• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Minas Moria

Azaghâl

Usuário

No livro(como todos sabem)os elfos são "inimigos" dos anões,entaum como pode no portão de Minas Moria as linguagem estar em élfico?


Ennyn Durin Aran Moria:pedo mellon a minno.Im Narvi hain echant:
Celerimboro Eregion teithant i thiw hin
 
Não eram inimigos. Só não tinham uma relação de amizade, não "se davam bem", com algumas excessões.
No Portão Oeste de Moria, foi escrito em Tengwar por Celebrimbor e o Portão construído por Nari (Narvi, sei lá o nome do elfo). Isso aconteceu porque na época em que o Portão foi construído, Anões de Khazad-dûm e elfos de Eregion tinham uma relação de amizade, e cooperavam entre si. Então Celebrimbor fez o portão (ou ele fez as inscrições? ah, whatever. Esqueci).
 
Riff disse:
Anões eram inimigos dos sindar.
Quem escreveu no portão foram os noldor

Apenas parcialmente correto. Os Anões de Belegost e Nogrod tiveram uma encrenca séria com Doriath, mas não dá pra afirmar que "Anões eram inimigos dos Sindar"

Como já dito antes em alguns tópicos, a inimizade é de berço, ou seja, da origem distinta de ambos (Anões/Elfos) e não se restringia a Sindar ou aos Anões das Ered Luin. Por isso que a amizade entre Moria e Eregion era tão incomum e tão admirável. E por isso o Portão Oeste era tão amigável, enquanto o Leste, bom:

Dos Anões e Homens disse:
Os Anões diziam que em cortesia aos Elfos que as letras Feanorianas foram utilizadas naquele portão, uma vez que ele se abria para sua região e era principalmente utilizado por eles. Mas os Portões Leste, que foram destruídos na guerra contra os Orks, abriam-se para o mundo aberto e era menos amigável. Ele possuía inscrições Rúnicas em várias línguas: magias de proibição e exclusão em Khuzdul e comandos para que todos que não tivessem a permissão do Senhor de Moria deveriam partir escritos em Quenya, Sindarin, Língua Comum, línguas de Rohan, de Dale e de Dunland.

Fonte: Dos Anões e Homens, comentário 8

:mrgreen:
 
GilGalad disse:
... foi escrito em Tengwar por Celebrimbor e o Portão construído por Nari (Narvi, sei lá o nome do elfo).

Era Narvi, e era um anão.

A inscrição era:

"As portas de Durin, Senhor de Moria. Eu, Narvi, as fiz; Celebrimbor de Eregion (Azevim) desenhou estes sinais."

Havia amizade e aliança entre os povos de Eregion e Moria, e também de Lórien.

Narvi fez as portas, e Celebrimbor, filho de Curufin, filho de Fëanor, fez a inscrição.
 
Não eram exatamente inimigos... Havia uma richa alimentada por problemas e conflitos que se deram nos tempos de Beleriand ainda. Mas não eram inimigos no sentido extrito da palavra... Estão mais praquele vizinho com cuja cara você não vai. Tanto que não me recordo de ter visto elfos e anões lutando entre si em uma batalha de maior importância na história de Arda.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo