1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

[Mini-conto] A Metamorfose de Baleia

Tópico em 'Clube dos Bardos' iniciado por Chantili, 5 Mai 2010.

  1. Chantili

    Chantili Usuário

    Não sei direito como classificar, na verdade é mais uma brincadeira literária. =)

    A Metamorfose de Baleia

    Tinha acabado de abocanhar uma barata que falhou em passar correndo pela cozinha. Enfiou seus dentes afiados na casca grossa conseguindo furá-la. Que gosto horrível!, mas era a coisa mais parecida com comida que via em dias. Mastigou penosamente aquela amargura crocante e engoliu de uma vez. O pobre estômago reclamou um pouco já que já se acostumara a ser preenchido pelo vento. Deitou a cabeça nas patas dianteiras e tentou dormir um pouco, mas um barulho no estômago não permitia. De barulho passou a uma sensação estranha, que logo tornou-se uma dor nunca antes sentida pela pobre criatura. Fechou os olhos e a dor misturou-se com uma tontura nauseante enquanto, ainda com os olhos fechados, via uma explosão de luzes, cores, um som ensurdecedor e, de repente, silêncio. Alguma coisa muito estranha havia acontecido. Sentia-se muito maior do que o habitual, o olfato e a visão tornaram-se aterradoramente inusitados. Sentia falta do rabo e os pêlos estavam escassos, finos. Levou as mãos (ou seriam as patas?) à lateral do corpo onde alguma coisa fazia um volume incômodo. Colocou a mão num dos bolsos (onde estava o volume) e tirou uma carteira. Abriu-a e tirou o documento de alguém chamado: Gregor Samsa. Não estava entendendo o que aquilo significava. Será que Fabiano esperava por ele fora daquele quarto?
     
  2. ricardo campos

    ricardo campos Debochado!

    mini-conto é isso mesmo.Gostei !!!
     
  3. JLM

    JLM mata o branquelo detta walker

    o seu texto soa bem agradável.

    porém, algumas escolhas de palavras poderiam ser repensadas, como em "já que já se" poderia-se retirar um já daí tranquilamente q manteria o sentido, até pq se a intenção foi a fala coloquial, me pareceu ñ ser o local adequado; tb usaria "estranho" ao invés de "inusitado": ñ q o sentido da palavra esteja errado, mas o sentido comum q o leitor pensa ao ouvir a palavra ñ se encaixa ali, como q surgindo uma interrogação de "pq insusitado?"; e por fim, talvez a conclusão seja clara para vc e para o fabiano, mas o restante dos leitores ñ costuma ser tão rápidos e compreensivos com oq ñ aparece explícito.
     
  4. Chantili

    Chantili Usuário

    Obrigada pelos comentários meninos!
    É verdade JLM, depois que eu postei e reli percebi que poderia ter mudado esse "já que já" que soou estranho mesmo. Em relação ao "inusitado" eu entendo o que vc quis dizer mas não sei, eu acho que essa palavra encaixou bem; e sobre o final realmente só quem leu ou pelo menos sabe sobre A metamorfose e Vidas secas é que vai ligar as coisas, mas aí vai do conhecimento intertextual de cada leitor =)
     
  5. JLM

    JLM mata o branquelo detta walker

    só agora caiu a ficha da referência à vidas secas. dãr.
     
  6. Chantili

    Chantili Usuário

    Eu pensei em trazer para meu texto as semelhanças que encontrei nesses dois textos: o caráter humano da Baleia e a questão da transformação em animal do Gregor Samsa. Foi só um trocadilho literário heheh. =)
     
  7. Clara

    Clara Que bosta... Usuário Premium

    Adorei Chantili! :sim:
    Baleia esfomeada comendo uma barata...
    Me veio à mente uma estante empoeirada, numa noite quieta e o Gregor Samsa, no início da história, meio desnorteado, saindo do livro "A Metarmofose" e indo pra prateleira debaixo e entrando em "Vidas Secas" e aí encontrando a Baleia... :lol:
    Legal mesmo!
     
  8. Tayana

    Tayana Usuário

    rsrs, engraçado e legal..
     
  9. imported_Wilson

    imported_Wilson Please understand...

    Bem criativo! Em tempos de "Orgulho e preconceito e zumbis" você devia escrever um "Metamorfoses secas". Ficou bem legal.
     
  10. Chantili

    Chantili Usuário

    Hahahaha uma ótima cena essa, Clara, até me deu algumas idéias loucas agora =))

    E Wilson, esse título ficaria bacana no conto também, talvez ficassem mais explícitas as referências às duas obras. =)
     
  11. JLM

    JLM mata o branquelo detta walker

  12. imported_Adam

    imported_Adam Usuário

    Gostei.

    xD
     
  13. Chantili

    Chantili Usuário

    Hheheheh, valeu pela dica Jeferson, miniconto!
     

Compartilhar