1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Mistérios da Música!

Tópico em 'Música' iniciado por Sauron, 24 Dez 2008.

1. Sauron

Sauron Dark Lord

Como fã de Tolkien não poderia deixar de relacionar duas coisas. Uma coisa é como o ser humano desde que se entende como ser pensante, ou até mesmo antes disso, tem grande ligação e percepção do que um tom, vibração ou nota, podem transmitir emocionalmente. Sabemos desde cedo o que é uma música assustadora, distoante, com notas que nos remetem medo ou ainda uma música alegre que espanta nosso cansaço e nos dá vontade de viver. Me pergunto de onde vem essa compreensão musical, ou como preferirem, memória. A outra coisa é que Arda foi criada através de uma grande música. O que vocês acham? Será que houve mesmo uma grande música na criação do nosso mundo e herdamos essa memória como fragmentos de tempos remotos? Será que isso pode ter afetado nosso sistema espiritual? :think:

Meio viagem, mas é uma discussão legal. :lol:

2. Eu achei bem interessante este tópico...

A criação do mundo através da musica foi uma das primeiras coisas que me impressionou no Silmarillion, falo isso porque sou musico e tenho profunda admiriração em estudar musica, em todos os aspectos, vai muito além do que simplesmente tocar.

Mas não posso afirmar que nosso mundo tenha sido criado dessa maneira. Claro que há semelhanças, como a queda de Melkor, que se tornou Morgoth, que certamente está relacionado com a queda de Lúcifer, que se tornou Satanás... E é aí que pode ter uma relação maior, porque Lúcifer era ministro de louvor no céu. E da maneira como eu acredito, quando o mundo foi criado, Lúcifer já havia caído.

Mas não há como negar a ligação da criação do mundo no Silmarillion ao Genesis da Bíblia.

Mas quando à musica, vale lembrar também que nas obras do C.S.Lewis, o mundo de Nárnia foi criado através da musica também com o canto de Aslam... Acredito que nesse aspecto, acredito que um autor tenha influenciado o outro!!!

3. Vëon Erubadhor

Vëon Erubadhor Usuário

Este é um tema muito interessante.
    Eu tenho pensado sobre isso e tido os mesmos questionamentos que Sauron à respeito da música e como ela influencia nossas vidas de maneira especial.
    Depois de ler o "Ainulindalë - A Música dos Ainur" , eu comecei a ter uma outra perspectiva a respeito de Gênesis, e minha leitura do capítulo 1 não foi mais a mesma.
    As referências sobre a música no Gênesis podem ser abordadas no momento em que Deus começa a Criação através do SOM, como está relatado em Gênesis 1:3: "E DISSE Deus: Haja luz; e houve luz"
    Deus criou o mundo através da PALAVRA. Ele DISSE, e as coisas aconteciam. Podemos interpretar o som que saiu da boca de Deus como uma melodia, ou algo parecido. Ele não recitou simplesmente com uma voz de locutor, como muitas vezes imaginamos: aquela figura gloriosa e divina, com uma voz grossa e falando pausadamente.
    A Bíblia mesmo fala que Sua voz é como o SOM de muitas águas.
    O falar de Deus é diferente do nosso. Podemos fazer aqui um exercício de imaginação; talvez não há como definir a voz de Deus, mas se Ele DISSE, ou CANTOU, podemos dizer que esse ato produziu "ondas sonoras", talvez com uma melodia ou um harmônico. A partir disso dá até pra abordar assuntos da Física Quântica, sobre a natureza da matéria. Algumas teorias afirmam que somos formados por ondas, energia condensada, que é matéria; e isso explicaria o fato de alguns elétrons estarem em mais de um lugar ao mesmo tempo. Viajando mais ainda na imaginação, as ondas geradas pela melodia seriam as responsáveis pela formação do mundo, pelo poder de Deus, que transformou sua PALAVRA em CRIAÇÃO.
    Pode ser meio doido, mas foram algumas coisas que vieram à minha mente depois de ler o Silma e Gênesis.
    Há também o fato de que a música já existia antes de o homem ser criado. Como o Marcus Lopes disse, Lúcifer era ministro de louvor, e talvez o anjo mais poderoso criado por Deus. Tão poderoso que até pensou que poderia se igualar a Deus, o que causou a sua queda.

Compartilhar