• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Milton Hatoum

Thorondir

Usuário
Da Wikipédia:
Milton Hatoum (Manaus, 19 de agosto de 1952) é um escritor, tradutor e professor brasileiro. Hatoum é considerado um dos grandes escritores vivos do Brasil.[1]
Descendente de libaneses, ensinou literatura na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e na Universidade da Califórnia em Berkeley. Escreveu quatro romances: Relato de um Certo Oriente, Dois Irmãos, Cinzas do Norte (esse último vencedor do Prêmio Portugal Telecom de Literatura e todos os três primeiros ganhadores do Prêmio Jabuti de melhor romance) e Órfãos do Eldorado. Seus livros já venderam mais de 200 mil exemplares no Brasil e foram traduzidos em oito países, como a Itália, os Estados Unidos, a França e a Espanha.[2]
Hatoum costuma em suas obras falar de lares desestruturados com uma leve tendência política.

Dele, só li Órfãos do Eldorado, e achei muito bom. Mas já o vi falando e palestrando duas vezes, e acho que se tem algum escritor contemporâneo que pode ser membro da ABL, é ele. :)
 
Cara, eu li Dois Irmãos à força para o vestibular e tenho que dizer... O cara é FODA!
Muito boa a obra. Se depender de mim, leio novamente.
 
Eu também li "Dois Irmãos" _o/

Como eu sou do Sul, achei a leitura meio... diferente. Mas se bem que eu tinha 8 livros pra ler em seis meses. Maaas na segunda vez, foi muito proveitoso. Livrão! Recomendo!
 
[align=justify]Quando eu prestei vestibular - há uns mil anos, haha -, vi, na lista de livros obrigatórios, “Relato de um certo Oriente”, de um ‘tal’ de Milton Hatoum. Sério, eu não dava NADA por ele e, das obras indicadas, pensei que seria a pior. (sim, subestimei mesmo :oops: ). Por isso, a primeira obra que li foi “Laços de Família”, de Clarice Lispector (autora que eu já conhecia, já amava, e coisa e tal). Só então, pensei, “é, vou ler esse ‘Relato de alguma coisa’ logo, depois passo para as outras obras”.

Quando eu estava na metade do livro, pensei:” isso é, provavelmente, uma das melhores coisas que já li na minha vida. Virei fã desse cara”. Decidi procurar por mais ‘coisas’ escritas por ele e me deparei com “Dois irmãos”. Meldeus, que livro! Ainda não li : “Cinzas do Norte”, mas ele está na lista dos "mil livros que tenho de comprar antes de ficar desempregada". XD

Engraçado é que, hoje, quando alguém me pergunta por Miltom Hatoum, eu já vou logo despejando informações. Primeiro pergunto: já ouviu falar de Relato de Um certo Oriente? E antes que a pessoa responda, falo: Milton Hatoum: Leia. Leia esse livro, e leia qualquer um dos outros livros do Hatoum. A Literatura de Hatoum tem parentesco com a ficção introspectiva de Graciliano Ramos (a angústia é o elemento que rege a narrativa do romance “Angústia” [Really?] e do “Relato de um certo Oriente”), Clarice Lispector e Lúcio Cardoso, Autran Dourado (que elegeu a agonia de uma época e de uma família como tema romanesco) e Raduan Nassar (que nos relatos tensos e densos abordou dramas de relacionamentos humanos e aspectos ligados à família árabe). Eu falo sério, leia. A literatura desse manauara é boa demais para não ser conhecida. "Só" digo isso.[/align]
 
Valentina disse:
(...) "Só" digo isso.[/align]

:rofl:

E olhe, eu nunca ouvi falar do homem até ler este tópico.

Agora, com estes posts da Liv, da Rafa e da Valentina me deixaram com uma vontade doida de ler algo desse escritor.

Vou procurar em sebos. :sim:
 
Pois é, o 'só' ali é tão paradoxal. :rofl:

E, procure algo dele para ler, sim, Clara. Você não vai se arrepender.
Ok, eu paro com a propaganda. XD

Fiquei com vontade de escrever um texto sobre "Dois irmãos", agora. Algo falando sobre identidade x alteridade. Nada muito sério. Um texto 'leve' (não tanto, já que leveza não é algo que caracterize essa obra). Se tiver tempo, tentarei escrever, nesta semana.
 
Ainda vou escrever o texto sobre identidade x alteridade em Dois irmãos para você, Clara. XD
 
[flood on]
Se for eu esse Rafa, é do =x
[flood off]

Ah, ano retrasado ele deu palestra sobre o próprio livro, para quem fosse tentar na UFRGS, era leitura obrigatória de lá. Foi organizada por uns cursinhos e segundo eu entendi, nem ele sabe acerca do "problema" de Dois Irmãos. Não vou usar outra palavra, vai que eu faça spoiler? :B
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo