• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Mitologia Grega

Diego-

Usuário
Para quem quer dar os primeiros passos no assunto vocês recomendam algum autor ou livro em especial?
Sei daquele Guia sobre Mitologia que é da Zahar, e tem também o humilde livro da L&PM da série Encyclopaedia, rola ainda esse livro aqui da editora Arte e Ofícios que publica também sobre várias outras mitologias (nórdica, africana, japonesa e por aí vai), alguém conhece ou sabe dizer se algum deles é bom? Eu sei daquele famoso livro de ouro da mitologia que vende em tudo quanto é lugar, mas desse eu nunca escutei muita coisa boa não.

E se resolver ir "direto na fonte" (Édipo Rei, Antígona, Sete contra Tebas, etc), tem algum roteiro mais indicado a ser seguido?

Não sei dizer o quão válido é, mas em 2009 o History Channel produziu uma série chamada 'Confronto dos deuses' (Clash of Gods) que me pareceu bem bacana, aí no caso não seria somente mitologia grega já que temos até mesmo um episódio dedicado ao Tolkien, mas sei que os primeiros episódios são sobre Hércules, Zeus e Ulisses. Por sinal, indicação no cinema também ajuda.

Seria legal também se quiserem comentar sobre autores que tenham bastante influência da mitologia grega em sua obra. Lá no tópico do Murilo Rubião e o conto O Convidado rolou um papo bem bacana sobre isso. Mais alguém curte o assunto? Qualquer pitaco é bastante válido!
 
Não tem como não indicar "O livro de ouro da Mitologia", Bullfinch... fuinciona como introdução à mitologia há mais de CEM ANOS!
 
Eu realmente gosto muito de Mitologia Grega. O Livro de Ouro da Mitologia eu acho bem fraco desde que encontrei os três grandes livros de Junito de Souza Brandão chamados Mitologia Grega.

É profundo, explica inclusive a origem dos mitos e como eles eram utilizados. As diferenças entre uma versão e outra do mesmo mito, o porquê disso acontecer e por aí vai. É livro teórico e, às vezes, pode parecer meio complicado de ler, mas ele dá uma visão não só dos mitos, mas como os próprios gregos encaravam seus mitos enquanto religião e de onde provavelmente cada mito veio. É bem completo. A parte etimológica dos nomes também é fantástica.

Enfim, tremo em tesão quando leio esses livros dele.

Os livros básicos de Mitologia Grega são os de Homero mesmo. A partir daí você pode prosseguir pro teatro clássico, sem nenhuma ordem estabelecida, porquê existe uma liberdade mitológica bem grande nas peças, mas elas valem por si só. Se atente apenas a uma ou outra trilogia e cosias do tipo (como Édipo Réi e Édipo em Colono).
 
Olha, eu tenho o xérox que tirei na época de faculdade e estudo em comprar já tem um tempo.

Vale a pena comprar sim.
 
a dica q eu iria dar o pescaldo chegou antes. o livro d ouro é bem superficial e serve só se vc quiser saber algo por cima sem se aprofundar. já os do junito brandão ñ tem erro. eu ainda acrescentaria nessa lista os livros do estudioso da mitologia joseph campbell, o poder do mito e o herói d 1000 faces. apesar d ñ se focar em uma linha mitológica específica, ele é mto bom em comparações entre culturas e tb nas aplicações hj em dia dos mitos antigos.

(Mas é salgadinho; deve-se preparar o bolso: 90 dinheiros cada volume.)

http://www.livrariacultura.com.br/s...asp?nitem=61064&sid=2017143313113483075220967

eu já comprei várias vezes eles (p mim e p os amigos) na estante virtual, e cada volume sai numa média de $30,00. tem uns q vêm praticamente novos.
 
O Pescaldo disse bem: Homero é uma excelente fonte. Procure pelos Hinos Homéricos, atribuídos a Homero, onde a própria estrutura narrativa dos Hinos tem como objetivo a narração de algumas facetas mitológicas. Afora isto, as epopeias homéricas são interessantes também, na medida que muitos símiles e comparações se utilizam da mitologia grega, fazendo parte da constituição da chamada "linguagem elevada" do épico. Assim, epopeias em geral são uma excelente ideia. Hesíodo é essencial também, principalmente na linhagem dos deuses.

Outra dica é a de procurar a mitologia romana, visto uma estar muito próxima da outra. Ovídio e as "Metamorfoses" é exatamente o que você procura, tendo sido ele inclusive a fonte principal dos escritores épicos posteriores (p.ex., Camões, que lhe dedicou uma elegia, e Dante, que o coloca como um dos poetas da "alta escola" em V, Inferno). Mas existem vários outros, além dos próprios poetas épicos e outros poetas também, como os líricos... A literatura greco-romana é toda embebida da mitologia; seu objeto poético constantemente se refere à mitologia, a partir do momento em que ela faz parte de seu mundo.
 
Amigos... o colega que dar os PRIMEIROS PASSOS na mitologia grega, e os senhores despejam sobre ele tomos e mais tomos... um investimento colossal...


ratifico: O livro de ouro da Mitologia é uma ÓTIMA iniciação para a mitologia.... talvez acrescente a isso um pequeno dicionário de mitologia.. e vá ser feliz meu rapaz.

:) :) :) :)
 
Ora, os primeiros passos podem ser de formiga ou de gigante; à escolha do cliente. :D
 
Eu desaconselho o Bulfinch. De verdade. Uma pesquisa na Wikipédia (em inglês) traz resultados mais satisfatórios. E baratos.
 
entre o livro d ouro da mitologia prefiro o mundo d sofia, q por falar d história da filosofia acaba falando bastante dos gregos.

e tome tomo.
 
Eu desaconselho o Bulfinch. De verdade. Uma pesquisa na Wikipédia (em inglês) traz resultados mais satisfatórios. E baratos.

Tu só pode estar de sacanagem, Pesca.



Tá bão..... revistinha dos Jovens Titãs... ensina mais que o Livro de Ouro....

Cês são gozadinhos pra cacete.. lol
 
Nem estou. Os artigos em inglês da Wikipédia são mais completos e mais objetivos em relações aos mitos. Trazem a simbologia e tudo o mais. Se o cara quer conhecer a Mitologia Grega e tem que escolher entre Wikipédia e Livro de Ouro, eu recomendo a Wikipédia em inglês. Além do que, Bulfinch não faz muitas distinções entre as Mitologias Grega e Romana.

O Livro de Ouro poderia se chamar o Livro de Latão ou coisa do tipo. Se o cara tiver procurando floreios com os mitos sendo contados, aí que ele vá pr'O Livro de Ouro, mas se ele quer algo mais objetivo e mais informativo, a Wikipédia é melhor. Galera tem muito preconceito com a Wikipédia.
 
Agradeço muito pelas dicas, quanto ao livro do Bulfinch eu já escutei gente aconselhando e outros que não simpatizam muito, acabei pegando certa antipatia sem nem conhecer. Os livros do Junito de Souza Brandão eu não conhecia, vou dar uma procurada na biblioteca pública antes para ver se eu me dou bem com o conteúdo e depois verifico na Estante Virtual.

Comecei a ler Odisséia semana passada e está fluindo bem, mas também vou comprar em breve aquela outra edição da Penguin-Companhia pelo prefácio e porque já escutei falarem bastante bem da tradução.
 
A "Odisseia" eu acho que é boa de qualquer jeito: em prosa, em verso; com verso rimado ou branco; até a adaptação da Ruth Rocha deve ser boa.:rofl:
 
Para quem se interessa por mitologia e tem preguiça de ler (rs rs), o professor Cláudio Moreno tem mantido um podcast sobre o assunto, chamado Noites Gregas. Já está no 40° episódio...

 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo