• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Mitologia Tolkiana e o cristianismo

Bom, é inegável a religiosidade do Tolkien. Ele era, sim, um católico fervoroso e praticante. Vide o poema que o Imrahil traduziu recentemente.

Encontrar Deus na obra de Tolkien é fácil, ora. Eru, o único é a clara representação de Deus e isso fica óbvio no Silmarillion, onde temos até mesmo uma representação do Gênese. Melkor, o anjo caído, é Lúcifer e a queda de Númenor se dá por que eles passam a adorá-lo, ao invés de Eru. Exatamente como nas passagens bíblicas do Antigo Testamento, onde Deus "punia" os que duvidavam d´Ele.
 
Eu sou católica e gostei da obr de tolkien. de facto, notam-se algumas influências cristãs na sua obra, mas penso que qualquer pessoa pode gostar de SDa seja ou n crente em Deus!!
 
Hoje eu tava pensando... Nos contos biblicos os homens de antigamente tbm viviam mais... teve gente que viveu ate mais de um milenio 8O

Sera que Aman eh uma referencia ao paraiso ???
Eh um lugar onde todos sao felizes, nao morrem, tudo eh belo e so entra quem eh escolhido. bem... Tudo a ver ne ?? :wink:
 
The Berserk disse:
Bem... eu acho que tolkien fez suas obras com pitadas de... digamos... varias religioes e nao so o catolicismo.
Ja encontrei coisas parecidas com as obras de Tolkien ate na Umbanda. 8O
Nao querendo dizer que ele se baseou nela... acho que ele nem chegou a ouvir falar !!

Nao gosto dessa comparaçao de valar com santos e maiar com anjos pq os dois sao ainur, Valar mais poderosos e Maiar menos... santos e anjos sao coisas totalmente diferentes.

Coisas muito legais que encontrei e que tem bastante semelhança com as obras de Tolkien sao as historias que fazem parte da mitologia grega... na historia de Perseu por ex... a terra das ninfas eh perfeitamente comparavel a Aman...

Acho que podemos encontrar semelhanças religiosas e culturaias nas obras de tolkien para muitos tipos de historias e culturas !!



Legal seu comentário, ahnn que tipo de parte da obra de tolkien se assemelha a Umbanda???Fiquei curioso... :obiggraz:

:o?: É, é realmente inadequada essa comparaçao mas... é só uma comparação msm.

Concordo com vc que há varias semelhanças com várias culturas, histórias e crenças, porem cada um consegue enxergar de uma maneira, cada um ve por um dos lados do prisma do entendimento. :D

Fui claro?
 
Eu sou católica e gostei da obr de tolkien. de facto, notam-se algumas influências cristãs na sua obra, mas penso que qualquer pessoa pode gostar de SDa seja ou n crente em Deus!!

Certeza!!!Concordo. :D :obiggraz:
 
Sou católica tb.. realmente muitas associações podem ser encontradas nas obras, mas não pra "propagar" o cristianismo, mas talvez simplesmente pq foram escritas conforme as crenças do escritor... :roll:
Tem um livro interessante, que vcs podem estar encontrando na Saraiva.com se não me engano, ou no Submarino, de um Bispo (não me lembro o nome)... o livro se chama "Encontrando Deus em O Senhor dos Anéis"...
fiquei interessada, tava a fim de ler... :)
 
Na minha opinao, Tolkien embora catolico fervoroso, sempre foi um estudioso e admirador das mitologias...

Seu mundo é um mundo universal, baseado nas mitologias universais... que se ignorarmos os nomes, pois esses sao locais, possuem muito em comum...

E mesmo o judaísmo, o islamismo e o Cristianismo nao sao tao diferentes qto imaginamos: Abraao teve dois filhos, Ismael e Isaac. Isaac continuou o ramo hebreu, já ismael deu origem ao povo muçulmano. Abraao eh o pai dessas duas naçoes. Já os Cristaos acreditam em Jesus Cristo, que nasceu entre os judeus. Todas essas 3 religioes tem uma raiz comum...

Ah! e para quem acha que a obra tolkendili eh extremamente baseada em preceitos catolicos, em outra lista de discussao que participo, uma menina judia postou dizendo que existe muita semelhança entre o casamento elfico e o casamento judaico,,, ok?
fui :wink:
 
Tem um livro interessante, que vcs podem estar encontrando na Saraiva.com se não me engano, ou no Submarino, de um Bispo (não me lembro o nome)... o livro se chama "Encontrando Deus em O Senhor dos Anéis"...
fiquei interessada, tava a fim de ler...

Ahn eu vi esse livro sim, acho que foi na saraiva.com msm, é tb achei um poko curioso, quem sabe acho alguem que compro e peço emprestado....ou em ultimo caso compro eu msm.... :lol: :D :obiggraz:
 
Seu mundo é um mundo universal, baseado nas mitologias universais... que se ignorarmos os nomes, pois esses sao locais, possuem muito em comum...

Ah! e para quem acha que a obra tolkendili eh extremamente baseada em preceitos catolicos, em outra lista de discussao que participo, uma menina judia postou dizendo que existe muita semelhança entre o casamento elfico e o casamento judaico


Condordo plenamente q o mundo d Tolkien é um mundo universal e q é facil d se encontrar traços de diversas religioes ( até por q os principios d algumas serem bem parecidos) e eu acho q isso só depende d QUEM está lendo a obra ..... por exemplo , é facil pra mim , q fiz catequese e já fui catolica , encontrar referencias ao catoliscismo na obra, mas ao mesmo tempo em q eu ñ consigo localizar vestigios do islamismo por exemplo já q eu ñ tenho conhecimento sobre rituais e historias dessa religiao.... porém um mulçulmano provavelmente poderia indicar nos livros traços do isla ...... assim para um catolico a obra seria influenciada pelo catoliscismo , pro judeu , pelo judaismo e assim por diante ...... até citaram ai em cima q a Uganda estaria presente nas historias do Prof. .... provavelmente para um devoto dessa crença seria até facil localiza uma referencia a ela , mas pra mim , q ñ sei bulhufas sobre uganda , fica um poko dificil :D :D ............ enfim, na mesma obra pode estar contidas vetigios de variadas religioes e crenças , mas cada pessoa só vai localizar akela da qual tem familiaridade e conhecimento.
Então SdA ñ é necessariamente uma obra c influencias catolicas , nem c mulçulmanas , judaicas , uganda ou c budista , mas é perfeitamente possivel acha traços delas na mesma.
 
Já vi em alguns lugares e biografias que o Mestre Tolkien era Ateu...
Vai saber....


E outra....msm se ele fosse, isso num tem nada a ver, uma coisa e curtir o cara, eu acho que ningeumcoloca uma foto dele na parede, acende um incenso e reza um pai nosso!!!!! :?
è a mesma coisa que ser cristão e curtir heavy metal...uma pá de gente tem preconceito...ignorancia, nada a ver!!!
 
Eärwen_Telerin disse:
Já vi em alguns lugares e biografias que o Mestre Tolkien era Ateu...
Vai saber....

Moça, não faço idéia de onde você leu que Tolkien era ateu, mas acredite em mim, está errado. Ele era cristão, e bastante católico. E podem perceber, toda a obra está permeada de conceitos cristãos.

O SdA e o Silmarillion não são livros de catequese; se é isso que pensaram quando alguém falou no cristianismo em Tolkien, não é bem por aí. Mas estão sim na obra vários e vários conceitos cristãos, como o perdão, a perseverança, e até mesmo o monoteísmo. Pois os Valar não são deuses, Ilúvatar é exatamente Deus cristão-judaico, apenas representado na realidade mítica sub-criada por Tolkien.
 
Maglor disse:
Eärwen_Telerin disse:
Já vi em alguns lugares e biografias que o Mestre Tolkien era Ateu...
Vai saber....

Moça, não faço idéia de onde você leu que Tolkien era ateu, mas acredite em mim, está errado. Ele era cristão, e bastante católico. E podem perceber, toda a obra está permeada de conceitos cristãos.

O SdA e o Silmarillion não são livros de catequese; se é isso que pensaram quando alguém falou no cristianismo em Tolkien, não é bem por aí. Mas estão sim na obra vários e vários conceitos cristãos, como o perdão, a perseverança, e até mesmo o monoteísmo. Pois os Valar não são deuses, Ilúvatar é exatamente Deus cristão-judaico, apenas representado na realidade mítica sub-criada por Tolkien.

Alias, uma coisa muito legal de se perceber isso é no começo do Silma, que tem uma narrativa muito parecida com a Bíblia. :)
 
Já perguntei isso e nao houve resposta mas vo tentar de novo, só copiei e colei oq já tinha escrito.

The Berserk escreveu:
Bem... eu acho que tolkien fez suas obras com pitadas de... digamos... varias religioes e nao so o catolicismo.
Ja encontrei coisas parecidas com as obras de Tolkien ate na Umbanda.
Nao querendo dizer que ele se baseou nela... acho que ele nem chegou a ouvir falar !!


Acho que podemos encontrar semelhanças religiosas e culturaias nas obras de tolkien para muitos tipos de historias e culturas !!




Legal seu comentário, ahnn que tipo de parte da obra de tolkien se assemelha a Umbanda???Fiquei curioso...

É que eu fiquei realmente curioso pois me interesso sobreo assunto, se puder responder ficarei grato. :D :obiggraz:
 
Proview, disseser ateu e curtir e respeitar o lance místico, o credo ou o sagrado como quieserm cahmar, sou agnóstico, mas sempre tive contato com a fé catolica e cristã-espírita, não vinguei como crente em Deus, mas adquiri gosto pela cultura cristã e pelo imaginário europeu medieval, as mitologias de diversas partes do mundo, inclusive as americanas, e quando li SdA fiquei de queixo caído com a detalhada e complexa mitólogia criada por Tolkien, é possivel sim encaontrar diversas "citações" a filosofias religiosas, pois na verdade SdA fala em seu mote do caráter humano, assim como tantos livros sagrados e lendas/registros folcloricos/religiosos, é inevitavel então que se possa encontrar diversos elementos de distintas religiões pois em suas essencias todas elas se baseiam no Homem, no índividuo humano, posso não acreditar em Divindades mas acredito na pessoa e em sua individualidade, todas tratam do caráter da vivencia, de uma razão e a obra de tolkien explora este mesmo aspecto; é inevitavel ele sendo católico sofrer influências desta em sua obra, mas no fundo ele apenas retrata nela suas opiniões sobre estes pontos.
Posso ser ateu e escrever algo em que ocorra de se ter personagens, elementos rteligiosos e os trabalhar de forma que ajudem no desenvolvimento daestória sem pareceruma paródia, basta ter bom senso e não ser preconceituoso. O que Tolkien definitivamente não me parece ter sido.
 
Todoo mundo de SDA não tem nada de doutrina Catolica, eu sou catequista posso afirmar isso

Tolkien era um catolico fervoroso, mas ele afirma que em seus livros não existem alegorias, algo que ele mesmo detesteva

por isso eu creio que ele não usou o SdA para propagar o cristianismo

Mesmo porque se fosse baseado em religião a história teria tomado rumos bem diferentes em certos pontos
 
Eu sou cristão, evangélico, e concordo com o que muitos disseram: cada pessoa vai achar similaridades com sua vida, com sua cultura pessoal. Eu vejo algumas similaridades, mas não explícitas como vcs vêem.
Acho que uma pessoa não cristã poderia muito bem escrever sobre o bem e o mal, e usar figuras como um Deus supremo, ou um redentor, mesmo que não acredite nisso. É a imaginação que rola! Eu posso muito bem produzir uma pequena saga islandesa e não acreditar no panteão nórdico.

P.S.:Discordo do lance do anjo caído, em muitas partes. Putz, isso é offtopic pra caramba!
P.P.S.: Matrix tem dziz referências ao cristianismo a mais que SDA
 
Acho que Tolkien nunca faria isso, pois o que ele queria realmente mostrar nos livros são as virtudes que todos, não importa se sejam católicos, ortodoxos, muçulmanos, judeus, ateus, devem ter, como amor, esperança, amizade,companheirismo.
Coisas comuns à qualquer tipo de credo.
 
Acho q os livros não são a biblia escrita certinho, mas acho que tem algumas partes que sutilmente se assemelham a algumas "histórias do catolicismo". Na minha opinião a parte que eu vi alguma coisa parecida foi no final de numenor, quando tinha os fieis aqueles que acreditavam em Eru, e eles eram perseguidos, muito parecido com a Roma antiga que aqueles que acreditam em Deus eram perseguidos tb.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo