• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Notícias RPG Ministério da Justiça "marca" Livros de RPG

Hero

Let's rock and ride!
Bem, provavelmente todos você já sabem sobre o incidente de ouro preto, envolvendo um assassinato de uma garota e a ligação absurda que fizeram entre isso e o RPG. E a partir dessa época TODOS os livros de RPG precisam ser mandados para o ministério da justiça antes de poderem ser publicados e é obrigatório ter um aviso de classificação etária indicativa.
Detalhe: SÓ os livros de RPG passam por esse processo, até mesmo pornografia pode ser publicada sem ser enviada anteriormente para o ministério.

Bem, até aí já nos acostumamos, o Lobisomem que saiu agora no EIRPG até que não ficou ruim com aquele "16 anos" na quarta capa. E agora o ministério apronta mais uma.

Na verdade é uma lei que está em vigor desde 2007, mas foi descoberto pelo editorial da Devir recentemente e, ao que parece nenhuma outra editora sabe também da norma, pois a Jambô também tem publicados seus livros errôneamente. Essa lei é aquela que obriga os programas de televisão a mostrarem aquela vinheta de classificação etária antes dos programas. Só que, também é válida para livros de RPG. Confusos? O resultado é que de agora em diante os livros da Devir deverão vir com aquele logo de classificação etária criado pelo ministério, juntamente com uma tarja branca de tamanho ainda não especificado.

Agora imaginem o "Mago o Despertar" com uma tarja branca e um quadradinho vermelho no meio do azul da quarta capa. Imaginem o D&D 4ª edição... É, logo os livros de RPG, que são os mais bem trabalhos, com melhor acabamento foram marcados pelo ministério. Um ponto a menos pra publicação de RPG no Brasil... e eu só lamento.

Quem quiser saber mais, o site é

http://www.mj.gov.br/classificacao/

Um pouco abaixo à direita tem o manual da nova classificação indicativa. Quem quiser conferir, é na página 47 que está escrito isso conta para mídia ou livro de jogo de interpretação (RPG) ¬¬

Bem, não posso confirmar nada... não sei como a Devir vai reagir direito a isso, mas os fatos estão lá.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo