• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Microsoft... Até quando????

Bowser disse:
Por que será que ninguém no Brasil leva em conta ter que desembolsar 600 reais para ter seu Windows em casa hein?
Enquanto não existe alternativa, fazer o que? Ficar sem usar o PC é que não dá...

Você está sendo no mínimo ignorante dizendo que não existem alternativas.

A relação custo/benefício de sistemas open source é muito boa.. raramente perde para algum software proprietário.
 
Olha, é meio complicado isso. Em casa tudo bem, a gente tem tempo e não tem custos. Agora migrar aquela secretária que só usou Windows na vida vai custar muitas horas de trabalho tanto em treinamento quanto em perda de produtividade até ela conseguir ter o mesmo nível de intimidade que tinha com o Windows. Esse é o tal custo Linux que nem sempre dá pra pagar e é uma das razões pelas qual não tem uma troca brutal de sistemas.

Como deixar parado em treinamento ou em produtividade reduzida aquela pessoa essencial? São custos muito altos, potencialmente muito mais altos do que a soma de uma Windows+ Office, que geralmente possuem custos bem reduzidos pra compra em volume.

Já o caso da troca de servidores é bem diferente. As pessoas envolvidas diretamente com o servidor são muito poucas e custos logicamnte menores, possivelmente bem compensadores. E na prática é o que temos visto: o Linux não penetra nas empresas além dos servidores.
 
Deriel disse:
Olha, é meio complicado isso. Em casa tudo bem, a gente tem tempo e não tem custos. Agora migrar aquela secretária que só usou Windows na vida vai custar muitas horas de trabalho tanto em treinamento quanto em perda de produtividade até ela conseguir ter o mesmo nível de intimidade que tinha com o Windows. Esse é o tal custo Linux que nem sempre dá pra pagar e é uma das razões pelas qual não tem uma troca brutal de sistemas.

Como deixar parado em treinamento ou em produtividade reduzida aquela pessoa essencial? São custos muito altos, potencialmente muito mais altos do que a soma de uma Windows+ Office, que geralmente possuem custos bem reduzidos pra compra em volume.

Já o caso da troca de servidores é bem diferente. As pessoas envolvidas diretamente com o servidor são muito poucas e custos logicamnte menores, possivelmente bem compensadores. E na prática é o que temos visto: o Linux não penetra nas empresas além dos servidores.

Muito inteligente sua resposta, pois essa é a maior dificuldade do Linux. porém, o que vejo muito é falta de vontade e comodismo de muitas pessoas aliando-se tudo isso ao conceito pré concebido anti-Linux.
Acredito que muitas pessoas que leem meus posts em defesa do Linux devem pensar que eu sou um "Ultra Cracker"... Na verdade sou um simples usuário e volto a perguntar: se eu consigo instalar e lidar com o Linux de modo geral porque outras pessoas não podem? Quando comecei com este sistema tinha um 586 de 133Mhz e 32M de memória...
Mas o propósito deste tópico, para mim não é apenas defender o OpenSource e sim ser contra as cretinices da MS que se pudesse explodiria todos seus concorrentes. A Sun, por exemplo, tem um processo contra a mesma. Aliás, a MS acumula processos, quase todos com a acusação de monópolio e afins...
É simplesmente a empresa mais lucrativa do planeta e não se contenta apenas em ser a primeira e sim a única. O sol nasce para todos...
É mais por esses motivos que sou contra essa empresa. Porque se depender dela, não teremos escolha (seja free ou não).

A MS não aceita competição e joga sujo se for preciso.

Vive le Linux !!!!
 
Homem Foice disse:
Na verdade sou um simples usuário e volto a perguntar: se eu consigo instalar e lidar com o Linux de modo geral porque outras pessoas não podem?

Sabia que um número muito expressivo de visitantes da Valinor não usam o Fórum por achá-lo muito complexo? E olha que tem links de "Registrar-se" e "Responder" e "Resposta Rápida" em todos os cantos. Não é por aí, pode pegar qualquer pessoa e colocá-la pra mexer/instalar Linux, 99% dos casos elas não vão conseguir.
 
Deriel disse:
Homem Foice disse:
Na verdade sou um simples usuário e volto a perguntar: se eu consigo instalar e lidar com o Linux de modo geral porque outras pessoas não podem?

Sabia que um número muito expressivo de visitantes da Valinor não usam o Fórum por achá-lo muito complexo? E olha que tem links de "Registrar-se" e "Responder" e "Resposta Rápida" em todos os cantos. Não é por aí, pode pegar qualquer pessoa e colocá-la pra mexer/instalar Linux, 99% dos casos elas não vão conseguir.

Exato... o mundo tá cheio de gente que não sabe nem mexer no celular.

Pessoas mais velhas então. Conheço pessoas que não entendem que elas podem receber um e-mail mesmo com o computador desligado que o e-mail vai ficar lá guardado para quando conectarem.

Usuários "comuns" mas ativos de computadores podem instalar o Linux rapidamente. Mas usuário que passam no máximo 1 hora do seu tempo de lazer semanal, mal sabe colocar º depois do 1 pra fazer 1º

Olha... eu já trabalhei 1 ano como suporte de provedor. 99% das dúvidas são tão ridículas demais, abuso da inteligencia humana.

Pessoas colocando username: PentiumII - achavam q era o nome do computador. Não perdi meu tempo explicando q Pentium II não era nem o nome do computador.

Por isso, qdo vc liga eles perguntam as coisas mais idiotas primeiro, afinal quase sempre resolve.
 
Eu acho que o caminho pro Linux é justamente investir em sistemas gráficos amigáveis, através do qual um usuário "comum" possa fazer tudo que precisa. Nem venham me dizer que KDE resolve... tenta falar de "console" e de "mount" praquele peão que só sabe entrar no windows e tocar CD.

Usando uma metáfora besta, eu não quero precisar saber integrais parciais pra fazer compra no mercado, basta saber somar e diminuir. Eu não quero precisar saber compilar pacotes, entrar em console, dar mount só pra ouvir um CDzinho no Linux, por exemplo.
 
Concordo com o que o Deriel disse...

Meu, tem que usar o que mais atende a cada um dos problemas, em cada uma das situações, avaliando para cada caso o custo-beneficio.

Pois assim como tem muita gente anti-linux, tem os fanaticos anti-microsoft que tb são muito chatos, e não aceitam a ideia de que para determinados casos é a melhor alternativa..

Eles quase chegam a impor o Linux, ao invés de aconselhar, e te olham torto qdo vc diz que pro seu problema uma solução M$ atendeu melhor...

Não é a liberdade de escolha o que defendemos??

Por isso faço questão de ter ambas as plataformas no meu micro, testando o que tem de bom em ambas.. E a que tiver melhor custo / beneficio para o meu problema é a que usarei, sem fanatismos :wink:
 
Deriel disse:
Não é por aí, pode pegar qualquer pessoa e colocá-la pra mexer/instalar Linux, 99% dos casos elas não vão conseguir.

E será que uma pessoa dessas, que não saberia instalar o Linux, conseguiria instalar o Windows no mesmo computador?
 
Não é por aí, pode pegar qualquer pessoa e colocá-la pra mexer/instalar Linux, 99% dos casos elas não vão conseguir.
minha mãe ja instalou o rh9 sem eu tar do lado, e ela eh o bixo mais leigo q eu conheço, eu mandei ela ler o q eles falavam e instalar o q ela axasse interessante.
ela instalou tudo certinho sem eu pedir. dificil naum eh, é até facil a lot.
agora q o projeto gnu enxe o linux de tranquera pesada e sem mta funcionalidade eh lógica.
e sim, minha mãe usou a internet no rh, axou até melhor para ver os sites q no win.

Eudiria que a taxa baixaria de 99% pra uns 70%
eu diria q ficaria na faixa dos 90%, pq a maior parte das pessoas nem formatar um hd sabem. tem louco q coloca o win98 e o xp no mesmo hd.
 
Deriel disse:
Eudiria que a taxa baixaria de 99% pra uns 70% :mrgreen:

O que mostra que o problema não é tanto do sistema, mas dos usuários em si.

Os MS-fanáticos daqui parecem querer dizer que o Windows e demais softwares da MS são tão fáceis que qualquer pessoa pode imediatamente sair usando sem dificuldade nenhuma, e que qualquer tarefa que se deseje fazer é incrivelmente fácil de ser feita. O que não é bem o caso...

Qualquer um que já teve o "prazer" de lidar com uma dessas sabe: existem algumas pessoas para as quais computadores são uma coisa incrivelmente complicada. São as pessoas que acham o fórum muito complicado, ou que ligam para o suporte técnico perguntando coisas incrivelmente estúpidas, ou que fazem mais n coisas assim. Essas pessoas têm uma dificuldade imensa mesmo em lidar com o Windows ou usar um programa simples.

Mais uma vez, vemos que o problema não está necessariamente no sistema em si, mas nos usuários.

Esse tipo de pessoa muitas vezes consegue fazer apenas umas poucas coisas simples, que ela decorou: como clicar no ícone "Word" que está bem visível na tela, escrever o texto, clicar no ícone de salvar e em seguida salvar o arquivo no primeiro lugar que o programa sugerir[0], e clicar no ícone de imprimir.

Utilizando um abiente gráfico no Linux, e não precisa nem ser um dos mais evoluídos como o KDE, e o OpenOffice[1], uma pessoa pode fazer exatamente os mesmos passos...

Aí vocês podem dizer, "Tá, isso foi fácil. Agora quero ver ela fazer xxxxxx".[2] OK, ela não vai conseguir no Linux. Mas eu me pergunto: será que ela conseguiria no Windows? Provavelmente não. Lembre-se que estamos falando de uma pessoa para a qual usar o Word já é algo complicado, e além disso essas pessoas geralmente são também as que têm medo de tentar fazer as coisas pois acham que podem perder tudo, danificar o computador, ou coisa assim... Qualquer um que já lidou com essas pessoas sabe que elas existem, e sabe como elas agem.


[0]Gerando a síndrome do "Meus documentos" com 1milhão de documentos e nenhuma sub-pasta.

[1]Que é incrivelmente parecido com o Word...

[2]Substituam xxxx por qualquer tarefa, mesmo que fácil, mas que para uma pessoa ignorante em computadores é complicadíssimo.
 
Então que os Linux-users se concentrem a educar os usuários e não bater na Microsoft, pois educar os usuários a Microsoft faz tão bem que a taxa de transição do usuário comum de Windows pra Linux é praticamente nula. E, na boa, quantdo o Linux vem com aquele pao de formatação, particionamento e o escambau, é de arrepiar a espinha de qualquer um.

Não adianta o povo do Linux ficar nesse esperneio inútil, há que se fazer alguma outra coisa além de apontar que a Miscrosoft é evil. Eu sou o cara mais volúvel do mundo em termos de software: eu uso qualquer coisa em qualquer sistema em qualquer distro, desde que seja a melhor a tender os meus anseios. E ter que montar CD quando quero ouvir música tá longe de atender meus anseios, por maiores que sejam as desculpas pro processo, por exemplo.
 
Deriel disse:
Então que os Linux-users se concentrem a educar os usuários e não bater na Microsoft, pois educar os usuários a Microsoft faz tão bem que a taxa de transição do usuário comum de Windows pra Linux é praticamente nula.

Eu não fico dizendo que a Microsoft é má, ou que todos devem usar Linux, mas há sim alguns que fazem... O que eu tento fazer é convercer que, ainda que o Linux seja sim um pouco mais complicado que o Windows, (a) o Windows também não é tão fácil assim; e (b) o Linux também não é tão mais complicado.

Deriel disse:
E, na boa, quantdo o Linux vem com aquele pao de formatação, particionamento e o escambau, é de arrepiar a espinha de qualquer um.

Talvez seja sim. Mas não é muito diferente do Windows: para instalar o Windows, também é necessário particionar o disco (nem que seja criando uma partição inteira para o Windows), e formatar essa partição com o sistema de arquivos apropriado. E se nos Windows da série NT isso é mais ou menos automático[0] (pelo menos no 2000 em diante... no NT 4.0 eu não tenho certeza), até o Windows 98 era um processo divertidíssimo que necessitava de disquetes de boot, do fdisk.exe e um format c: para finalizar. Instalar o Linux não é fácil, mas instalar outros SOs também não é, incluindo os da MS.

Deriel disse:
Não adianta o povo do Linux ficar nesse esperneio inútil, há que se fazer alguma outra coisa além de apontar que a Miscrosoft é evil. Eu sou o cara mais volúvel do mundo em termos de software: eu uso qualquer coisa em qualquer sistema em qualquer distro, desde que seja a melhor a tender os meus anseios.

Ficar dizendo que o Linux é mau, difícil e só para power users também não ajuda muito... De qualquer forma, eu concordo com você que a idéia não é por aí.

Mas eu acho que há uma coisa a mais que se deve considerar além de ser um que "atenda os anseios": o custo. O software livre acaba saindo com um custo muito menor. No caso de home users, isso não faz tanta diferença[1]. Mas em empresas isso faz diferença: primeiro pois a empresa efetivamente tem que pagar pelo software, e segundo porque geralmente uma empresa vai precisar de um número grande de licensas, pois precisa do software em muitos computadores. Aí o custo pesa.

Se for uma empresa privada e ela quer gastar o seu dinheiro, problema é dela. No entanto, quando se trata de órgãos do governo, que estão usando o nosso dinheiro para comprar softwares, aí eu começo a defender mesmo softwares livres. Não tanto por serem livres, mas por terem um custo menor. É dinheiro que sobra para o governo, é dinheiro que poderia ser usado para melhorar o país. Claro que apenas isso não vai resolver nada sozinho, mas é uma boa maneira de cortar gastos.

Deriel disse:
E ter que montar CD quando quero ouvir música tá longe de atender meus anseios, por maiores que sejam as desculpas pro processo, por exemplo.

Monta-se o CD para acessar os dados, e antes que você reclame, há várias maneiras de automatizar e tornar transparente esse processo. Para ler trilhas de áudio, basta rodar um tocador de CD.

[0]Mas ainda há que se selecionar o disco, e definir quanto do disco usar, etc.

[1]Mesmo porque eles vão utilizar softwares piratas mesmo...
 
Sim, há maneira pra tudo no Linux. E 18 README e HOWTO para cada uma delas. Saca?

E no lance dos custos, você está sendo muito ingênuo. Você acha que cada empresa paga 40-0 reais por windows e mais uns 600 por office? É lógico que não, os preços são eniormemente menores. E tem o custo do treinamento, que parece que fazem questão de ignorar, e que é um custo seríissimo.

Formatar pra instalar Windows? Eu hein, é só comprar o HDD, plugar e meter o CD do Windows. Não precisa nem formatar nem particionar nada, ele faz tudo :eek:

Enfim: o Linux tem que cuidar de si mesmo, de sua facilidade de uso, usabilidade, estabilidade do ambiente gráfico, exigências de hardware dos ambientes gráficos (sabia que a do Fedora e de algumas outras distros é maior do que a do Windows?). Enquanto não abrir os olhos pra isso, pode esquecer.
 
Deriel disse:
Sim, há maneira pra tudo no Linux. E 18 README e HOWTO para cada uma delas. Saca?

Do jeito que você fala, parece que fazer tudo no Windows é facílimo e automático. Se fosse assim, por que a Microsoft precisaria dar suporte técnico para um software em que se pode fazer tudo sem precisar de orientação nenhuma?

Deriel disse:
E no lance dos custos, você está sendo muito ingênuo. Você acha que cada empresa paga 40-0 reais por windows e mais uns 600 por office? É lógico que não, os preços são eniormemente menores.

Claro que há descontos por quantidade, mas ainda assim o custo acaba sendo alto. Principalmente quando se pode obter softwares equivalentes quase de graça.

Deriel disse:
E tem o custo do treinamento, que parece que fazem questão de ignorar, e que é um custo seríissimo.

Treinamento vai precisar em qualquer caso. Ou as pessoas já nascem sabendo usar o Windows e o Office?

Deriel disse:
Formatar pra instalar Windows? Eu hein, é só comprar o HDD, plugar e meter o CD do Windows. Não precisa nem formatar nem particionar nada, ele faz tudo :eek:

Talvez se a coisa fosse menos automática (como era até o Windows 98, não se esqueça) as pessoas aprendessem um pouco mais, e aí seria muito mas fácil instalar o Linux.

De qualquer forma, eu instalei o Windows XP aqui há pouco tempo, e posso garantir que não é algo tão automático. Bem no começo ele mostra a lista de todas as partições do disco (ou do espaço não particionado, se for o caso), e o usuário deve escolher onde instalar o Windows XP. Alguém com pouco conhecimento já para aí, mesmo que só tenha um disco sem nenhuma partição.

E, uma vez selecionada essa partição, há uma belíssima pergunta: "Formatar como NTFS ou como FAT?" que deve ser respondida.

E voltando ao Linux, algumas distribuições têm opções durante a instalação que também permitem fazer o particionamento e a formatação automaticamente.
 
ex disse:
Deriel disse:
E tem o custo do treinamento, que parece que fazem questão de ignorar, e que é um custo seríissimo.

Treinamento vai precisar em qualquer caso. Ou as pessoas já nascem sabendo usar o Windows e o Office?

Não nascem, mas chegam nas empresas sabendo, o que faz toda a diferença :wink:
 
Não sei porque, mas acho que tem executivos da MS disfarçados por aqui....
Uma empresa tão monopolista me surpreende em ter defensores tão dedicados e fervorosos.
 
Deriel disse:
Eu vivo na realidade, e vc?

Lutamos contra a realidade e não nos conformamos! :D


Se temos bronca da MS é mais pelas atitudes monopolistas que ela toma contra quem cruza seu caminho. Seja o oponente de software proprietário ou não.

Veja o VisualGaysic, por exemplo, sou muito mais o Delphi, da Borland.

Pessoas que vem até aqui para defender a MS, só posso supor que são de lá ou são "Micosoft Certified"...

Quanto ao fato de Linuxers serem anti-MS se deve a esses detalhes, pois, por exemplo, não vejo linuxes atacarem a Apple, Novell, etc.

Defender o monopólio da MS é atacar a liberdade de escolha, seja ela Linux ou não.

Se não existisse o Linux e se tivesse um número considerável de máquinas para colocar em rede, confiaria na Novell ou na Sun e não na MS.

Se o meu manifesto de liberdade o irrita me dê o cartão vermelho então. Pois o próprio criador do site parece desconhecer totalmente uma palavra chamada humildade. Mui educado, no?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo