• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Mitologia nórdica?

Dagorlad

Usuário
voces sabem se ha algo afirmado spbre influencias de mitologia nordica nos livros de tolkien? nao soh SdA.
eu acredito que sim
 
Me parece óbvia, apesar de Tolkien ter negado, a relação da obra dele com a Canção dos Nibelungos...
 
Salve Dagorlad,
acho que você pode encontrar a resposta para a sua pergunta na Valinor, na seção Tirith Aear, no texto Tolkien e o Cristianismo.
 
e q tal Asgard(acho q Ascar vinha de Asgard)? Era a cidade onde os Deuses Nórdicos moravam... tb tem o nome Incánus de Gandalf, q vem do nordico, e quer dizer "meio cinza".. até agora a influencia nordica na obra do grande tolkien, só sei isso de cabeça... tenho memória fraca, a vida é assim mesmo..
 
Elementos

Acho q pode-se dizer q era normal haver elementos identificáveis da mitologia nórdica (entre outras), pois Tolkien quis escrever uma "Mitologia das Mitologias". Na Valinor tem um texto de um tal de Deriel (hehe) sobre isso, "Tolkien e sua Mitologia".
 
Outra questão interessante é que os elfos tolkien estraiu da mitologia nordica, porem a concepção original era muito diferente, para nós os "elfo" nordicos podem ser considerados com duendes/gnomos e fadas, respectivamente elfos negros e elfos da luz...
 
Midgard era o nome das terras dadas pelos deuses aos mortais na mitologia nórdica, e a tradução do termo é "terra-média". Não é a única, mas provavelmente a influência mais perceptível...
 
Bloody Peasant disse:
Midgard era o nome das terras dadas pelos deuses aos mortais na mitologia nórdica, e a tradução do termo é "terra-média". Não é a única, mas provavelmente a influência mais perceptível...

É verdade tanto que a palavra midgard é a mesma coisa que middle-earth, levando-se em consideração a evolução da lingua, bem como sua antiga contração, coisa tipica do idioma alemão que junta as palavras numa só....
 
Melhor do que o CD do Therion tem o Edda que tem, vejamos, tudo sobre mitologia nórdica, e você pode achar ele pra fazer download gratuitamente e legalmente pela internet, pois o mesmo se tornou de domínio público.
 
Olha há varios elementos da mitologia nordica na obra do professor, um exemplo disso é Beorn e Smaug que acredita-se quase que sem nenhuma dúvida serem baseados no herói Beowulf e em suas histórias, além disso o nome Thain vêm dos antigos chefes guerreiros anglo-saxões. Na mitologia nórdica propriamente dita há o próprio nome Terra-Média que não só quer dizer ser a terra entre os outros dois continentes como também pode ser a mesma coisa na mitologia nordica onde o mundo ficaria no centro de uma árvore e era chamado terra-média. Há também os anões que nessa bela mitologia eram grandes criadores de armas poderosas e grandes mineradores.


Há muito mais fatos que não me lembro mas deixam claro que sem dúvida Tolkien foi influenciado pelos nórdicos e célticos principalmente. Lembrando eu coloco aqui!!
 
Gandalf era o nome de um anão da mitologia nordica se não me engano. e o Tokien tmb diz que Gandalf se assemelha a Odin, o deus maior da Mitologia Nórdica. o nome Frodo aparece em Beowulf, o Beorn é parecido com Beowulf.

eu lembro de ter lido que aquela hora em que Bilbo rouba a taça do tesouro do Smaug, é como Beowulf rouba a taça de um dragão tmb e a reação dos dragões é igual, destruir a região inteira.
 
Não só "Gandalf", mas também praticamente todos os nomes dos anões que aparecem na árvore genealógica deles no Apêndice A do SdA, são tirados do Poetic Edda. :wink:
 
Se não me engano, tanto os elfos(não propriamente como no livro) como os anões são da mitologia nórdica... além da TM tbm, q era o local onde as pessoas habitavam.... :wink:
 
Se não me engano, tanto os elfos(não propriamente como no livro) como os anões são da mitologia nórdica... além da TM tbm, q era o local onde as pessoas habitavam....

Sim além dos anões e da própria Terra-Média como já havia citado há também os elfos que foram também baseados na mitologia nórdica MESMO QUE BEM POUCO. Para os nórdicos os elfos apareciam na floresta dançando e cuidado tinha de ter quem os visse pois se caísse no feitiço deles iria desaparecer para sempre.
 
Eu vou postar um texto que eu escrevi sobre isso aqui. Mas é só sobre SdA. O texto não tá muito elaborado, mas eu não sou nenhum escritor.

Paralelismos da mitologia tolkiana com a mitologia nórdica

Elfos
Os elfos na mitologia Nórdica possuiam poderes: não eram seres normais nem deuses. Eles eram divididos em duas categorias: os Elfos da Luz (Ljósálfar) e os elfos da Noite (Svartálfar). Os elfos da luz eram seres belíssimos, que brilhavam como a luz do sol, e vestiam-se de forma delicada; e eram seres bons. Esses elfos possuíam também poderes de cura, assim como os elfos da mitologia tolkiana. Na mitologia tolkiana os elfos também eram seres belos e brilhantes como a luz, e embora alguns povos os temessem, também eram seres bons.

"As tranças de seu cabelo escuro não tinham sido tocadas pela neve, e os braços brancos e o rosto claro eram perfeitos e suaves, e a luz das estrela estavam em seus olhos brilhates, cinzentos como uma noite de céu limpo...."
A Sociedade do Anel; descrição de Arwen.

Essa descrição mostra como os elfos de Tolkien eram belos e brilhantes, porém estes brilhavam como a luz das estrelas e não como a luz do sol como na mitologia nórdica.

Já os elfos da noite eram grotescos. Eram seres maus, feios e de pele encardida. Eles evitavam a luz do sol, que transformava-os em pedra. Esses se assemelham muito aos orcs de Tolkien. Os orcs foram um dia elfos: corrompidos e torturados por Morgoth se transformaram em seres malévolos. Possuiam a pele encardida e também eram transformados em pedra se tivessem contato com a luz do sol.

"...centenas de caras horrendas de orcs riam para ele de dentro das sombras, centenas de braços horrendos o agarravam por todos os lados."
As Duas Torres; descrição de orcs.

Anões

Na mitologia nórdica existem duas versões para o nascimento dos anões: uma é a de que eles nasceram dos vermes que roíam o cadáver do gigante Ymir, e a outra é a de que eles surgiram dos ossos e sangue do gigante Blain. A primeira versão acima está descrita na Edda em prosa de Snorri Sturluson, e a segunda está descrita na Edda Poética (A Profecia da Vidente).
Os anões não são diferenciados dos elfos da noite; apenas pelo fato deles viverem em Nidavellir, um dos noves mundos criados pelos deuses; e os elfos da noite viverem em Svartalfahein.
Na mitologia Nórdica os anões vivem no subterrâneo, e são forjadores habilidosos: o martelo de Thor (deus da agricultura, da chuva, e do vento) foi forjado por eles.
Mas os anões também possuem má reputação: são gananciosos por metais preciosos; e são ladrões e trapaceiros.
Os anões de Tolkien também viviam no subterrâneo, e eram gananciosos por metais preciosos. O nome de alguns dos companheiros de Bilbo em "O Hobbit" eram os mesmos que os da mitologia nórdica: Fili, Kili, Bombur, Nori, Ori, Oin, e Thorin. Esses são citados na Edda Poética. Outros nomes de anões da mitologia tolkiana são citados nessa balada: Durin; que foi um dos primeiros anões na mitologia nórdica; Dáin, Náin, e até mesmo o nome de Gandalf; que era uns dos Istari; foi citado nessa balada (só que como um anão).

"...do mesmo modo que o mithril foi a base de sua riqueza, também foi a sua destruição: escavaram com muita ganância, e muito fundo, e descobriram aquilo de que fugiam, a Ruína de Durin."
A sociedade do Anel; sobre Moria


Jóias e o Anel mágico

A inspiração para criar o "Um Anel" na mitologia tolkiana, veio da mitologia nórdica. Existem vários anéis na mitologia tolkiana, como demonstra o poema:

"Três anéis para os Reis-Elfos sob este céu,
Sete para os Senhores-Anões em seus rochosos corredores,
Nove para Homens Mortais, Fadados ao eterno sono,
Um para o Senhor do Escuro em seu escuro trono
Na Terra de Mordor onde as sombras se deitam.
Um Anel para a todos governar, Um Anel para encontrá-los,
Um Anel para a todos trazer e na escuridão aprisoná-los
Na Terra de Mordor onde as sombras se deitam."

Na mitologia nórdica existe um anel chamado "draupnir". Esse também era um anel mágico, que tinha o poder de aumentar as riquezas daquele que o possuía. Foi forjado pelos anões-ferreiros. Esse anel também trouxe desgraça e destruição, pois causou o ciclo da maldição do ouro que várias sagas e a "Edda Poética" conta.
Já na mitologia tolkiana esse anel concebia o poder da invisibilidade. Mas o Anel tinha sido forjado por elfos com instruções de Sauron, e este sempre estava tentando voltar para ele, e por mais que parecesse um simples Anel; não era. O primeiro a usar o Anel depois de Sauron, foi Isuldur. Mas o Anel traiu Isildur e esse foi assasinado. Depois Gollum o achou, e depois Bilbo o roubou. E finalmente Frodo o herdou. O Anel tinha vontade própria: indo de mão em mão tentava voltar para o seu mestre, e corrompia aqueles que o usavam; como Gollum.
O Anel trouxe também muita desgraça para todos os povos da Terra-Média, desencadeando uma grande guerra. A desgraça que o Anel trouxe na mitologia tolkiana foi muito maior da que na mitologia nórdica.

"Fui o arauto de Gil-Galad e marchei com sua tropa. Estive na Batalha de Dagorlad diante do Portão Negro de Mordor...(...) Mas Sauron foi vencido, e Isildur cortou o Anel de sua mão (...) e o pegou para si.(...) 'Levo isto como compensação pela morte de meu pai e de meu irmão', disse ele; sem se importar com o que pensávamos, tomou o Anel para guardá-lo. Mas logo foi traído por ele, o que causou sua morte; por isso é chamado no Norte de a Ruína de Isildur."
A Sociedade do Anel, Elrond; sobre o Anel

Na mitologia nórdica existia também uma corneta, feita do chifre de Heimdall. Essa era a corneta usada para avisar os deuses da aproximação de inimigos ou gigantes. "Gjallrhorn" era seu nome. Essa corneta se assemelha muito a de Boromir. Ela também era usada para avisar seu povo que os inimigos estavam próximos, ou que ele corria perigo.

"Em cada mão ele ergueu uma metade de uma grande corneta partida ao meio: um chifre de touro selvagem adornado de prata."
O Retorno do Rei; sobre a corneta de Boromir.
 
Para começar: Gandalf e Odin
Quando Odin vinha para Midgaard (Terra do Meio ou Terra Média, lar dos Homens), ele vinha disfarçado, para não ser reconhecido, como um velho homem, trajado de cinza ou azul, com cajado e chapéu pontudo. Gandalf vestia cinza, tinha o chapéu e o cajado. Odin tinha sempre ao seu lado dois corvos, cujos nomes me escapam agora, mas que na tradução seriam Visão e Audição. Gandalf era chamado como Corvo da Tempestade. Odin, na maior parte do tempo, estava de bom humor, mas quando se enfurecia, era terrivel. O mesmo ocorria com Gandalf.
Daqui há pouco, mais semelhanças...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo