• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Mitologia Tolkeniana Comparada - Buscando as raízes de Arda

Faeanarur

Usuário
Olá,

gostaria de saber se alguém já fez ou faz um estudo sobre as origens míticas do universo criado por Tolkien; ou ainda, quais as mitologias ou arquétipos mitológicos ele se inspirou para a construção de seus personagens.

Tenho algumas coisas escritas, mas queria saber se alguém mais, como eu, se aventurou por esse tipo de estudo.
 
Então, com freqüência eu topo com textos da Verlyn Flieger dentro desse tema e quando preciso de um insight para uma pergunta ela é bem útil. Ela é tida como uma estudiosa de mitologia comparada voltada para Tolkien. O que você puder achar de material dela para ler é uma dica interessante para um começo:

https://en.wikipedia.org/wiki/Verlyn_Flieger
http://tolkiengateway.net/wiki/Verlyn_Flieger

Verlyn Flieger (born 1933) is an author, editor, and professor in the Department of English at the University of Maryland at College Park. She teaches courses in comparative mythology, medieval literature and the works of J. R. R. Tolkien.
 
O tema de meu TCC de literatura inglesa é justamente uma analise literária comparativa entre a mitologia nórdica antiga, e o Gandalf. Vi que há uma grande influência nórdica voltada à essa personagem.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo