• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

"Moderadores secundários" no more

Gildor

Usuário
Antes de mais nada, só quero deixar claro que este recado não é destinado a ninguém em particular pessoal, porque não tenho motivo pra perseguir ninguém. Ok? 8-)

Um trecho lá das Regras do Fórum:

Aos usuários é vetado agirem como "moderadores secundários". Se um usuário perceber algo que contrarie estas regras ele é incentivado a levar o assunto aos Moderadores da área em questão (mas não diretamente aos Administradores). Membros que insistentemente agirem como moderadores receberão um Aviso (Cartão Amarelo)

O que acontece quando alguém cria um tópico de um assunto já existente? Sempre, algum moderador percebe e tranca o tópico. Mas sempre tem aquele usuário - obviamente, na imensa maioria das vezes bem intencionado - que decide agir como moderador, pra dizer algo como "esse tópico já existe" ou "use o pesquisar" ou "isso aqui vai ser trancado daqui a pouco".

Bom, nós achamos isso chato. Muito chato. Tão chato, que quisemos colocar como regra - que agora, vamos pôr em prática: numa situação como essa que eu descrevi, os moderadores estão orientados a (além de seu trabalho de sempre) dar um cartão amarelo e notificar por MP o usuário que quiser agir como moderador. Caso o usuário reincida... bom, as sanções vão ser estudadas caso a caso.

Peço desculpas a quem se sentir incomodado, e mais uma vez ressalto que não é nada pessoal com ninguém. Temos um número razoável de moderadores, que estão aí exatamente pra fazer este trabalho.
 
Moderadores secundários & Cartões amarelos

Depois da aplicação desse nossa nova regra, alguns cartões amarelos choveram. Isso fez com que os Admins e Mods conversássemos mais sobre o assunto, e chegamos a algumas definições mais claras.

Tentando responder a maior dúvida que surgiu com o assunto: tem algum problema em postar dando uma dica pra um usuário que criou um tópico errado (ou com um assunto já existente)? Alternativas abaixo.

"Posso clicar no botão azul"?
Seria a coisa mais recomendada. Acredite, eles funcionam. Os moderadores daquele fórum são avisados de imediato. Mas usem com cuidado. Qualquer tentativa de usar esses cartões azuis por brincadeira, a gente vai perceber. E dar cartão, se achar que o usuário merece.

"Posso mandar MP pra o usuário avisando a ele que ele errou?"
Sim, claro que pode! Mas se você usasse o cartão azul seria ainda melhor, porque um moderador falaria com o usuário e o ajudaria, com certeza.

"Eu sei que tem o cartão azul... mas posso postar minha dica no tópico assim mesmo?"
O cartão azul é mais útil e mais rápido. Mas se você quiser ajudar, é só postar sua dica de maneira cordial, respeitosa e educada. Não tem problema nenhum nisso. Se você ainda coloca o link do tópico correto, melhor ainda!

O que tem problema é colocar mensagens como "putz, porque esse pessoal não aprende a usar o Pesquisar??" ou "conhece o botão Editar?" ou "parem de discutir aqui, leiam as regras!". Esse tipo de "moderação secundária agressiva" vai continuar merecendo cartão amarelo, sim. Bem como quaisquer mensagens agressivas, arrogantes ou com sarcasmo maldoso em excesso.



Enfim, conversamos muito a respeito. A iniciativa tomada pelo Deriel foi de rever os casos em que os cartões foram aplicados por algum excesso de zelo por nossa parte, e uma boa parte dos cartões já aplicados foram retirados. Alguns que eu mesmo apliquei, ou recomendei. Mais uma vez, vale a pena repetir: a intenção maior nossa é tornar o fórum um lugar melhor, e procuramos sempre trabalhar nesse sentido.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo