• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

As Sete Maravilhas de Arda Minas Morgul

Tuor

dei um rolê em Vinyamar
Minas Morgul


attachment.php


Minas Morgul era a fortaleza dos Nazgûl. Localizava-se no Vale de Morgul, um vale nas Montanhas da Sombra, na fronteira oeste de Mordor. Era uma cidade fortificada com mármore branco construído numa alta plataforma de rocha. Dentro das muralhas havia casas brancas e uma alta torre. As muralhas e a torre tinham muitas janelas, e o topo da torre girava lentamente para a frente e para trás.

A estrada de Morgul vinha de Osgiliath, no Anduin, atravessando Ithilien até ao Vale de Morgul, se inserindo nas Montanhas da Sombra até Mordor. Perto do portão principal de Minas Morgul, na muralha norte da cidade, a estrada levava a uma ponte branca sobre o Rio Morgulduin. Nas extremidades do início da ponte, erguiam-se duas figuras esculpidas tanto em formas humanas como animais.

attachment.php


Minas Morgul foi originalmente chamada de Minas Ithil, a Torre da Lua. Foi construída para manter Mordor sob vigia quando Gondor foi fundado em 3320 da Segunda Era. Isildur, filho de Elendil, fez seu lar em Minas Ithil, enquanto seu irmão Anárion residiu do outro lado do Anduin, em Minas Anor. Minas Ithil era uma bela cidade com suas muralhas que brilhavam em prata e branco com a luz da lua. Em frente a sua casa, Isildur plantou um ramo da Árvore Branca que ele tinha resgatado da Queda de Númenor. Na torre foi guardada um dos palantír, chamado Pedra de Ithil.


Pensava-se que Sauron tinha perecido na Queda de Númenor, mas o seu espírito sobreviveu e ele voltou a Mordor no mesmo ano em que Gondor foi fundada. Com o Um Anel, ele reconstruiu, em segredo, o seu poder. No ano de 3429 da Segunda Era, Sauron invade Minas Ithil e queima a Árvore Branca, porém Isildur escapa com um ramo da Árvore.

Depois de Sauron ter sido derrotado na Guerra da Última Aliança em 3441 da Segunda Era, Minas Ithil foi mantida uma vigilância sob esta. Mas no ano de 1636 da Terceira Era, a “Grande Praga” veio do leste e matou muitos em Gondor. O patrulhamento em Mordor, como consequência, começou a dispersar-se e as pessoas deixaram Minas Ithil.

Os Nazgûl retornaram a Mordor em 1980 para preparar o regresso de Sauron. Os Nazgûl eram os servos de Sauron que haviam recebido dele os Nove Anéis. Seu líder era o Rei-Bruxo de Agmar, Senhor dos Nazgûl. Em 2000 eles cercaram Minas Ithil e tomaram a cidade em 2002, tomando posse da Pedra de Ithil. Minas Ithil, então, a partir daí, tornou-se a fortaleza dos Nazgûl, recebendo outro nome: Minas Morgul, a Torre da Magia Negra. Era um local de medo e morte e as suas muralhas guardavam uma luz doentia.

“Não pela luz aprisionada do luar, que outrora jorrava através das paredes de mármore de Minas Ithil, a Torre da Lua, bela e radiante na concavidade das colinas. Na realidade, a luz que agora brilhava ali era mais pálida que a lua doentia passando por algum eclipse lento, vacilando e bruxuleando como alguma exalação repugnante de podridão, uma luz cadavérica, uma luz que nada iluminava.” As Duas Torres: “As Escadarias de Cirith Ungol”, pág. 321.

Do outro lado do Anduin, Minas Anor foi renomeada Minas Tirith, a Torre da Guarda, e os homens de Gondor eram vigilantes contra a ameaça de Minas Morgul.

Em 2050, o Rei Earnür de Gondor aceitou um desafio para lutar contra o Rei-Bruxo de Angmar em combate corpo-a-corpo. Ele cavalgou com uma pequena comitiva de cavaleiros para Minas Morgul e nunca mais foram vistos novamente. Acredita-se que Earnür tenha morrido em tormento naquele local. Ele não deixou nenhum herdeiro para o Trono de Gondor, e a partir de então os Regentes começaram a comandar Gondor na falta de um Rei.


Sauron retornou em regredo para Mordor em 2942, e em 2951 se manifestou abertamente, começando a reunir poder mais uma vez. Sauron tomou a pedra de Ithil, o palantír, e com ele, estava pronto para manipular Saruman e enganar Denethor, o então Regente de Gondor, pois ambos tinham posse de um palantír, cada.


Àquele tempo da Guerra do Anel, o Rei-Bruxo de Angmar e a maioria dos Nazgûl habitaram Minas Morgul; dois ou três outros ocuparam Dol Guldur na Floresta Velha. Inúmeros orcs, incluindo Gorbag, também estiveram em Minas Morgul onde os Vigilantes Silenciosos estavam sempre alertas.


Em 10 de Junho de 3018, o Rei-Bruxo cavalgou liderando um ataque à Osgiliath, e então cavalgou a norte com os Nazgûl na busca pelo Hobbit que portava o Um Anel.


attachment.php


Frodo Bolseiro, o Portador do Anel, passou por Minas Morgul no caminho para Mordor com Sam Gamgi e seu guia Gollum em 10 de Março de 3019. Frodo se sentiu atraído pelo poder do Anel para aproximar-se da cidade onde o Rei-Bruxo habitava, mas foi parado por Sam e Gollum na ponta da ponte. Eles começaram a escalar o caminho que levava à Cirith Ungol quando um grande clarão vermelho foi enviado de Barad-dûr como um sinal para a liberação do exército que iria atacar Gondor.
“E Minas Morgul respondeu. Houve um clarão de relâmpagos lívidos: garfos de fogo azul saltando da torre e das colinas ao redor para dentro das nuvens sombrias. A terra rosnou e da cidade veio um grito. Misturado a vozes roucas como as das aves de rapina, e ao relinchar agudo de cavalos alucinados de raiva e medo, veio um guincho dilacerante, que foi rapidamente aumentando num tom agudo, ultrapassando o alcance da audição.” As Duas Torres: “As Escadarias de Cirith Ungol”, pág. 324.

attachment.php


O Rei-Bruxo passou através do portão encabeçando um enorme exército. Nenhuma hoste de tamanha grandeza havia saído de Minas Morgul desde a Guerra da Última Aliança, e ainda assim, era apenas uma parte da total força que Sauron possuía. Mas a hoste não retornaria a Minas Morgul, pois ela e o Rei-Bruxo foram destruídos na Batalha dos Campos do Pelennor, em 15 de Março, sendo que em 25 do mesmo mês, o Anel seria destruído e o reino de Sauron cairia.


Após a coroação de Aragorn, o Rei Elessar, em Maio de 3019, foi decretado que Minas Morgul seria posteriormente demolida.



Nomes e Etimologia


Minas Ithil outrora foi chamada de “Torre da Lua” e “Torre da Lua Nascente”.

Minas Morgul já foi chamada de “Cidade Morta” e “Torre da Bruxaria”.

Minas Ithil significa “Torre da Lua” e Minas Morgul significa “Torre da Magia Negra”. A palavra “minas” significa “torre”. A palavra ithil tem por característica ser um nome poético para a “lua”, de sil ou thil, ambas significando “brilho com luz branca ou prateada”. A palavra “morgul” significa “magia negra”. O elemento mor quer dizer “negro, escuro”. E o elemento gûl tem significado “bruxaria, magia”, advindo de ngol ou nolë, que significam “grande/longo estudo, tradição, conhecimento”.


Vídeo

Chegada de Frodo e Sam a Minas Morgul


Autores

Nómin, os sábios - tradução
Snaga - imagens
Lord Treville - imagens e vídeo
Tuor - tradução e revisão


Fonte

Thain's Book - Guide to Tolkien's Middle-Earth
O Senhor dos Anéis: As Duas Torres - J.R.R. Tolkien
 

Anexos

  • minas_morgul_SC.jpg
    minas_morgul_SC.jpg
    10,8 KB · Visualizações: 1.202
  • minasmorgul.gif
    minasmorgul.gif
    76 KB · Visualizações: 1.192
  • Morgul Allan Lee.jpg
    Morgul Allan Lee.jpg
    23,8 KB · Visualizações: 1.168
  • Morgul Filme.jpg
    Morgul Filme.jpg
    13,6 KB · Visualizações: 2.985
Última edição por um moderador:
attachment.php

Fenda de entrada do Vale Morgul


attachment.php

Nazgûl saem de Minas Morgul - A Sociedade do Anel


attachment.php

Capa do cd da banda Minas Morgul, com ilustração da mesma​


attachment.php

Ilustração de Minas Morgul


attachment.php

Ilustração de uma Minas Morgul sombria​
 

Anexos

  • 2576450232_7d71059cc7.jpg
    2576450232_7d71059cc7.jpg
    174,8 KB · Visualizações: 1.088
  • Morgul - Summoning - Minas Morgul.jpg
    Morgul - Summoning - Minas Morgul.jpg
    86,9 KB · Visualizações: 1.502
  • Morgul - Sem Autoria.jpg
    Morgul - Sem Autoria.jpg
    79,4 KB · Visualizações: 1.154
  • fotrobservation69.jpg
    fotrobservation69.jpg
    26,7 KB · Visualizações: 1.188
  • 468809345_93fb7e53cf.jpg
    468809345_93fb7e53cf.jpg
    124,9 KB · Visualizações: 1.096
Última edição:
  • Curtir
Reactions: DW
attachment.php
Ilustração de Minas Morgul


attachment.php

Minas Morgul com outro formato


attachment.php
Exército dai de Minas Morgul - O Retorno do Rei


attachment.php

Minas Morgul nos moldes do filme


attachment.php

Minas Morgul conforme apresentada no filme


13655.jpg

Maquete da Minas Morgul apresentada no filme​
[/CENTER]




Comentem.




:joinha:
 

Anexos

  • sorcery.jpg
    sorcery.jpg
    195,8 KB · Visualizações: 973
  • Morgul JH.jpg
    Morgul JH.jpg
    203,1 KB · Visualizações: 988
  • Morgul Sem autoria.jpg
    Morgul Sem autoria.jpg
    24,5 KB · Visualizações: 939
  • Minas Ithil - TN.jpg
    Minas Ithil - TN.jpg
    89,2 KB · Visualizações: 986
  • Morgul filme2.jpg
    Morgul filme2.jpg
    59,7 KB · Visualizações: 973
Última edição:
Material excelente!
E as ilustrações ficaram ótimas!

É, o sinal emitido por Minas Morgul foi vermelho, enquanto que no filme, RdR, era verde. Mas ficou um efeito muito bonito, e combinou com a iluminação que deram à Torre.
 
Curti muito, belo trabalho, que vou acompanhar sempre agora. Ótima escolha de imagens, o vídeo e a matéria =))) Parabéns guys xD
 
Parabéns pela matéria e as imagens, ficaram excelentes.

P.S.: Finalmente colocaram o projeto das Sete Maravilhas de Arda pra andar novamente, obrigado por fazer isso, Tuor.
 
Muito bom!!! Finalmente estamos progredindo novamente!

Só pra lembrar, as ilustrações (pinturas e desenhos) que se parecem com as fotos do filme não foram inspiradas neste, mas sim o contrário.

Sendo que John Howe ajudou na direção de arte dos filmes, PJ usou muito de suas idéias para compôr os cenários, ou seja, as cenas do filme se baseiam nas ilustrações de JH.
 
:D excelentes imagens, e textos muitos bons

Parabens a Tuor, Snaga, Treville, e vá, porque não resisto, uns parabenzinhos piquenos a mim próprio xD
 
Sim, parabéns a você também, Nómin, e a todos os meus cúmplices que me ajudaram a retomar essas bandas do fórum, e que parecem estar gostando de se empenhar nesse trabalho.

Snaga, eu não sabia sobre isso com relação a Minas Morgul. Interessante.

Lord Treville disse:
É, o sinal emitido por Minas Morgul foi vermelho, enquanto que no filme, RdR, era verde. Mas ficou um efeito muito bonito, e combinou com a iluminação que deram à Torre.

Bem, primeiro houve o clarão vermelho vindo de Barad-dûr dando autorização para que o exército saísse, e depois o sinal de Minas Morgul como se respondesse àquela autorização. Na cena do filme não deram muita ênfase ao clarão vermelho de Barad-dûr, mas eu tomo a cena em que Frodo e Sam caem, depois da tremedeira, como sendo esse clarão, já que um vermelho se reflete no rosto de Frodo.
 
Snaga, eu não sabia sobre isso com relação a Minas Morgul. Interessante.
Não só Minas Morgul, Tuor. Mas todos os cenários do filme se basearam em ilustrações de Allan Lee e John Howe. Ambos foram convidados para participarem da Direção de Arte.

Basta pesquisar as ilustrações de dos dois artistas e comparar. Em contrapartida, use as ilustrações dos Hildebrandt ou do Nasmith (ou qualquer outro ilustrador anterior ao filme) para ver como são diferentes do filme.
 
Bem, a gente está discutindo a mesma coisa, pois sempre entendi que Lee e Howe haviam sido contratados para bolar os desenhos que seriam mostrados no filme. Pensei que o que tinha dito era que os desenhos já existiam há muito tempo e que PJ se baseou neles.
 
Ah, sim. Isso sim.

Mas não duvido que alguns desenhos já existissem há um bom tempo. Howe e Lee já ilustravam Tolkien há muito tempo, bem antes dos filmes, ou seja, por mais que tenham elaborado quadros para a Direção de Arte, com certeza se basearam em ilustrações que já existiam!
 
Ótimo texto. E as imagens são bem legais!

Que bom que voltou à ativa. Mas ainda não sei o que ponho na minha lista.
 
Lindas imagens, ótimo texto, realmente escolheste muito bem o texo e imegens certas para representar Minas Morgul, Parabéns!

Abraços
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo