Cildraemoth
Usuário
Eu vejo o problema não tanto na Microsoft em si. Elas faz os seus softwares, alguns até são bons, outros infelizmente não fazem juz à sua popularidade. Mas é óbvio que ela quer é faturar, e isso é bem compreensível. Algumas estratégias dela talvez não sejam lá tão do meu agrado, mas o mercado é assim mesmo.
De qualquer forma, temos escolha. Isso já foi dito no tópico. O que eu acho sim condenável são outras empresas que não respeitam o nosso direito de escolha. Também foi dito no tópico que todos deveriam ter o direito de escolher e usar o que se adapta melhor a eles.
Voltando ao tema principal do tópico, a Telefônica é um exemplo disso. Para eles, a única coisa que existe e que serve são os SOs da Microsoft. Eles ignoram que existem outros, e impedem que uma pessoa possa optar por ter o Linux, já que é algo que eles decidiram não considerar como suportado.
Claro que não se pode esperar que toda empresa vá suportar todos os SOs, ou todas as arquiteturas, ou todos os softwares/hardwares disponíveis. Há casos em que é perfeitamente compreensível que uma empresa só suporte uma determinada configuração. Mas não vejo o caso da Telefônica. Primeiro, por ser algo (acesso à internet) que não depende de algum programa específico. Segundo, por ser um serviço em que eles têm praticamente um monopólio, já que são só eles e mais uma ou outra empresa que oferece o acesso ADSL. Além disso, o Linux tem suporte a acesso por ADSL — com modems que são roteadores, basta fazer exatamento o mesmo que no Windows: configurar a placa de rede para obter um IP por DHCP. Com modems bridge, o processo também é igualmente fácil e suportado, basta usar um programa que efetue a autenticação PPPoE. Não se pode dizer que seria algo impraticável para a Telefônica dar o suporte. E, como não temos outras alternativas (como um provedor que dá preferência — ou exclusividade — ao Linux), nem vamos ter, cabe a eles próprios fazerem isso.
De qualquer forma, temos escolha. Isso já foi dito no tópico. O que eu acho sim condenável são outras empresas que não respeitam o nosso direito de escolha. Também foi dito no tópico que todos deveriam ter o direito de escolher e usar o que se adapta melhor a eles.
Voltando ao tema principal do tópico, a Telefônica é um exemplo disso. Para eles, a única coisa que existe e que serve são os SOs da Microsoft. Eles ignoram que existem outros, e impedem que uma pessoa possa optar por ter o Linux, já que é algo que eles decidiram não considerar como suportado.
Claro que não se pode esperar que toda empresa vá suportar todos os SOs, ou todas as arquiteturas, ou todos os softwares/hardwares disponíveis. Há casos em que é perfeitamente compreensível que uma empresa só suporte uma determinada configuração. Mas não vejo o caso da Telefônica. Primeiro, por ser algo (acesso à internet) que não depende de algum programa específico. Segundo, por ser um serviço em que eles têm praticamente um monopólio, já que são só eles e mais uma ou outra empresa que oferece o acesso ADSL. Além disso, o Linux tem suporte a acesso por ADSL — com modems que são roteadores, basta fazer exatamento o mesmo que no Windows: configurar a placa de rede para obter um IP por DHCP. Com modems bridge, o processo também é igualmente fácil e suportado, basta usar um programa que efetue a autenticação PPPoE. Não se pode dizer que seria algo impraticável para a Telefônica dar o suporte. E, como não temos outras alternativas (como um provedor que dá preferência — ou exclusividade — ao Linux), nem vamos ter, cabe a eles próprios fazerem isso.