• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Mitologia Grega X Tolkiem

Morghause

Usuário
Até que ponto a mitologia Tolkeniana tem relação com a mitologia Grega?Quantas mitologias e concepções mais estão relacionados à obra? :?
 
As obras de Tolkien também está relacionada a Mitologia Nórdica.

Tolkien utilizou muito ambas mitologias, fáceis de serem identificadas, como nos nomes de locais, as espécies existentes em Arda, alguns contos que se assemelham a outros mitológicos, etc.

QUer um exemplo? Argonath quer dizer simplesmente Argonauta; The Argonath (as duas grandes estátuas localizadas no Anduin) significam Os Argonautas; ao menos no nome, as duas grandes estátuas estão relacionadas a mitologia grega.

Elfos são encontrados na mitologia nórdica, por exemplo.
 
A rebeldia de Melkor na criação da Música tb tem alguma relação com alguma mitologia grega?
 
Bom que me lembre naum..... mas vo dar uma pesquisada... uma coisa que tem bastantre relaçao é o nome terra média na mitologia nórdica tudo começou com a morte de um gigante e cada parte dele formou uma coisa do mundo, c me lembro bem o abdomem formou a terra média, que é a terra dos homens.
Um livro muito interessanto sobre mitologia grega nórdica e egípcia é "O livro de ouro da mitologia"de thomas Bulfinch, li faz uma semana, é muito interessante durante o decorrer da leitura você percebe muitas semelhanças entre tolkien e a mitologia. Depois vou dar uma folheada no livro e posto mais uma semelhanças.
 
Uma semelhança tb é quando os deuses decidem parar de viver na terra, dominada pelo mal e violencia e todos vao morar no céu.
 
Morghause disse:
Até que ponto a mitologia Tolkeniana tem relação com a mitologia Grega?Quantas mitologias e concepções mais estão relacionados à obra? :?
oq vc acha de parecido? quais as semelhanças c acho?
 
¥Felagund¥ disse:
Morghause disse:
Até que ponto a mitologia Tolkeniana tem relação com a mitologia Grega?Quantas mitologias e concepções mais estão relacionados à obra? :?
oq vc acha de parecido? quais as semelhanças c acho?
Caro amigo. Existem sim muitas e indiscutíveis semelhanças entre mitologias e obra Tolkeniana. Creio que mais uma boa olhada e você verá algumas delas.
Cordialmente.
 
Acontece que a cada momento que eu me volto para Tolkiem eu descubro uma semelhança nova com mitologias e lendas....acho incrível!!! 8O
 
Existem sites acerca de mitologia que citam Tolkien. Tem o www.valholl.hpg.com.br , vale a pena visitar.

AH, e cum avisinho cordial: por favor, comecem a criar o hábito de editar a mensagens de vocês, não respondam uma mensagem subitamente após já terem escrito alguma mensagem - como ovc6es fizeram aqui. :wink:
 
Não consigo encontrar muita semelhança com a mitologia grega na obra de tolkien, é claro que esistem casos como as duas estatuas, mas, o que predomina mesmo é a mitologia nórdica, isso é plenamente justificavel devido a própria origem do escritor.
 
Há influência, é claro. E também dos mitosd nórdicos, tanto dos vikings quanto dos finlandeses. Aliás, o Sampo saiu do Kalevala, epopéia de Elias lonnrot.
 
Sétimo Nazgûl disse:
¥Felagund¥ disse:
Morghause disse:
Até que ponto a mitologia Tolkeniana tem relação com a mitologia Grega?Quantas mitologias e concepções mais estão relacionados à obra? :?
oq vc acha de parecido? quais as semelhanças c acho?
Caro amigo. Existem sim muitas e indiscutíveis semelhanças entre mitologias e obra Tolkeniana. Creio que mais uma boa olhada e você verá algumas delas.
Cordialmente.
vc ñ entendeu minha pergunta eu perguntei por realmente ñ perceber estou perguntando se ja q vcs perceberam q me falem
 
.:G@nd@lf:. disse:
Bom que me lembre naum..... mas vo dar uma pesquisada... uma coisa que tem bastantre relaçao é o nome terra média na mitologia nórdica tudo começou com a morte de um gigante e cada parte dele formou uma coisa do mundo, c me lembro bem o abdomem formou a terra média, que é a terra dos homens.

Tem. Tolkien fala disso na Carta 211:

Tolkien disse:
"A Terra-média não é minha própria invenção. É uma modernização ou alteração, 'uma perversão' de uma palavra antiga para o mundo habitado dos Homens, o oikoumene: média porque pensei vagamente como estabelecer entre os Mares circundantes e (na imaginação do norte) entre o gelo do Norte e o fogo do Sul. Do Antigo Inglês middan-geard, do Inglês medieval midden-erd, middle-erd".
 
MaxDirty disse:
A rebeldia de Melkor na criação da Música tb tem alguma relação com alguma mitologia grega?

Creio que isso tenha mais relação com o que está escrito na Bíblia. Melkor seria como Lúcifer, alguém mais "destacado" que os demais e que se rebelou.
 
Aulë, o valar que criou os anões, é o Hefesto, deus ferreiro do Olimpo.

Tillion (ou Tirion, nome parecido mata) é o Hélio, piloto da carruagem do sol, também da mitologia grega.
 
Há muitas coisas iguais da mitologia e o universo do professor. Há muita mitologia Nordica, Celta, grega e vikigins. Eu vou lembrar de alguma coisa e depois volto nesse topico :mrgreen:
 
Gimili disse:
Há muitas coisas iguais da mitologia e o universo do professor. Há muita mitologia Nordica, Celta, grega e vikigins. Eu vou lembrar de alguma coisa e depois volto nesse topico :mrgreen:
mitologia viking e nordica é a msma coisa
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo