• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Copa 2014 Ministério Público pede suspensão de trabalho voluntário na Copa

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
O Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ) entrou com ação civil pública pedindo que todos os selecionados para o programa de trabalho voluntário da Copa do Mundo sejam contratados com Carteira de Trabalho assinada. Esse tipo de atividade é comum em megaeventos, como a Copa e as Olimpíadas.

O MPT também pede que o Comitê Organizador Local (COL) pague R$ 20 milhões de indenização por dano moral coletivo. A ação está na 59ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro.

Para a procuradora do Trabalho Carina Rodrigues Bicalho, que entrou com a ação, a Fifa pretende atingir “lucros astronômicos”, o que afasta a possibilidade de usar trabalho voluntário, como previsto na Lei 9.608/1998, que regula esse tipo de serviço no país.

“Essa modalidade de prestação de trabalho somente é lícita se o tomador de serviços for entidade pública ou associação com objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social, inclusive mutualidade, e que essa associação não obtenha lucro a partir do trabalho prestado”, diz a ação.

A procuradora argumenta que o princípio básico do ordenamento jurídico trabalhista diz que o trabalho remunerado é a regra e o voluntariado só pode ser exercido em casos excepcionais.

O programa da Fifa selecionou 14 mil voluntários para trabalhar nas 12 cidades-sede. Eles deverão ficar à disposição da entidade por pelo menos 20 dias, com turno diário de até dez horas. Mais de 152 mil pessoas se inscreveram para participar do programa, mais do que o dobro da Copa da África do Sul, em 2010, quando 70 mil se inscreveram, e mais do que o triplo da Copa da Alemanha, em 2006, que teve 45 mil candidatos ao trabalho voluntário.

Após a publicação dessa reportagem, a COL respondeu à Agência Brasil, por meio de nota, que a ação não tem fundamento jurídico, uma vez que a participação de voluntários na Copa do Mundo da Fifa foi especificamente regulada pela Lei Geral da Copa. “O trabalho voluntário em grandes eventos esportivos sempre ocorreu e é motivo de grande alegria para todos os envolvidos”, diz o comunicado.

O comitê ressalta que o trabalho voluntário ocorreu durante a Copa das Confederações sem nenhuma contestação. “O trabalho voluntário é, na sua essência, um trabalho sem remuneração. Neste caso, a recompensa obtida não é financeira, mas ligada à satisfação de contribuir para a realização de algo importante para a comunidade”.

Fonte

--------------------------------------------------------------------------------------------------------

Um tanto tarde pro MP tentar isso e que dificilmente dará algum retorno.
 
Tarde sim, infelizmente. Tadinha da Fifa! Não tem condição nenhuma de pagar um salário mínimo que seja mas paga prêmios milionários aos vencedores.

E não entendo quem se voluntaria pra isso. Ajudar não é o objetivo, o objetivo é participar do evento, pois não sei se algum dos tais voluntários costuma fazer trabalho voluntário em asilos, orfanatos etc.
 
Depois de um longo e tenebroso inverno, o MPT resolveu propor uma ação contra o trabalho voluntário em prol da FIFA. Também querem aparecer. Faltam poucos dias, né.
 
Pois é, o MPT também teve 7 longos anos pra se posicionar em relação a isso, além dos Jogos Olímpicos de 2016 onde isso também vai se repetir.

Sem falar que quem vier a ser um voluntário na função "steward" da FIFA que são aqueles que ficarão posicionados muito próximos a torcida, se alguém pensa que eles poderão ficar na boa assistindo o jogo de graça, esquece, pois terão que ficar o tempo inteiro de costas pro que acontece no campo e assistir somente a torcida.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo