• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Modo Tengwar Português (MTP)

Sauron, achei lá. Tem razão.
Hobbit, há uma linha adicional na tabela que ele disse, logo em cima do ditongo UÃ. A linha está vazia, exceto pelo Tengwa na última coluna.
 
Deriel, no capítulo 6, sobre pontuação, você coloca que o sinal "ponto" em Tengwar equivale à vírgula ou ao hífen. Daí nos exercícios seus exemplos não têm hífen, mas sim travessões.

Eu acho que houve uma confusão, e aquele sinal de pontuação deve se referir ao travessão, e não ao hífen, além da vírgula. Diferente dos outros sinais, o hífen não denota nenhum tipo de ênfase, pausa ou qualquer diferenciação no modo como se pronunciam as palavras ligadas por ele. Já o travessão e a vírgula têm algumas funções semelhantes, o que justificaria um mesmo sinal para ambos.

Daí eu sugeriria que, no MTP (como já o é no Tengwar Quenya e Tengwar Sindarin), o hífen fosse simplesmente suprimido.

Aproveitando, qual fonte você usou pra correlacionar os sinais de pontuação apresentados ali? Pergunto porque tem alguns no Tengwar Textbook do Dan Smith que não aparecem no MTP.
 
Algo não relacionado a Tengwar, mas oportuno. Sugiro mover o "11" do mapa dos dialetos do português para as proximidades de Númenor^H^H^H^H^H Florianópolis e alterar o texto:
"11. Manezês — Santa Catarina"
para algo como
"11. Manezês — Região da Grande Florianópolis em Santa Catarina"

Já que aquela é uma forma tradicional da região que não é usada em outros 90% do estado. Aliás, ela é uma forma um tanto alienígena mesmo se comparada com as formas usuais das cidades próximas.
 
nossa muito bom.. trabalho de qualidade!

erika-firefox.jpg
erikamartinz.jpg
 
Só pontuando minhas dúvidas/correções, que ainda não foram respondidas:

. Nos exemplos da página 27 há "espécie" com um gancho após o "e". Não deveria ser um silmë?

. Página 30, segundo exemplo de "poções": faltou o sinal de nasalidade sobre a yanta.

. É desaconselhável utilizar esses indicativos de pontuação deste texto da Dúvendor, especialmente o ponto e vírgula, dois pontos e parênteses?
 
olá a todos o forum, sou novo aqui no forum, mas comecei a ler o MTP3 RC4 no inicio do ano passado, gostei muito do modo como fizeram, ficou realmente muito bem elaborado, e com esse RC5 creio que muito em breve sai a versão final. só tenho a dizer agora meus parabéns a todos que estão envolvidos com o projeto e um abraço a todos.
 
As noções básicas de português que o MTP fala não são tão básicas... Fora que algumas eu nem vi no colégio '-'
 
Eu não faço idéia da diferença de pronuncia do "lhe" e "lie(ditongo)". Talvez seja o meu modo de falar mesmo. Eu pensei nisso porque tenho dois amigos, um chamado Guilherme e outro Guilierme. Pronuncio do mesmo jeito. E não sei se usaria o ditongo ou o "lh" pra escrever em Tengwar.
 
Legal o MTP3!!! Tenho um Prof. que ficaria muitissimo feliz em ver esse projeto, ele é viciado em Tolkien!!! Não tanto quanto eu, é claro!!!! Rss...
p.s.: que mudança no fórum, levei um baita susto.
 
Olá,

Odeio ser crítico e tals, mas esse layout "claro" me incomoda um pouco...Mesmo com óculos, cansa a vista...Tem como cada usuário configurar a cor de plano de fundo à seu gosto? Um dos motivos que escolhi esse fórum para mestrar foi justamente a confortável coloração escura de fundo, pois poupa a visão...
 
em Tonicidade (pag 35), a grafia do rão/ram em Viajarão/Viajaram está correta? Parece-me que falta um R. A resposta dos exercícios 5-11 a) e 5-11 b) parecem estar corretas.
 
Sugestão

Poderia ser colocado marcadores no PDF gerado, para facilitar a busca de alguma info importante.
Caso seja utilizado o MS Word para gerar o documento é fácil de fazer até.

Abraços
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo