• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Microsoft instala extensão no Firefox automaticamente

Nada demais aqui - a Sun faz o mesmo com o Java. E mais uma porção de coisas.

Só que Java é "amigo da garotada" e ninguém fala nada :P
 
Nada demais aqui - a Sun faz o mesmo com o Java. E mais uma porção de coisas.

Só que Java é "amigo da garotada" e ninguém fala nada :P

Extensão? O Java registra um plugin, mas não lembro de nenhuma extensão. Vou ter que verificar quando tiver um Windows por perto.

Mas tem uma diferença, e não é essa que você mencionou: se eu instalo o Java, é por que eu quero o Java para ver os sites que o usam. (96% deles não precisariam de Java, mas aí é problema de Webdesigners que fazem questão de tornar os sites mais complicados, pesados e inacessíveis que o necessário. Bem, estou fugindo do assunto.)

Já essa extensão do Firefox é instalada num processo de Atualizações Automáticas (que a Microsoft sempre enfatiza (corretamente) que são importantes, que devem ser feitas automaticamente, etc), numa atualização do .NET framework, que não tem nada a ver com o Firefox. E sem nenhum aviso, antes ou depois, e ainda é difícil de remover - tem que editar o registro manualmente.

Eu vejo uma grande diferença nos casos.
 
A única diferença é que do Java ninguém fala patavinas, mas é a mesmissima tática.

Eu realmente não entendo a justificativa para essa comparação. É como comparar laranjas e maçãs, tamanha a diferença.

Aqui estão mais alguns links sobre o assunto (em inglês):

http://voices.washingtonpost.com/securityfix/2009/05/microsoft_update_quietly_insta.html

http://blogs.zdnet.com/community/?p=293

E vou tentar listar alguns motivos pelos quais a situação é completamente diferente da situação com o Java:

  • O java não é instalado automaticamente. É recomendado por sites, que provavelmente até podem lançar o instalador, mas ao contrário desse update do .NET Framework, nunca vi o Java ser instalado nas "Atualizações Automáticas do Sistema". Não sei se esse "hotfix" é daqueles que pede para concordar com a licença ou tem algum outro passo adicional, ou se é daqueles que simplesmente se instala sem intervenção nenhuma, mas mesmo que tenha que confirmar, ainda é muito diferente de estar vendo um site, ser informado de não ter o suporte a Java e ter que rodar o instalador.
  • O propósito do Java é justamente rodar aplicativos e applets Java. Até entendo que a maioria das pessoas não saiba exatamente do que se trata, mas pelo menos elas têm noção de que é "alguma coisa necessária para o site do banco funcionar". Já o propósito de atualizações é corrigir erros (geralmente erros críticos de segurança), é meio difícil imaginar que ao instalar o que o Windows sugere algo no Firefox vai ser modificado.
  • E é ainda mais difícil pelo fato que essa extensão vem junto com outras modificações. Se ela se anunciasse como "Microsoft .NET Assistant Firefox Extension", aí ninguém poderia reclamar de ser surpreendido depois de instalá-la. Mas ela vem junto com um Service Pack, que tem outras modificações, e em nenhum lugar falou sobre a opção de instalar o Service Pack sem essa extensão.
  • Não permitir desinstalar a extensão pelo método normal (como todas as outras) também não causa uma boa impressão.

Em resumo, a diferença básica é que quando instalamos o Java, sabemos o que estamos instalando e o que podemos esperar dessa instalação (justamente uma modificação no navegador para poder rodar Java). Agora quando instalamos o ".NET Framework Service Pack", dificilmente podemos imaginar que uma extensão do Firefox vai ser instalada. E não há uma maneira fácil de instalar as correções (que são importantes) do Service Pack sem essa extensão. São duas situações muito diferentes.
 
Eu não acho - eu acho que é uma questão de "Java eu curto, Microsfot é do mal". Ambas instalam uma extensão no Firefox que não pode ser desinstalada facilmente, você estando ou não ciente.

Só que algumas coisas são toleradas enquanto outras não - mas o pessoal do FOSS tem muitas das mesmas idéias fascistas da Microsoft (vide o bafafá do Joomla no ano passado, que proibiu qualquer extensão paga e tals), mas menos condições de implementá-las. Tem até um grupo que está defendendo que as empresas que usam FOSS sejam obrigadas (!!!) a contribuir com um valor (!!!) para quem fez o FOSS em questão.
 
Eu não acho - eu acho que é uma questão de "Java eu curto, Microsfot é do mal". Ambas instalam uma extensão no Firefox que não pode ser desinstalada facilmente,

O Java é desinstalado no "Adicionar/Remover programas" no Painel de Controle. Não sei se é fácil ou não para o usuário médio (provavelmente não), mas é igual a todos os outros programas.

E se usar o Painel de Controle já é difícil para o usuário médio, imagine editar o registro. No primeiro passo (Menu Iniciar, Executar) eles já vão se bater, pois o usuário comum nunca usou essa utilíssima função que tem no menu.

você estando ou não ciente.

Mas é tudo sobre o usuário estar ciente sobre (e em menor grau desejar instalar) o que vai ser instalado.

O Java não sei se instalando automaticamente ou junto com outras coisas com as quais não tem relação (tais como atualizações de segurança do sistema). Se eu instalo o Java é porque quero o Java (ou mais provavelmente preciso por causa de um Web Banking), mas se eu não quiser o Java, eu sei que ele não vai surgir inesperadamente no meu navegador junto com atualizações do sistema, por exemplo.
 
Eu não estou falando do Java - estou falando da extensão que o Java instala no Firefox. Não há maneira simples de desinstalar a extensão sem desinstalar o Java.

Saca?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo