• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Minas-onde dormiam?

Felagund

Usuário
vi um esquema de uma mina e nela tava mostrando apenas saloes, e ñ tinha dormitórios, onde eles dormiam?
 
¥Felagund¥ disse:
vi um esquema de uma mina e nela tava mostrando apenas saloes, e ñ tinha dormitórios, onde eles dormiam?

Sabemos muito pouco sobre a estrutura das Minas dos anões...isso dos dormitorios podemos incluir ai...nunca vi nada sobre, mas com certeza devia existir "quartos" onde eles dormiam.

ate mais...
 
Se você fala deste esquema por exemplo, que é proveniente do "Atlas da Terra-Média" da Karen Fonstad, repare que há uma indicação "To Elve's quarters" e outra "To Dwarves' quarters", respectivamente "Para os alojamentos dos Elfos" e "Para os alojamentos dos Anões". É óbvio que eles existiam, só não aparecem neste esquema.
 
Pandatur Parmandil disse:
Se você fala deste esquema por exemplo, que é proveniente do "Atlas da Terra-Média" da Karen Fonstad, repare que há uma indicação "To Elve's quarters" e outra "To Dwarves' quarters", respectivamente "Para os alojamentos dos Elfos" e "Para os alojamentos dos Anões". É óbvio que eles existiam, só não aparecem neste esquema.
era esse o esqema msmo, mas como era o interior desses?
 
Sei lá eu... não acredito que Tolkien tenha ficado descrevendo os aposentos com detalhes, visto que já tinha muita coisa mais importante para contar. Aí a gente fica só com suposições, etc. Mas em um ou outro fragmento de alguma obra ele deve ter falado um pouco sobre alojamentos, o que pode nos dar alguma idéia. Lembro por exemplo de Túrin ver Mîm chorar pelo filho morto que jazia em uma espécie de cama de pedra (e creio que de pedra fossem as camas dos Anões). Quando a Sociedade chega no Flat de Galadriel não me recordo se há citação de algum local para se dormir lá, mas lembro que a Sociedade dorme em colchões no chão. Porém, creio que os Elfos usassem camas sim, mas o estilo delas, etc poderia variar, assim como nós mesmo conhecemos camas de diversas formas.

Os alojamentos dos Anões em Menegroth eu creio que fossem em conjuntos mesmo, já que os Anões lá iam para trabalhar, é provável que possuíssem lá grandes quartos com muitas camas, onde vários Naugrim dormiam.
 
Este mapa também é do Atlas e é de autoria da Karen também. A intenção dela seria apenas de mostrar alguns locais dentro de Nargothron que têm destaque nas obras. Alojamentos estão longe disso. Nargothrond ao meu ver era um reino grande, repleto de salões, corredores, etc. Um imenso palácio subterrâneo aos moldes de Menegroth.
 
Esta planta é uma representação feita pela Karen baseada no que Tolkien escreveu. Não sei se ele chegou a desenhar a planta de Nargothrond ou Menegroth.
 
Esta planta é uma representação feita pela Karen baseada no que Tolkien escreveu. Não sei se ele chegou a desenhar a planta de Nargothrond ou Menegroth.
Quem é "Karen"? Onde posso ver mais desses mapas? Eles são confiáveis? Existem mapas de outras cidades?
 
lince disse:
Esta planta é uma representação feita pela Karen baseada no que Tolkien escreveu. Não sei se ele chegou a desenhar a planta de Nargothrond ou Menegroth.
Quem é "Karen"? Onde posso ver mais desses mapas? Eles são confiáveis? Existem mapas de outras cidades?
Lince, Karen Wynn Fonstad é geógrafa e fã de Tolkien. Ela escreveu o Atlas da Terra-Média e desenhou diversos mapas baseados nos escritos do Professor. Vou deixar aqui as palavras do Ronald Kyrmse acerca do Atlas, provenientes de um e-mail que ele me mandou no fim de 2002 (e o Atlas foi lançado só em Maio deste ano :roll: ):

Ronald Kyrmse disse:
J.R.R.Tolkien dava uma atenção imensa aos detalhes, e por isso nos deixou descrições exaustivas das paisagens onde se passam suas histórias. Além disso era desenhista e aquarelista melhor que a média, tendo pintado vários lugares do seu mundo imaginário -- muitas das suas obras aparecem em "Pictures by J.R.R.Tolkien" e "J.R.R.Tolkien: Artist and Illustrator" -- e também confeccionou diversos mapas, inicialmente para seu próprio uso (para orientar-se na composição das narrativas), depois para publicação.

Inspirada por este material, mais farto do que possa parecer à primeira vista aos leitores, a cartógrafa americana Karen Wynn Fonstad transformou-o em um atlas com dezenas de mapas, uns mais abrangentes (em escala continental), outros de menor âmbito (p. ex. do Condado), outros ainda sobre assuntos específicos, como os idiomas da Terra-média e o decurso das batalhas. É um livro que contém algumas poucas incorreções (diga-se a verdade: só detectáveis pelos estudiosos mais profundos), mas que em geral nos ajuda a visualizar os lugares, os movimentos dos personagens e até a cronologia. A autora, ao que parece, aproveitou cada trecho que fala sobre relevo, vegetação, rochas, distâncias percorridas e estimadas, ... O resultado tem uma coerência gráfica que torna os mapas muito atraentes, e um excelente texto que menciona as fontes e complementa os mapas.
O e-mail completo que ele me enviou na época pode ser conferido aqui.
 
Tem um mapa, se não estou enganado, da Karen Fonstad mesmo, que detalha a Terra-média do começo da Segunda Era. Um mapa bem grande em fundo branco, com vários detalhes. Aquele é um dos meus mapas tolkienianos favoritos.

Outra coisa, parece-me que a versão mais detalhada e conhecida do mapa do Oeste da Terra-média, publicada no Contos Inacabados e grandemente utilizado pelo Tolkien, é de autoria do Christopher Tolkien (se não me engano, ele fala disso no prefácio do CI).

Sére
 
Felagund, são esquemas das partes que merecem destaque, e não plantas detalhadas, uma vez que o próprio Tolkien não deu detalhes sobre tal (ou fez desenhos).
Ainda não li esta parte do Atlas e sequer mesmo sei o grau de confiabilidade dos desenhos de Menegroth e Nargothrond que a Karen Wynn Fonstad fez.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo