" seria o padrão. Em Portugal o "L" final dificilmente vira "u".
Qual seria o português adotado para analizarmos a pronúncia?

Com relação ao "djia", concordo plenamente. Havia me esquecido desse detalhe.:mrgreen:

*Ciência do dia-a-dia*

Uma observação curiosa a esse respeito foi que só o percebi quando uma garota da Estônia estava fazendo intercâmbio na minha escola. Percebi que no MSN ela escrevia com DJI onde havia DI. Foi aí que percebi que de fato pronunciamos dessa forma. O mesmo aconteceu com o TCHI. Interessante também porque a Estônia pertenceu à Rússia, onde existem caracteres específicos para diversas formas de "ch". Seria uma influência?:think:

E por outra "coincidência" Tolkien, conforme li, teria se inpirado na sonoridade das línguas nórdicas (e a Estônia é um país nórdico) para criar o Quenya e Sindarin.:joy:

*Mais curiosidades sobre o alfabeto da Rússia em www.natgeo.com.br*
Uahahaha!:lol:
 
Última edição:
No caso do "L" final, concordo que é muito substituído pelo "u", mas não de forma "universal" pelos falantes de português. De novo teríamos o problema de "qual português" seria o padrão. Em Portugal o "L" final dificilmente vira "u".
Qual seria o português adotado para analizarmos a pronúncia?

Como o Gabriel falou logo acima, a idéia é trabalhar em um MTP(B), com o que seria "o padrão" brasileiro - nesse caso, "l" final vira "u", sim.
 
SeRtu, puRkê nãum exeRsitãmuz um pôku esa fórma di iskrevê?
Na'morau, iso É um tãtu küãtu deprimêntchi...
Mas pêlo mênuz eztá koRéta?

Estou perguntando sério.
 
SeRtu, puRkê nãum exeRsitãmuz um pôku esa fórma di iskrevê?
Na'morau, iso É um tãtu küãtu deprimêntchi...
Mas pêlo mênuz eztá koRéta?

Estou perguntando sério.

sua transcrição está errada

sértu, porkê nãw ezersitãmuz um powku ésa fórma dji eskrever?

e assim por diante. Logicamente que deveríamos utilizar o IPA para tal.
 
Última edição:
Ah, sim.
Mas ao tentar faze-lo, seus caracteres são convertidos nos abomináveis quadradinhos vazios, com uma significância tão nula quanto seu interior (do quadradinho, não do Deriel).
 
Esta é uma ótima notícia! :D Estava pensando nessa questão do tch e dj recentemente, e se não valeria a pena criar novas tengwar para esses sons; no caso, seriam representados respectivamente por tinco e ando com as hastes superiores expandidas (não sei o nome de tais tengwar); e, levando em conta a própria estrutura do Tengwar, pelo que sei isso faria parcialmente sentido, já que a duplicação do arco significa sonoridade e /d/ é o /t/ sonoro; mas não sei o que a expansão da haste indica, nem dizer se essa idéia tem total embasamento. :think:

Aliás, esses sons serão representados por novas tengwar, quaisquer que sejam elas, ou a mudança se dará apenas na construção das palavras (tch se escreveria acrescentando o harma após o tinco e dj acrescentando anca após o ando)?

Quando o Gabriel enviou uma sugestão de revisão do MTP há 1 ano e meio atrás à Lambendili (grupo lingüístico do Conselho Branco), sua sugestão era utilizar os tengwar súle e anto (9 e 13 na tabela do SdA e sem uso no MTP atual) para tch e dj respectivamente.

Uma pena que na época o assunto passou batido. :(


Tenn' enomentielva!
 
Súle, ok. Mas anto? De "nt" para "dj"? Mas se não está sendo usada pra nada...

Oras... é "nt" apenas no Quenya. Em Sindarin, Anto é utilizada para "dh". Melhora pra vc? Em Quenya, Súle não é utilizada.

Mas e agora? Está sendo considerado?

Essa mensagem do Gabriel alguns posts acima responde sua pergunta?

Não sou contra essas mudanças, ora, tanto que a representação do "L" final como "u" fui eu quem sugeri a princípio, e também será adotada, assim como o uso das africadas dj para palavras como "dia" e tch para palavras como "tio".
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo