• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Miguel Nicolelis

Vilya

Pai curuja, marido apaixonado
Alguém já ouviu falar dele ou do projeto que ele está implementando no Brasil? Vocês sabiam que nunca um brasileiro esteve tão perto de um Nobel quanto ele está?

Este cientista brasileiro está causando uma reviravolta na neurociência mundial (e na brasileira também).

Bom, não quero ainda deixar opiniões, ainda estou extremamente influenciado pelas palestras dele que assisti no simpósio que aconteceu em Natal (fevereiro-07). Vou deixar o link para wikipedia e pro blog dele, eventualmente colocarei mais alguns para vcs irem olhando.

Wikipedia
Blog do Nicolelis
Laboratory of M. A. l. Nicolelis - Duke University
IINN-ELS (Instituto Internacional de Neurociências de Natal - Edmond e Lily Safra)

Edit: Dois vídeos interessantes.
Palestra em SP contando sobre o projeto.

Video sobre o experimento
 
Última edição por um moderador:
ah, ele voltou ao Brasil? Li uma reportagem sobre ele na revista Pesquisa FAPESP há dois anos. Na época lamentava (como muitos) que ninguém dá valor a cientistas aqui, e que ele tinha mais apoio nos EUA.

É sóbre um trabalho de comunicação e informatização para membros amputados (e proteses)?
 
Ainda não voltou em definitivo, mas o plano é voltar para cá (cidade de Macaíba-RN) onde finalizam-se as obras do IINN-ELS (Instituto Internacional de Neurociência de Natal - Edmund e LiLy Safra). O projeto consiste em montar um centro de pesquisa de neurociência na região de Natal-RN repatriando não só ele, Nicolelis, mas também outros cientistas brasileiros de renome mundial. O grande tchan do projeto é ter como meta usar a pesquisa de ponta e toda a verba que ela atrai para desenvolver socio-economicamente toda a região próxima ao instituto. Por exemplo, parte da verba destinada ao projeto já construiu uma escola pública.

Este instituto trabalha (parte dele já funciona) em consórcio com outros institutos do mundo, tem verbas tanto do governo federal quanto da iniciativa privada. Atualmente o governo federal aprovou a criação do departamento de neurociências na UFRN e abriu concurso para contratar 12 professores. Este departamento em parceria com IINN-ELS terá como objetivo formar novos pesquisadores na área.

A pesquisa dele, Primula, conseguiu decodificar inpulsos neuronais (córtex motor de um primata). Ele criou com sucesso uma interface cérebro-máquina que permite um braço mecânico ser manipulado pelo primata do experimento. Ainda estou devendo o link legal, provavelmente vou encontrar o vídeo da experiência em algum lugar por aqui Laboratory of M. A. l. Nicolelis - Duke University
 
Última edição:
Sim, poste o link. Eu já tinha ouvido falar disto, mas ainda não tive a oportunidade de ler nada técnico sobre o assunto.
 
Técnico? Ah, isso é moleza arrumar. artigo original

Queria era achar o videozinho do macaco aprendendo a comandar o braço mecânico, mas ainda não achei. O melhor que consegui foi essa Palestra em SP
 
Última edição:
O amor é assim, faz o homem se apaixonar também pelo ofício da esposa.

Como não tenho propriedade para fazer comentários técnicos, nem cara de pau pra passar sem um comentariozinho on: que pelo menos exemplos assim estimulem o desenvolvimento das universidades brasileiras. É triste ver que as únicas que podem ser consideradas de ponta são as de São Paulo, e infelizmente as perspectivas de "reformas" pelo governo são desanimadoras.
 
Bernardo, eu considero que a admiração é fundamental a qualquer relacionamento que almeje ser duradouro. Nunca teria me casado com a Cris se eu não a admirasse tanto. Amor, sexo, paixão, companheirismo, sinceridade, cumplicidade e etc são igualmente fundamentais, é claro. :D

Achei um vídeo da BBC-Londres, sem legendas, mas imagino que isso não seja grande problema para a maioria.

Video BBC

Em linhas gerais:
- Foram implatados micro eletrodos ao córtex motor de um primata (Aurora o nome da macaquinha);
- Esses eletrodos eram conectados a um aparelho que captava os "disparos" dos neurônios (em inglês é neural firing rate);
- Ensinou-se a Aurora a jogar video game. Joguinho simples estilo telejogo (precursor do Atari 2600), aparece um círculo grande na tela e com um joystick a macaquinha tem que levar o cursor até o círculo. Toda vez que ela acertava era premiada com um golinho de suco de laranja. Com o tempo ela passou a jogar sem o prêmio, mas ao que parece a ausência do suco não atrapalhou o desempenho dela.
- Depois de anos coletando dados e tentando interpretar o "código neuronal" o primeiro grande passo foi dado, conseguiu-se (matemática pesada rolou nessa parte) a partir dos sinais captados no cérebro da Aurora fazer um braço robótico manipular um joystick copiando os movimentos dela.
- Agora a tela do videogame que Aurora via não correspondia mais ao seu joystick (aliás ele estava desligado), mas ao joytick controlado pelo seu cérebro através do braço robótico.
- O segundo, e principal, momento é quando Aurora percebe que seu joystick é inútil, pára de movimentar seu braço e começa a comandar o joystick do braço mecâncio SIMPLESMENTE PENSANDO no que ele deve fazer.

Conseguem vislumbrar os possíveis desdobramentos dessa experiência?
 
Última edição:
Eu tenho certeza que li algo sobre isso no ano passado... mas verei novamente as minhas revistas....
É incrivel mesmo o que ele está fazendo... não tecerei comentários técnicos mas o meu senso de curioso me faz pensar que muito em breve essas novas descobertas dele estarão vigorando entre as mais mais no mundo ciêntifico...
Lerei tudo e depois comento mais aqui....
 
Mas você leu o último post? Era sobre esta capa da Science :D
attachment.php
 

Anexos

  • science.jpg
    science.jpg
    22,2 KB · Visualizações: 95

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo