• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Microsoft anuncia mudanças no Bloco de Notas depois de 30 anos

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
Queridinho de muita gente, o Bloco de Notas é um dos programas “pré-históricos” do Windows, e já constava na primeira versão do sistema, em 1985. Desde então, pequenas correções foram feitas no programa, mas nada como as mudanças que a Microsoft resolveu anunciar nesta semana.

A atualização do Bloco de Notas está na versão 17713 (RS5) do Windows 10, ainda em fase de testes. Confira algumas das principais mudanças dessa versão, segundo a Microsoft:
  • Localizar: a ferramenta de pesquisa agora vai conseguir examinar o texto todo, e não mais a partir do ponto em que estava o cursor – como era até então. Além disso, toda vez que você selecionar uma palavra e abrir a pesquisa, o texto será preenchido automaticamente. A caixa de diálogo também vai lembrar os dados inseridos em buscas anteriores.
bloco-de-notas-ganha-atualizacao-apos-30-anos-1531492924944_615x300.jpg

Imagem: Reprodução
  • Zoom: outra novidade bem importante é o zoom no texto. A nova opção entrará no menu “Exibir” e qualquer alteração será mostrada na barra de status do Bloco de Notas. Para aumentar ou reduzir o conteúdo, será possível usar os comandos Ctrl + Plus, Ctrl + Minus e Ctrl + MouseWheel. Se você quiser restaurar o tamanho padrão, basta digitar Ctrl + 0.
mudanca-no-bloco-de-notas-zoom-1531507137772_g2_999x518.jpg

Imagem: Divulgação/Microsoft
  • Número de linhas e colunas: outra informação que entra na barra de status é o número de linhas e colunas, que aparecerá toda vez que a quebra de linha estiver ativada. Se você não quiser deixar os dados visíveis, basta alterar acessando o menu “Exibir”.
mudanca-no-bloco-de-notas-contagem-de-linhas-e-colunas-1531507082522_g2_998x518.jpg

Imagem: Divulgação/Microsoft

Além dessas novidades, a Microsoft disse que melhorou o desempenho ao abrir arquivos grandes no Bloco de Notas. O programa agora suporta Ctrl + Backspace para excluir a palavra anterior e as teclas de seta agora desmarcam o texto primeiro e depois movem o cursor.

A companhia também informou que, ao salvar um arquivo no Bloco de Notas, o número da linha e da coluna não é mais redefinido para 1. O programa ainda promete exibir corretamente linhas que não se encaixam totalmente na tela.

https://noticias.uol.com.br/tecnolo...ancas-no-bloco-de-notas-depois-de-30-anos.htm
----------------------------------------------------------------------------------------------

Demorou, mas enfim mexeram um pouco.
 
Achei bom. Sempre usei o Bloco de Notas, e quando li o título, fiquei com medo deles mudarem totalmente.
 
Pois é, são mudanças simples, mas que já poderiam ser implementadas há muito tempo. Mesmo sendo um programa apenas para texto, sempre é possível deixa-lo mais eficiente e prático.
 
Eu ainda uso o bloco de notas.
É ótimo pra colar e desfazer formatação de textos e tabelas e depois copiar/colar noutro lugar :hxhx:
 
Quebra de formatação usando aqui é ferramenta essencial.

E apesar dos programas de Webdesign mais modernos terem a tela pra leitura do código HTML e fazer a edição por lá, por largo costume de alguém que nos primórdios da Internet aprendeu a fazer página bem básica via Bloco de notas, eu ainda as vezes uso ele, por ser um programa totalmente neutro, leve e ultra rápido pra abrir, que me dá um ganho de tempo enorme pra uma edição rápida, enquanto eu perderia mais tempo esperando o DW abrir, ainda mais me enrolando só no tempo de abertura.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo