1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Milton Hatoum

Tópico em 'Autores Nacionais' iniciado por Thorondir, 14 Jul 2010.

1. Thorondir

Thorondir Usuário

Da Wikipédia:
    Dele, só li Órfãos do Eldorado, e achei muito bom. Mas já o vi falando e palestrando duas vezes, e acho que se tem algum escritor contemporâneo que pode ser membro da ABL, é ele. :)

2. imported_Rafa

imported_Rafa Usuário

Cara, eu li Dois Irmãos à força para o vestibular e tenho que dizer... O cara é FODA!
    Muito boa a obra. Se depender de mim, leio novamente.

3. Liv

Liv Visitante

Eu também li "Dois Irmãos" _o/

Como eu sou do Sul, achei a leitura meio... diferente. Mas se bem que eu tinha 8 livros pra ler em seis meses. Maaas na segunda vez, foi muito proveitoso. Livrão! Recomendo!

4. Excluído046

Excluído046 Banned

[align=justify]Quando eu prestei vestibular - há uns mil anos, haha -, vi, na lista de livros obrigatórios, “Relato de um certo Oriente”, de um ‘tal’ de Milton Hatoum. Sério, eu não dava NADA por ele e, das obras indicadas, pensei que seria a pior. (sim, subestimei mesmo :oops: ). Por isso, a primeira obra que li foi “Laços de Família”, de Clarice Lispector (autora que eu já conhecia, já amava, e coisa e tal). Só então, pensei, “é, vou ler esse ‘Relato de alguma coisa’ logo, depois passo para as outras obras”.

Quando eu estava na metade do livro, pensei:” isso é, provavelmente, uma das melhores coisas que já li na minha vida. Virei fã desse cara”. Decidi procurar por mais ‘coisas’ escritas por ele e me deparei com “Dois irmãos”. Meldeus, que livro! Ainda não li : “Cinzas do Norte”, mas ele está na lista dos "mil livros que tenho de comprar antes de ficar desempregada". XD

Engraçado é que, hoje, quando alguém me pergunta por Miltom Hatoum, eu já vou logo despejando informações. Primeiro pergunto: já ouviu falar de Relato de Um certo Oriente? E antes que a pessoa responda, falo: Milton Hatoum: Leia. Leia esse livro, e leia qualquer um dos outros livros do Hatoum. A Literatura de Hatoum tem parentesco com a ficção introspectiva de Graciliano Ramos (a angústia é o elemento que rege a narrativa do romance “Angústia” [Really?] e do “Relato de um certo Oriente”), Clarice Lispector e Lúcio Cardoso, Autran Dourado (que elegeu a agonia de uma época e de uma família como tema romanesco) e Raduan Nassar (que nos relatos tensos e densos abordou dramas de relacionamentos humanos e aspectos ligados à família árabe). Eu falo sério, leia. A literatura desse manauara é boa demais para não ser conhecida. "Só" digo isso.[/align]

5. Clara

Clara Antifa Usuário Premium

:rofl:

E olhe, eu nunca ouvi falar do homem até ler este tópico.

Agora, com estes posts da Liv, da Rafa e da Valentina me deixaram com uma vontade doida de ler algo desse escritor.

Vou procurar em sebos. :sim:

6. Excluído046

Excluído046 Banned

Pois é, o 'só' ali é tão paradoxal. :rofl:

E, procure algo dele para ler, sim, Clara. Você não vai se arrepender.
    Ok, eu paro com a propaganda. XD

Fiquei com vontade de escrever um texto sobre "Dois irmãos", agora. Algo falando sobre identidade x alteridade. Nada muito sério. Um texto 'leve' (não tanto, já que leveza não é algo que caracterize essa obra). Se tiver tempo, tentarei escrever, nesta semana.

7. Excluído046

Excluído046 Banned

Ainda vou escrever o texto sobre identidade x alteridade em Dois irmãos para você, Clara. XD

8. imported_Rafa

imported_Rafa Usuário

[flood on]
    Se for eu esse Rafa, é do =x
    [flood off]

Ah, ano retrasado ele deu palestra sobre o próprio livro, para quem fosse tentar na UFRGS, era leitura obrigatória de lá. Foi organizada por uns cursinhos e segundo eu entendi, nem ele sabe acerca do "problema" de Dois Irmãos. Não vou usar outra palavra, vai que eu faça spoiler? :B

Compartilhar